Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mélo, Marcela Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16022
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
id UNB-2_56c60d5c60bd66a6e6dd1b5ebff75781
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/16022
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Mélo, Marcela LimaNascimento Júnior, AntônioMÉLO, Marcela Lima. Economia colaborativa: um estudo sobre as marcas clientes da Endossa. 2016. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16022Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.Trocas, compartilhamento de automóveis, aluguel entre pares, compartilhamento de bicicletas, permutas, compartilhamento de quartos, espaços de trabalho e até um jardim compartilhado são alguns casos de consumo colaborativo, o qual é uma proposta atual, que está em processo de crescimento. Ele surgiu com o propósito de tornar o consumo algo simples, pois atende as mesmas necessidades que o modelo antigo (consumo de massa), mas com a vantagem de cuidar de dificuldades econômicas e ambientais (BOTSMAN; ROGERS, 2011). Um exemplo disso no Brasil é a Endossa, uma loja colaborativa, que é o objeto do estudo. Portanto, buscou-se neste trabalho analisar os fatores que motivam as empresas a adotarem o serviço de compartilhamento da Endossa. Para realizar este estudo, houve uma revisão teórica composta por temas que ligam à economia colaborativa, além disso, a metodologia é descritiva quantitativa, em que o instrumento de pesquisa foi baseado nos resultados de Pizzol (2015). A amostra conta com 23 empresas-cliente da loja colaborativa, que, a partir de suas respostas, foram-se utilizadas técnicas de estatística descritiva para analisar os resultados desta pesquisa. E dentre as sete dimensões de consumo colaborativo (economia de custos, conveniência, crença no bem comum, identidade social, confiança, riscos e intenção de uso), duas se mostraram mais relevantes e com mais poder de influência, que são economia de custos e crença no bem comum. Sugere-se que, nos estudos futuros, sejam abrangidas mais empresas de compartilhamento, de diversos setores, objetivando aumentar a amplitude e aplicabilidade dos resultados.Submitted by Izabel Melo (yumi13jms2@gmail.com) on 2017-02-09T16:16:14Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf: 1526873 bytes, checksum: 5a271c99dca5a4369a99fdc04833f443 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2017-02-09T19:58:46Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf: 1526873 bytes, checksum: 5a271c99dca5a4369a99fdc04833f443 (MD5)Made available in DSpace on 2017-02-09T19:58:46Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf: 1526873 bytes, checksum: 5a271c99dca5a4369a99fdc04833f443 (MD5)Economia colaborativaConsumo conscienteEconomia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-02-09T19:58:46Z2017-02-09T19:58:46Z2016-11-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdfapplication/pdf1526873http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/1/2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf5a271c99dca5a4369a99fdc04833f443MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/160222017-02-09 17:58:46.212oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-02-09T19:58:46Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
title Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
spellingShingle Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
Mélo, Marcela Lima
Economia colaborativa
Consumo consciente
title_short Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
title_full Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
title_fullStr Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
title_full_unstemmed Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
title_sort Economia colaborativa : um estudo sobre as marcas clientes da Endossa
author Mélo, Marcela Lima
author_facet Mélo, Marcela Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mélo, Marcela Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento Júnior, Antônio
contributor_str_mv Nascimento Júnior, Antônio
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Economia colaborativa
Consumo consciente
topic Economia colaborativa
Consumo consciente
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2016.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-09T19:58:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-09T19:58:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MÉLO, Marcela Lima. Economia colaborativa: um estudo sobre as marcas clientes da Endossa. 2016. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/16022
identifier_str_mv MÉLO, Marcela Lima. Economia colaborativa: um estudo sobre as marcas clientes da Endossa. 2016. 76 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/16022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/1/2016_MarcelaLimaMelo_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16022/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a271c99dca5a4369a99fdc04833f443
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493021355671552