Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Arthur Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/23594
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
id UNB-2_4983232672dc29e17c750b2d58a16b7f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/23594
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Barbosa, Arthur GomesGomes, Ana Lúcia de AbreuBARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/23594Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.A pesquisa que aqui se apresenta teve como objeto o estudo das ressignificações dos monumentos históricos. Foi observado o uso destes monumentos como suportes de discursos e ideias ressignificados como novos suportes para manifestações efêmeras de arte contemporânea. Assim, escolheu-se como plataforma de observação o caso específico do Museu de Arte de São Paulo, o Masp. O monumento histórico, não intencional, tombado pela sua arquitetura, é reutilizado como um suporte para ações de vídeo arte, projeções. Nessa pesquisa defende-se que estas ações são capazes de ressignificar os sentidos primários da estrutura suporte, sendo também uma ação de retomada e atualização do monumento histórico. Tendo em vista os processos de tombamento e seus desdobramentos, este trabalho visa questionar a situação do tombamento quando tratamos do monumento no contexto contemporâneo, levando em consideração que o ato de tombar engessa os potenciais de retomada e pertencimento de um monumento.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2019-12-23T12:05:01Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-04-03T18:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-03T18:10:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf: 19679483 bytes, checksum: cfe10a8187418224e71577395e581315 (MD5)The research presented here had as its object the study of the re-significations of historical monuments. It was observed the use of these monuments as supports of speeches and ideas redefined as new supports for ephemeral manifestations of contemporary art. Thus, the specific case of the São Paulo Museum of Art, Masp, was chosen as the observation platform. This unintentional historical monument, recognized as cultural heritage because of its architecture, is reused as a support for video art projections. In this research, we argue that these actions are able to re-signify the primary meanings of the support structure, being also an action of resumption and update of the historical monument. Considering the process of recognizing cultural sites and its unfolding, this study aims to question such a recognition of monuments in the contemporary context, given that such an act freezes the possibilities of resumption and belonging of a monument.Monumentos históricosPatrimônio cultural - proteçãoPatrimônio históricoMuseu de Arte de São Paulo (MASP)Museus de arteArte contemporâneaEntre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-04-03T18:10:09Z2020-04-03T18:10:09Z2018-06-27info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdfapplication/pdf19679483http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/1/2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdfcfe10a8187418224e71577395e581315MD5110483/235942020-04-03 15:10:09.197oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-04-03T18:10:09Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
title Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
spellingShingle Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
Barbosa, Arthur Gomes
Monumentos históricos
Patrimônio cultural - proteção
Patrimônio histórico
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Museus de arte
Arte contemporânea
title_short Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
title_full Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
title_fullStr Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
title_full_unstemmed Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
title_sort Entre concreto e luz : o MASP ressignificado como suporte artístico
author Barbosa, Arthur Gomes
author_facet Barbosa, Arthur Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Arthur Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Ana Lúcia de Abreu
contributor_str_mv Gomes, Ana Lúcia de Abreu
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Monumentos históricos
Patrimônio cultural - proteção
Patrimônio histórico
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Museus de arte
Arte contemporânea
topic Monumentos históricos
Patrimônio cultural - proteção
Patrimônio histórico
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Museus de arte
Arte contemporânea
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-03T18:10:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-03T18:10:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/23594
identifier_str_mv BARBOSA, Arthur Gomes. Entre concreto e luz: o MASP ressignificado como suporte artístico. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/23594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/23594/1/2018_ArthurGomesBarbosa_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
cfe10a8187418224e71577395e581315
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493094508527616