Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/11497 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
id |
UNB-2_467789b5dd29629d19a40b73ddb189a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/11497 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Bento, João Paulo MoreiraKhalil, Saleh BarbosaMoura, Henrique Gomes deBENTO, João Paulo Moreira. Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio. 2015. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11497Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015.Veículos híbridos elétricos são veículos que utilizam dois sistemas de propulsão, o primeiro sistema tem como fonte de energia um combustível derivado do petróleo ou etanol e como conversor o motor a combustão interna e o segundo sistema tem como fonte de energia a energia elétrica e como conversor o motor elétrico. Este tipo de veículo visa utilizar o melhor de cada sistema fazendo com que o mesmo tenha um bom desempenho. Este trabalho tem como proposta a análise e viabilidade de conversão de um veículo de passeio convencional em um veículo híbrido de configuração em paralelo, onde serão implementados motores elétricos nos cubos das rodas traseiras, sendo assim nenhuma modificação será feita no sistema de propulsão original do veículo. Análises de custo, consumo e manutenção serão feitas ao final do trabalho, e assim será apresentado se a proposta de implementação de motores elétricos nos cubos das rodas traseiras é viável ou não.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-10-28T16:45:53Z No. of bitstreams: 1 2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf: 5363030 bytes, checksum: 5ac40a7e63254a540b55d734dfe03be7 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2015-11-27T13:21:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf: 5363030 bytes, checksum: 5ac40a7e63254a540b55d734dfe03be7 (MD5)Made available in DSpace on 2015-11-27T13:21:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf: 5363030 bytes, checksum: 5ac40a7e63254a540b55d734dfe03be7 (MD5)Hybrid electric vehicles are vehicles that use two propulsion systems: the first system has a fuel derived from petroleum or ethanol as an energy source and an internal combustion engine as a converter. On the other hand, the second system has electrical energy as an energy source and an electric motor as a converter. This type of vehicle aims to use the best of each system in order to have a better performance compared with each one separately. This work proposes a conversion of a conventional vehicle in a hybrid one with a parallel configuration. The electric motors are implemented in the rear wheels hubs and, therefore, no modifications had been made to the original propulsion system. Cost, consumption and maintenance analysis had been done at the last section concerning the system feasibility.Motores elétricosVeículos híbridos elétricosAnálise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2015-11-27T13:21:28Z2015-11-27T13:21:28Z2015-11-27T13:21:28Z2015-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdfapplication/pdf5363030http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/1/2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf5ac40a7e63254a540b55d734dfe03be7MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/5/license.txt62e6cf0c6a0a1f3fc06d700a6cb84f42MD5510483/114972019-06-06 10:41:01.092oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-06-06T13:41:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
title |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
spellingShingle |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio Bento, João Paulo Moreira Motores elétricos Veículos híbridos elétricos |
title_short |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
title_full |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
title_fullStr |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
title_full_unstemmed |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
title_sort |
Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio |
author |
Bento, João Paulo Moreira |
author_facet |
Bento, João Paulo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Khalil, Saleh Barbosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, João Paulo Moreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Henrique Gomes de |
contributor_str_mv |
Moura, Henrique Gomes de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Motores elétricos Veículos híbridos elétricos |
topic |
Motores elétricos Veículos híbridos elétricos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia Automotiva, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-27T13:21:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-11-27T13:21:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-27T13:21:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BENTO, João Paulo Moreira. Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio. 2015. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11497 |
identifier_str_mv |
BENTO, João Paulo Moreira. Análise da viabilidade de adaptação de motores elétricos nos cubos de rodas traseiros de veículos de passeio. 2015. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/11497 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/1/2015_JoaoPauloMoreiraBento.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11497/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ac40a7e63254a540b55d734dfe03be7 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 62e6cf0c6a0a1f3fc06d700a6cb84f42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492973812187136 |