Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/16598 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016. |
id |
UNB-2_42ad4f952b8d514489442b9c4a16b56c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/16598 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Amanda VenicioSilva, Gustavo de Castro eSANTOS, Amanda Venicio. Bonita quando choro: Lana Del Rey, amor e gênero. 2016. 107 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16598Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016.Esta pesquisa analisa representações de amor romântico e papéis de gênero na obra da artista pop Lana Del Rey, por meio da análise de discurso e da análise fílmica de conteúdo. O corpus consiste em canções e videoclipes da cantora. O quadro teórico é composto por Edgar Morin e seu trabalho sobre cultura de massa, o conceito de classe sexual desenvolvidas por Simone de Beauvoir e Shulamith Firestone e pesquisas feitas pela socióloga Eva Illouz quanto ao amor pós-moderno, classe e gênero. Os resultados revelam que Lana Del Rey cria um mundo de fantasia hiperbólico em que o desejo pela estabilidade fornecida por papéis de gênero definidos convive com as frustrações causadas pelo distanciamento e os desequilíbrios de poder em relações heterossexuais.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-04-11T18:07:49Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf: 46419379 bytes, checksum: 3f81ed459740b4d236914c991c71c194 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-04-12T12:23:47Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf: 46419379 bytes, checksum: 3f81ed459740b4d236914c991c71c194 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-12T12:23:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf: 46419379 bytes, checksum: 3f81ed459740b4d236914c991c71c194 (MD5)This research analyses representations of romantic love and gender roles in the work of pop artist Lana Del Rey, through the methods of discourse analysis and film content analysis. Its corpus consists on songs and music videos by the singer. The theoretical framework relies on Edgar Morin and his work on mass culture, the concept of sexual class as developed by Simone de Beauvoir e Shulamith Firestone, and researches made by sociologist Eva Illouz on post-modern love, class, and gender. The results show how Lana Del Rey creates a hyperbolic fantasy world where the desire for the stability offered by clearly defined gender roles and the frustrations caused by distance and power struggles in heterosexual relationships coexist.Comunicação de massaVideoclipe musicalAnálise do discursoBonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-04-12T12:23:47Z2017-04-12T12:23:47Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD55ORIGINAL2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdfapplication/pdf46419379http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/1/2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf3f81ed459740b4d236914c991c71c194MD5110483/165982017-04-12 09:23:47.208oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T12:23:47Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
title |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
spellingShingle |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero Santos, Amanda Venicio Comunicação de massa Videoclipe musical Análise do discurso |
title_short |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
title_full |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
title_fullStr |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
title_full_unstemmed |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
title_sort |
Bonita quando choro : Lana Del Rey, amor e gênero |
author |
Santos, Amanda Venicio |
author_facet |
Santos, Amanda Venicio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Amanda Venicio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Gustavo de Castro e |
contributor_str_mv |
Silva, Gustavo de Castro e |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação de massa Videoclipe musical Análise do discurso |
topic |
Comunicação de massa Videoclipe musical Análise do discurso |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-12T12:23:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-04-12T12:23:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Amanda Venicio. Bonita quando choro: Lana Del Rey, amor e gênero. 2016. 107 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16598 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Amanda Venicio. Bonita quando choro: Lana Del Rey, amor e gênero. 2016. 107 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/16598 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16598/1/2016_AmandaVenicioSantos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174 3f81ed459740b4d236914c991c71c194 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493026884812800 |