Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7117 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Letras - Português, 2013. |
id |
UNB-2_613d8da8efc9a4a4cae76d0feddfbbcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7117 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Zanello, Luiza RodriguesPilati, Eloisa Nascimento SilvaZANELLO, Luiza Rodrigues. Sobre o fenômeno da gamificação: contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/7117Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Letras - Português, 2013.O presente artigo teve como objetivo apresentar o fenômeno da gamificação como possível ferramenta de metodologia lúdica no ensino de Língua Portuguesa. Para tal, foram levadas em consideração recentes pesquisas e descobertas sobre ensino e aprendizagem nas escolas, além dos avanços em estudos linguísticos relacionados, também, ao ensino formal em língua materna. Sobretudo, foi utilizada a obra de Karl M. Kapp: “The Gamification of Learning and Instruction” (2012) para que fosse possível aprofundar na teoria dos jogos e os possíveis impactos advindos de seu uso como metodologia de ensino. Para tentar estabelecer uma relação entre teoria e prática, foi realizado um estágio de observação em Língua Portuguesa, com prática de jogos em sala de aula. Com base nos pressupostos teóricos, principalmente sobre o crescente fenômeno da gamificação, foi possível comparar os elementos presentes e ausentes no jogo utilizado pela professora com os alunos e tidos como fundamentais por Kapp (2012). O estudo realizado justifica-se por sugerir o fenômeno da gamificação como uma ferramenta adicional às aulas tradicionais que, como apontam os estudos recentes (Bransford, Cocking e Brown, 2010), apresenta falhas. Utilizar a ludicidade nas salas de aula é uma proposta inovadora e que faz referência às pesquisas sobre linguística e sobre aprendizagem. ___________________________________________________________________________ ABSTRACTThis article aims to present the phenomenon of gamification as a possible tool of ludic methodology in the teaching of the Portuguese language. For this purpose, were taken into consideration recent research and findings about teaching and learning in schools, also advances in linguistic studies related to formal education in mother language. Above, the work of Karl M. Kapp (2012): "The Gamification of Learning and Instruction" was used to make it possible to deepen the theory of games and the possible impacts resulting from its use as a methodology. There was a stage of observation in Portuguese to try to establish a relationship between theory and practice with practice games inside the classroom. It was possible to compare the elements presentand absent in the game used by the teacher and regarded as fundamental by Kapp. It was based on theoretical assumptions, especially about the growing phenomenon of gamification. The study is justified for suggesting the phenomenon of gamification as an additional tool to traditional classes, as recent studies suggest (Bransford, Brown andCocking, 2010), fails. Use the play fullness in classrooms is an innovative proposal and makes reference to research on language and learning.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-02-19T23:03:41Z No. of bitstreams: 1 2013_LuizaRodriguesZanello.pdf: 286672 bytes, checksum: 4f25c70260bd66f4a56f3c87113bbb55 (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2014-02-20T01:21:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_LuizaRodriguesZanello.pdf: 286672 bytes, checksum: 4f25c70260bd66f4a56f3c87113bbb55 (MD5)Made available in DSpace on 2014-02-20T01:21:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_LuizaRodriguesZanello.pdf: 286672 bytes, checksum: 4f25c70260bd66f4a56f3c87113bbb55 (MD5)JogosAtividades lúdicasLíngua portuguesa - estudo e ensinoSobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-02-20T01:21:20Z2014-02-20T01:21:20Z2014-02-20T01:21:20Z2013-07-29info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_LuizaRodriguesZanello.pdf2013_LuizaRodriguesZanello.pdfapplication/pdf286672http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/1/2013_LuizaRodriguesZanello.pdf4f25c70260bd66f4a56f3c87113bbb55MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23748http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/4/license_rdfb92763cfc0af52c7c868455edfaf3266MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/5/license.txta631bd9b272c6e5655d6d5a2bad1523bMD5510483/71172014-02-19 22:21:20.61oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-02-20T01:21:20Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
title |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
spellingShingle |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa Zanello, Luiza Rodrigues Jogos Atividades lúdicas Língua portuguesa - estudo e ensino |
title_short |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
title_full |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
title_fullStr |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
title_sort |
Sobre o fenômeno da gamificação : contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa |
author |
Zanello, Luiza Rodrigues |
author_facet |
Zanello, Luiza Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanello, Luiza Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
contributor_str_mv |
Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Jogos Atividades lúdicas Língua portuguesa - estudo e ensino |
topic |
Jogos Atividades lúdicas Língua portuguesa - estudo e ensino |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Curso de Letras - Português, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-20T01:21:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-02-20T01:21:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-02-20T01:21:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ZANELLO, Luiza Rodrigues. Sobre o fenômeno da gamificação: contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7117 |
identifier_str_mv |
ZANELLO, Luiza Rodrigues. Sobre o fenômeno da gamificação: contribuições para o desenvolvimento de atividades lúdicas no ensino de língua portuguesa. 2013. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/1/2013_LuizaRodriguesZanello.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7117/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f25c70260bd66f4a56f3c87113bbb55 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e b92763cfc0af52c7c868455edfaf3266 a631bd9b272c6e5655d6d5a2bad1523b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907803416297472 |