Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Cesar Bastamante [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121341
Resumo: This work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectory
id UNSP_090969b662302b5ff6b2d3fa0f6a9f29
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121341
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricosVeiculos eletricosMotores elétricos de induçãoVelocidadeMotores elétricos - Controle eletrônicoLean ManufacturingThis work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectoryEste trabalho apresenta uma proposta de substituição do sistema tradicional de tração do carro elétrico, que utiliza um motor elétrico e um diferencial mecânico, por dois motores elétricos de menor potência, controlados por controle eletrônico de baixo custo. O controle proposto é em malha aberta e utiliza a técnica de Modulação por Largura de Pulso (PWM), discreta e sincronizada visando a reduzida geração de harmônicos. A implementação de 2 motores menores, um em cada roda com tração, distribui a massa do veículo, melhorando a troca de calor dos enrolamentos, além de possibilitar que os componentes de potência suportem uma corrente da ordem de 50% da prevista para apenas um motor. A solução adotada, por ser em malha aberta, possui um comportamento semelhante ao diferencial mecânico, onde os esforços impostos pela trajetória faz com que a distribuição de velocidade entre as rodas seja adequada à trajetória do veículoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Marcelino, Márcio Abud [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Soares, Cesar Bastamante [UNESP]2015-03-23T15:29:06Z2015-03-23T15:29:06Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.http://hdl.handle.net/11449/121341000685718soares_cb_tcc_guara.pdf2657204297944320Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T17:52:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121341Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:01:16.916397Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
title Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
spellingShingle Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
Soares, Cesar Bastamante [UNESP]
Veiculos eletricos
Motores elétricos de indução
Velocidade
Motores elétricos - Controle eletrônico
Lean Manufacturing
title_short Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
title_full Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
title_fullStr Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
title_full_unstemmed Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
title_sort Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos
author Soares, Cesar Bastamante [UNESP]
author_facet Soares, Cesar Bastamante [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcelino, Márcio Abud [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Cesar Bastamante [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Veiculos eletricos
Motores elétricos de indução
Velocidade
Motores elétricos - Controle eletrônico
Lean Manufacturing
topic Veiculos eletricos
Motores elétricos de indução
Velocidade
Motores elétricos - Controle eletrônico
Lean Manufacturing
description This work presents a proposal to replace thetraditional system of traction electric car that usesone electric motor and a mechanical differential, by two electric motors of lower power, controlled byelectronic control low cost. The proposed control isopen loop and uses the technique of Pulse WidthModulation (PWM), discrete and synchronizedaiming to reduce the generation of harmonics. The implementation of two smaller motor one on each wheel-drive distributes the weight of the vehicle, improving the heat exchange of the windings,beyond enable the power components supporting a current of 50% predicted for only one motor . The solution adopted for being open-loop, has a similar behavior to the mechanical differential, where theeffort imposed by the trajectory makes the velocity distribution between the wheels be appropriate tovehicle trajectory
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:29:06Z
2015-03-23T15:29:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/121341
000685718
soares_cb_tcc_guara.pdf
2657204297944320
identifier_str_mv SOARES, Cesar Bastamante. Controle de velocidade e tração de rodas independentes para veículos elétricos. 2011. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso - (bacharelado - Engenharia Elétrica) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2011.
000685718
soares_cb_tcc_guara.pdf
2657204297944320
url http://hdl.handle.net/11449/121341
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128739653976064