Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sabrina Alves de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28667
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração, 2014.
id UNB-2_47e296430e229799fae996c6ba7088f5
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28667
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira, Sabrina Alves deAlfinito, SolangeOLIVEIRA, Sabrina Alves de. Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.https://bdm.unb.br/handle/10483/28667Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração, 2014.O presente estudo tem como principal objetivo identificar os fatores que motivam os brasilienses a comprarem produtos de luxo falsificados. O pequeno número de pesquisas existentes a respeito do tema no mercado da capital federal e o crescimento tanto do segmento do luxo quanto do comércio de produtos falsificados justificam este trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde dez pessoas do sexo masculino e feminino, todas residentes no Distrito Federal, foram entrevistadas a partir de um roteiro semiestruturado elaborado pela pesquisadora. A análise dos dados foi feita utilizando-se a análise de conteúdo. Os relatos coletados mostraram que o principal fator que leva os consumidores brasilienses a comprar produtos de luxo falsificados é o preço baixo em relação aos produtos de luxo originais, seguido pela facilidade em se encontrar tais produtos em Brasília. Além disso, o comércio de falsificados justifica-se pela falta de oportunidades no mercado de trabalho formal, pela má gestão dos tributos por parte do governo e pela falta de condições financeiras para se adquirir os produtos originais.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-09-23T01:06:51Z No. of bitstreams: 1 2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 696276 bytes, checksum: 13227f9a066370ec8afe02531b315504 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-09-24T12:45:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 696276 bytes, checksum: 13227f9a066370ec8afe02531b315504 (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-24T12:45:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf: 696276 bytes, checksum: 13227f9a066370ec8afe02531b315504 (MD5)The present study has as the main objective the identification of the factors that motivate the acquisition of counterfeit luxury products by the inhabitants of Brasília. The limited amount of available researches already developed about this issue in Brasília justifies this work. In order to get this through, it was made a qualitative research, where ten men and women, all of them living in the Federal District, were interviewed with a semi-structured plan elaborated by the researcher. Data analysis was made with usage of content analysis. The collected reports show that the main factor that leads consumers to acquire counterfeit luxury products is the low price in comparison with the original ones, followed by the availability of such products in Brasília. Besides that, the counterfeit products market is explained the lack of opportunities in the formal market, by the poor taxes management by the government and by the lack of financial conditions to make possible the acquisition of original products.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessComércio ilegalProdutos de luxoMercado de luxoProdutos piratasFalsificaçãoMercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DFinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-09-24T12:45:37Z2021-09-24T12:45:37Z2014-06-27porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28667/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdfapplication/pdf696276http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28667/1/2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf13227f9a066370ec8afe02531b315504MD5110483/286672021-09-24 09:45:37.27oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-09-24T12:45:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
title Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
spellingShingle Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
Oliveira, Sabrina Alves de
Comércio ilegal
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Produtos piratas
Falsificação
title_short Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
title_full Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
title_fullStr Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
title_full_unstemmed Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
title_sort Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF
author Oliveira, Sabrina Alves de
author_facet Oliveira, Sabrina Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sabrina Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alfinito, Solange
contributor_str_mv Alfinito, Solange
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Comércio ilegal
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Produtos piratas
Falsificação
topic Comércio ilegal
Produtos de luxo
Mercado de luxo
Produtos piratas
Falsificação
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Administração, 2014.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-24T12:45:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-24T12:45:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Sabrina Alves de. Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28667
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sabrina Alves de. Mercado de luxo : uma análise baseada em consumidores de produtos de luxo falsificados residentes no DF. 2014. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28667/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28667/1/2014_SabrinaAlvesDeOliveira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
13227f9a066370ec8afe02531b315504
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493157765971968