As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1168 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1168 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
id |
UNB-2_49be652dfa38a6569173519a7ab463c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1168 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Patrícia Carvalho dosAlfinito, SolangeSANTOS, Patrícia Carvalho dos. As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1168http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1168Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.Este trabalho tem como principal objetivo analisar o contexto das redes sociais virtuais e alinhá-lo à dinâmica do marketing de relacionamento. Teve como base a literatura de pesquisa relacionada às temáticas de redes virtuais, conceitos de formação de marca e às novas dimensões de relacionamento com o consumidor na internet. Buscou-se então compreender como otimizar a utilização das novas ferramentas de redes sociais virtuais para se aproximar dos consumidores. Para isso, foram escolhidas a plataforma de rede social Twitter como ambiente a ser estudado. A pesquisa consistiu em pesquisa exploratória e análise do ambiente de interação dentro da plataforma e principalmente entrevistas com os usuários. Isso de forma a coletar as diferentes percepções sobre se dá a interação, qual o nível de permissão, regras de usabilidade que as empresas e marcas devem ter ao caminharem nesse cenário. Esses agora atuam como personagens, pois, no ambiente online, a empresa precisa corresponder às necessidades do usuário. Ao se aproximar dele, vira um ator que precisa responder e interagir de forma evidente para ter visibilidade e conseguir se relacionar de fato com os usuários da rede. Observou-se que o uso desse tipo de ferramenta de relacionamento com o consumidor não traz resultados instantâneos. É preciso criar interação, compreender as expectativas e qual o nível de comunicação que essa relação permite. A principal dimensão trouxe a tona o marketing de permissão em que o usuário não quer ser bombardeado de informações, e precisa ser atendido quando há esse comprometimento. Isso se dá, pois ele é hoje um agente capaz de gerar conteúdo e disseminar sua opinião para aqueles dentro de sua rede sem qualquer tipo de controle ou possibilidade de intervenção da marca a que ele se refere. O que pode ser feito na verdade remete-se a ações reativas de forma tentar contornar esse tipo problema. As entrevistas trouxeram a tona comportamentos que prescrevem as tendências já visualizadas anteriormente desde o início da proliferação da internet que a diferenciava dos veículos que antes dominavam a comunicação, no caso rádio, jornais e televisão. Hoje, temos que levar em consideração o fato que se torna cada vez se torna mais difícil obter a atenção do usuário da web. Os resultados trazem essa descrição sobre a percepção dos usuários de rede sociais virtuais, como obter a adesão a marca sem invadir seu espaço, e o caminho de alto risco ao lidar com a possibilidade dele ser o formador e propagador de opinião, o que antes se restringia apenas aos departamentos de marketing. Os resultados indicam que com baixo investimento, dentre as diversas variáveis a serem atentadas, através do Twitter é possível se aproximar do consumidor, obter resposta desse consumidor, conhecer suas as expectativas, divulgar promoções em maior escala, aumentar a propagação de campanhas e assim conseguir maior difusão da empresa em um ambiente atual como é vista a internet hoje.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-25T16:34:03Z No. of bitstreams: 1 2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf: 432240 bytes, checksum: 6176debd229b8a19ca02fd28194c6038 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-27T13:12:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf: 432240 bytes, checksum: 6176debd229b8a19ca02fd28194c6038 (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-27T13:12:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf: 432240 bytes, checksum: 6176debd229b8a19ca02fd28194c6038 (MD5)Redes sociais on-lineMarketing de relacionamentoMarketing na InternetComportamento do consumidorAs redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-27T13:12:15Z2010-10-27T13:12:15Z2010-10-27T13:12:15Z2009-12-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdfapplication/pdf432240http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/1/2009_Patr%C3%ADciaCarvalhoSantos.pdf6176debd229b8a19ca02fd28194c6038MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/2/license.txt6701373264e30c6d3d5ea51085c0dc9aMD52TEXT2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf.txt2009_PatríciaCarvalhoSantos.pdf.txttext/plain107244http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/3/2009_Patr%C3%ADciaCarvalhoSantos.pdf.txt8a48e1a694da3576033f6b87e6ae71a2MD5310483/11682021-06-18 10:52:21.979oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T13:52:21Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
title |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
spellingShingle |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores Santos, Patrícia Carvalho dos Redes sociais on-line Marketing de relacionamento Marketing na Internet Comportamento do consumidor |
title_short |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
title_full |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
title_fullStr |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
title_full_unstemmed |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
title_sort |
As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores |
author |
Santos, Patrícia Carvalho dos |
author_facet |
Santos, Patrícia Carvalho dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Carvalho dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alfinito, Solange |
contributor_str_mv |
Alfinito, Solange |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Redes sociais on-line Marketing de relacionamento Marketing na Internet Comportamento do consumidor |
topic |
Redes sociais on-line Marketing de relacionamento Marketing na Internet Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-27T13:12:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-27T13:12:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-27T13:12:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Patrícia Carvalho dos. As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1168 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1168 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Patrícia Carvalho dos. As redes sociais virtuais como ferramenta de relacionamento com os consumidores. 2009. 59 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1168 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/1/2009_Patr%C3%ADciaCarvalhoSantos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1168/3/2009_Patr%C3%ADciaCarvalhoSantos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6176debd229b8a19ca02fd28194c6038 6701373264e30c6d3d5ea51085c0dc9a 8a48e1a694da3576033f6b87e6ae71a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907712609615872 |