Protocolo de reabilitação vestibular envolvendo jogos de realidade virtual com Nintendo Wii : série de casos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
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Rocha, Brenda de AssunçãoPaz, Leonardo Petrus da SilvaROCHA, Brenda de Assunção. Protocolo de reabilitação vestibular envolvendo jogos de realidade virtual com Nintendo Wii: série de casos. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/23602Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.Introdução: Entende-se por vestibulopatia qualquer desordem no sistema vestibular periférico ou central. Tais desordens ocasionam conflito sensorial, dando origem à vertigem/tontura, que consequentemente pode afetar o equilíbrio corporal e a qualidade de vida. Objetivo: Verificar a efetividade de um protocolo adaptado para a melhora da sintomatologia, equilíbrio e capacidade funcional de pacientes com distúrbio vestibular unilateral. Materiais e métodos: Realização de 16 sessões de reabilitação vestibular com uso de realidade virtual (Nintendo Wii), com duração de 30 minutos e frequência de duas vezes semanal. Participaram da pesquisa quatro pacientes com diagnóstico de hipofunção vestibular unilateral que foram submetidos a uma avaliação pré intervenção e pós intervenção. Foram utilizados como instrumento de avaliação o questionário Dizziness Handicap Inventory (DHI) e os testes Dynamic Gait Index(DGI), Quociente de Sensibilidade Motora (QSM), Short Physical Performance Battery(SPPB) e Teste de Caminhada de Seis Metros (TCM 6). A análise estatística foi realizada através do teste de normalidade Shapiro- Wilk,e a correlação entre a pontuação dos jogos com o teste de caminhada foi analisada através do Teste de Pearson. Resultados: Houve melhora na sintomatologia, principalmente nos testes DHI, DGI e QSM, mas não houve correlação estatisticamente significativa entre a pontuação dos jogos e o teste de caminhada de seis metros. Conclusão: Há melhora no impacto da tontura e na sintomatologia de pacientes cronicamente afetados após a realização de um protocolo de realidade virtual com frequência semanal reduzida.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-04-09T18:07:16Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_BrendaDeAssuncaoRocha_tcc.pdf: 1047837 bytes, checksum: df7ecc40ad0e30eb0c27a05812110985 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-13T22:02:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_BrendaDeAssuncaoRocha_tcc.pdf: 1047837 bytes, checksum: df7ecc40ad0e30eb0c27a05812110985 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-13T22:02:00Z (GMT). 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The Dizziness Handicap Inventory (DHI) questionnaire and the Dynamic Gait Index (DGI), Motor Sensitivity Quotient (MSQ), Short Physical Performance Battery (SPPB) and Six-meter Walk Test. Tests were used as an evaluation tool. Statistical analysis was performed using the Shapiro-Wilk normality test, and the correlation between the scores of the games with the walking test was analyzed through the Pearson test. Results: There was an improvement in the symptoms, particularly in DHI, DGI and MSQ tests, but there was no statistically significant correlation between the scores of games and six-meter walking test. Conclusion: There is an improvement in the impact of dizziness and in the symptomatology of chronically affected patients after performing a virtual reality protocol with reduced weekly frequency.Realidade virtualPacientesJogos eletrônicosReabilitaçãoEquilíbrio posturalProtocolo de reabilitação vestibular envolvendo jogos de realidade virtual com Nintendo Wii : série de casosVestibular rehabilitation protocol for virtual reality games with Nintendo Wii : case seriesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-13T22:02:00Z2020-04-13T22:02:00Z2018-12-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23602/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23602/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23602/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23602/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_BrendaDeAssuncaoRocha_tcc.pdf2018_BrendaDeAssuncaoRocha_tcc.pdfapplication/pdf1047837http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23602/1/2018_BrendaDeAssuncaoRocha_tcc.pdfdf7ecc40ad0e30eb0c27a05812110985MD5110483/236022020-04-13 19:02:00.551oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-13T22:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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