Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2068 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Departamento de Administração, 2011. |
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Scheibeler, AndressaVieira, Diego MotaSCHEIBELER, Andressa. Os fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxo. 2011. 74 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2068Monografia (graduação)—Departamento de Administração, 2011.A prática de falsificações é um fenômeno antigo que vem aumentando nas últimas décadas e acarretando prejuízos para a indústria de luxo e para a sociedade. Uma forma de solucionar a questão é encontrando os meios que justifiquem a existência desse problema e, considerando que o consumidor é um dos atuantes responsáveis para que esse mercado continue a existir, este trabalho busca apresentar fatores influenciadores que agem no processo decisório do consumidor e o levam a este comportamento. Estes fatores podem ser divididos em externos, internos e demográficos. Foram feitas entrevistas qualitativas semiestruturadas com jovens universitários com o objetivo de buscar percepções do que os levavam a comprar este tipo de produto e buscando compreender a situação-problema. Além dos fatores já estudados na literatura, foram evidenciados novos fatores externos, como a oportunidade de compra, a satisfação das necessidades de curto prazo, a acessibilidade que o produto traz, a oportunidade de um mercado mais justo e competitivo e as melhoras na qualidade do produto original. Os novos fatores internos encontrados foram o estereótipo da indústria da moda, satisfação em possuir bens originais e a fidelidade com os vendedores. Portanto, este trabalho possibilita uma melhor compreensão sobre o comportamento do consumidor e os agentes influenciadores, de modo que, baseado nisto, políticas públicas voltadas ao combate deste tipo de produto poderiam ser criadas, e assim, diminuir com o grave problema que as falsificações acarretam para as organizações que comercializam produtos de luxo e para a sociedade.Submitted by Gabriela Rodrigues (gaby_ribeiro87@hotmail.com) on 2011-09-20T14:33:12Z No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Approved for entry into archive by LUCIANA s(lucianasetubal@bce.unb.br) on 2011-10-13T16:53:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-13T16:53:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_AndressaScheibeler.pdf: 883008 bytes, checksum: 66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859 (MD5)Comportamento do consumidorFalsificaçãoMercado de luxoProcesso decisórioOs fatores influenciadores do consumo de falsificações de produtos de luxoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-13T16:53:48Z2011-10-13T16:53:48Z2011-10-13T16:53:48Z2011-07-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_AndressaScheibeler.pdf2011_AndressaScheibeler.pdfapplication/pdf883008http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/1/2011_AndressaScheibeler.pdf66a1af46fe61a3bc023d1ede22bf9859MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23084http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/3/license_text24f8f2abcc0a604d988d82a6620de1ddMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23631http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/4/license_rdf0ebfb63a28ea1d6f51b802c66ebf651cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1865http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/5/license.txtc3d0ac39fdad0cbaceadba506fde60a4MD55TEXT2011_AndressaScheibeler.pdf.txt2011_AndressaScheibeler.pdf.txttext/plain131918http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2068/6/2011_AndressaScheibeler.pdf.txt487479c9e9eec7315a1308ea4f80e3ccMD5610483/20682011-10-14 01:00:30.418oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712011-10-14T04:00:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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