Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheibeler, Andressa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2068
Resumo: Monografia (graduação)—Departamento de Administração, 2011.
id UNB-2_5aef90659c55647831156331ac13f29e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2068
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Scheibeler, AndressaVieira, Diego MotaSCHEIBELER, Andressa. Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2068Monografia (graduação)—Departamento de Administração, 2011.A prática de falsificações é um fenômeno antigo que vem aumentando nas últimas décadas e acarretando prejuízos para a indústria de luxo e para a sociedade. Uma forma de solucionar a questão é encontrando os meios que justifiquem a existência desse problema e, considerando que o consumidor é um dos atuantes responsáveis para que esse mercado continue a existir, este trabalho busca apresentar fatores influenciadores que agem no processo decisório do consumidor e o levam a este comportamento. Estes fatores podem ser divididos em externos, internos e demográficos. Foram feitas entrevistas qualitativas semiestruturadas com jovens universitários com o objetivo de buscar percepções do que os levavam a comprar este tipo de produto e buscando compreender a situação-problema. Além dos fatores já estudados na literatura, foram evidenciados novos fatores externos, como a oportunidade de compra, a satisfação das necessidades de curto prazo, a acessibilidade que o produto traz, a oportunidade de um mercado mais justo e competitivo e as melhoras na qualidade do produto original. Os novos fatores internos encontrados foram o estereótipo da indústria da moda, satisfação em possuir bens originais e a fidelidade com os vendedores. Portanto, este trabalho possibilita uma melhor compreensão sobre o comportamento do consumidor e os agentes influenciadores, de modo que, baseado nisto, políticas públicas voltadas ao combate deste tipo de produto poderiam ser criadas, e assim, diminuir com o grave problema que as falsificações acarretam para as organizações que comercializam produtos de luxo e para a sociedade.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-09-20T14:33:12Z No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Approved for entry into archive by LUCIANA s(lucianasetubal@bce.unb.br) on 2011-10-13T16:53:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-13T16:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Comportamento do consumidorFalsificaçãoMercado de luxoProcesso decisórioOs fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-13T16:53:48Z2011-10-13T16:53:48Z2011-10-13T16:53:48Z2011-07-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AndressaScheibeler.pdf2011_AndressaScheibeler.pdfapplication/pdf883008http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/1/2011_AndressaScheibeler.pdf66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/3/license_text24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1ddMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23631http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/4/license_rdf0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/5/license.txtc3d0ac39fdad0cbaceadba506fde60a4MD55TEXT2011_AndressaScheibeler.pdf.txt2011_AndressaScheibeler.pdf.txttext/plain131918http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/6/2011_AndressaScheibeler.pdf.txt487479c9e9eec7315a1308ea4f80e3ccMD5610483/20682011-10-14 01:00:30.418oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712011-10-14T04:00:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
title Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
spellingShingle Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
Scheibeler, Andressa
Comportamento do consumidor
Falsificação
Mercado de luxo
Processo decisório
title_short Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
title_full Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
title_fullStr Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
title_full_unstemmed Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
title_sort Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
author Scheibeler, Andressa
author_facet Scheibeler, Andressa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheibeler, Andressa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Falsificação
Mercado de luxo
Processo decisório
topic Comportamento do consumidor
Falsificação
Mercado de luxo
Processo decisório
description Monografia (graduação)—Departamento de Administração, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-13T16:53:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-13T16:53:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-13T16:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHEIBELER, Andressa. Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2068
identifier_str_mv SCHEIBELER, Andressa. Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/1/2011_AndressaScheibeler.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/6/2011_AndressaScheibeler.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1dd
0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651c
c3d0ac39fdad0cbaceadba506fde60a4
487479c9e9eec7315a1308ea4f80e3cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907744147636224