Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/30138
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_5c5d46db6efd621275b99b0c38350557
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/30138
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Dutra, Rafael dos SantosCodá, Renato CalhauDUTRA, Rafael dos Santos. Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida: estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/30138Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.Atualmente, o mercado gastronômico dispõe de um leque de canais e formas de vendas propiciadas pela tecnologia e pelos benefícios gerados por ela. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se existe correlação da frequência de compra, conveniência, do preço e da satisfação e a percepção do processo de compra em aplicativos de entrega de comida, sob a perspectiva do consumidor. A pesquisa é de cunho quantitativo e foi realizada com 422 pessoas que compram ou que compraram alguma refeição pronta em aplicativos de entrega de comida através da aplicação de um questionário. Os resultados demonstraram que a frequência de compra (R = 0.250, p < 0.001), conveniência (R = 0.537, p < 0.001), o preço (R = 0.339, p < 0.001) e a satisfação (R = 0.607 (p < 0.001) apresentam correlações positivas e significativas em relação a percepção do consumidor sobre o processo de compra validando as hipóteses propostas pelo estudo. A satisfação foi a variável de maior fator de correlação em relação a percepção de compra, em seguida a conveniência, o preço e a frequência de compra. O preço foi o fator de maior discordância dos respondentes apontando uma insatisfação. Os resultados desta pesquisa, evidenciaram que as hipóteses levantadas foram suportadas e apresentam de fato, correlações positivas no processo de compra.Submitted by Vanessa Guedes (vanessa.guedes646@gmail.com) on 2022-02-15T20:50:50Z No. of bitstreams: 1 2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdf: 907792 bytes, checksum: c79ebc3000f07a5bb833452fc8dd446b (MD5)Approved for entry into archive by Ruthléa Eliennai Dias do Nascimento (ruthlea.nascimento@unb.br) on 2022-03-18T13:52:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdf: 907792 bytes, checksum: c79ebc3000f07a5bb833452fc8dd446b (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-18T13:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdf: 907792 bytes, checksum: c79ebc3000f07a5bb833452fc8dd446b (MD5)Currently, the gastronomic market has a range of channels and forms of sales provided by technology and the benefits generated by it. Therefore, the aim of this study was to verify whether there is a correlation between purchase frequency, convenience, price and satisfaction and the perception of the purchase process in food delivery applications, from the consumer's perspective. The survey is quantitative in nature and was carried out with 422 people who buy or who bought a ready-to-eat meal in food delivery applications through the application of a questionnaire. The results showed that purchase frequency (R = 0.250, p < 0.001), convenience (R = 0.537, p < 0.001), price (R = 0.339, p < 0.001) and satisfaction (R = 0.607 (p < 0.001) 0.001) present positive and significant correlations in relation to consumer perception about the purchase process, validating the hypotheses proposed by the study. Satisfaction was the variable with the highest correlation factor in relation to purchase perception, followed by convenience, price and the frequency of purchase. Price was the factor of greatest disagreement among respondents, pointing to dissatisfaction. The results of this research showed that the hypotheses raised were supported and, in fact, present positive correlations in the purchasing process.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessAplicativosConsumidoresConsumo alimentarConsumoAplicativo de entrega de deliveryPercepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-03-18T13:52:22Z2022-03-18T13:52:22Z2021-09-23porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30138/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdf2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdfapplication/pdf907792http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30138/1/2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdfc79ebc3000f07a5bb833452fc8dd446bMD5110483/301382022-03-18 10:52:22.992oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-03-18T13:52:22Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
title Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
spellingShingle Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
Dutra, Rafael dos Santos
Aplicativos
Consumidores
Consumo alimentar
Consumo
Aplicativo de entrega de delivery
title_short Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
title_full Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
title_fullStr Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
title_full_unstemmed Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
title_sort Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
author Dutra, Rafael dos Santos
author_facet Dutra, Rafael dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Rafael dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Codá, Renato Calhau
contributor_str_mv Codá, Renato Calhau
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Aplicativos
Consumidores
Consumo alimentar
Consumo
Aplicativo de entrega de delivery
topic Aplicativos
Consumidores
Consumo alimentar
Consumo
Aplicativo de entrega de delivery
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-09-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-18T13:52:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-18T13:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUTRA, Rafael dos Santos. Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida: estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/30138
identifier_str_mv DUTRA, Rafael dos Santos. Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida: estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/30138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30138/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/30138/1/2021_RafaelDosSantosDutra_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
c79ebc3000f07a5bb833452fc8dd446b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493171972079616