Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29857 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. |
id |
UNB-2_4b5e5e10deae72a3502b17a38bfb69aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29857 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Sousa, Greyce Kelly Oliveira deGazoni, Jefferson LorenciniSOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29857Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.Visto que políticas públicas são para a gestão pública se articular perante a população, no âmbito do turismo esse pensamento não poderia ser diferente. Os frutos de uma política pública exitosa trazem diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo, e tendo isso em vista, o trabalho em questão procura analisar as políticas públicas de marketing do Ministério do Turismo voltadas para o turismo interno. Com isso, foi possível pontuar os resultados, além de averiguar se os mesmos contribuíram de forma positiva para o fomento do turismo nacional. As políticas em foco são o Plano de Marketing Cores do Brasil, de 2005; o Plano de Marketing Turístico Experiências do Brasil (2014-2018) e o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, ação do Programa de Regionalização do Turismo. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório e se qualifica metodologicamente como uma pesquisa documental, consistindo em uma investigação de cunho bibliográfico envolvendo autores pertinentes aos campos do turismo, marketing e políticas públicas, além de apresentar o desenvolvimento do turismo por parte do poder público desde a criação do Ministério do Turismo até os dias atuais. A pesquisa aponta que a falta de clareza quanto às etapas e ciclos das políticas e o despreparo dos governantes e gestores do turismo na esfera administrativa podem gerar políticas públicas infrutíferas e incompletas, fazendo assim com que seja impossibilitado o alcance de seus objetivos e, consequentemente, seu sucesso.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-08T15:29:00Z No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-10T12:07:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-10T12:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Since public policies are for public management to be articulated with the population, this thought would not be different in the tourism scenario. The fruits of a successful public policy bring several benefits to the development of tourism, and with this in mind, the work in question seeks to analyze the public policies for marketing by the Ministry of Tourism aimed at domestic tourism. With this, it was possible to score the results, in addition to verifying whether they contributed positively to the promotion of national tourism. The policies in focus will be the Marketing Plan Cores do Brasil, 2005; the Experiências do Brasil Tourism Marketing Plan (2014-2018) and the Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, an action of the Tourism Regionalization Program. This research is exploratory and methodologically qualifies as documentary research, consisting of a bibliographic investigation involving authors relevant to the fields of tourism, marketing, and public policy, in addition to presenting the development of tourism by the government since its creation from the Ministério do Turismo to the present day. The research points out that the lack of clarity regarding the stages and cycles of policies and the lack of preparation of government and tourism managers in the administrative sphere can generate unfruitful and incomplete public policies, making it impossible to reach their goals and, consequently, your success.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoMarketing turísticoTurismo - marketingTurismo - políticas públicasPolíticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-10T12:07:42Z2022-02-10T12:07:42Z2021-11-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdfapplication/pdf1079781http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/1/2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdfedf698585fc70a12a326294b6ba69746MD5110483/298572022-02-10 10:07:42.188oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-10T12:07:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
title |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
spellingShingle |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro Sousa, Greyce Kelly Oliveira de Turismo Marketing turístico Turismo - marketing Turismo - políticas públicas |
title_short |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
title_full |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
title_fullStr |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
title_full_unstemmed |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
title_sort |
Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro |
author |
Sousa, Greyce Kelly Oliveira de |
author_facet |
Sousa, Greyce Kelly Oliveira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Greyce Kelly Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gazoni, Jefferson Lorencini |
contributor_str_mv |
Gazoni, Jefferson Lorencini |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo Marketing turístico Turismo - marketing Turismo - políticas públicas |
topic |
Turismo Marketing turístico Turismo - marketing Turismo - políticas públicas |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2021-11-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-10T12:07:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-10T12:07:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29857 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/1/2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 edf698585fc70a12a326294b6ba69746 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493171023118336 |