Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Juliana Silva de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/21165
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
id UNB-2_6141f1701832291d3ce3bd3e6056752f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/21165
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Menezes, Juliana Silva deMartin, Adriana ReginaMENEZES, Juliana Silva de. Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/21165Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.A tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos tempos, e como consequência uma enorme quantidade de dados são gerados. Diante disso, surgiu o termo Big Data que permite uma compreensão muito maior dos dados, determinando como estas informações podem ser alavancadas para decisões e inovações. Visto que o varejo domina cada vez mais informações sobre os hábitos e desejos do consumidor, o Big Data se torna então uma ferramenta estratégica para gerenciar essas informações e trazer inovações para uma organização. Sendo assim, a presente pesquisa tem o objetivo de analisar como uma empresa varejista utiliza a tecnologia do Big Data como estratégia de inovação e vantagem competitiva, evidenciando os principais benefícios que são obtidos pelo seu uso. A pesquisa caracteriza-se então por ser um estudo de caso e para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com uma das gestoras da empresa de varejo escolhida. Por meio da entrevista, foi possível identificar as inovações recentes da companhia que estão relacionadas ao Big Data, assim como seus principais benefícios. Além disso, foi feita uma análise do desempenho financeiro da companhia a fim de comprovar que estas inovações trouxeram melhores performances financeiras e operacionais.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-07T13:13:51Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf: 1249709 bytes, checksum: 8b1a263b4bbe8633761429c693926d1c (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-12-07T13:14:01Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf: 1249709 bytes, checksum: 8b1a263b4bbe8633761429c693926d1c (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-07T13:14:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf: 1249709 bytes, checksum: 8b1a263b4bbe8633761429c693926d1c (MD5)Technology has quickly advanced in recent times, and as a consequence a huge amount of data is generated. Given this, the term Big Data appeared and it allows a much greater understanding of data, determining how this information can be leveraged for decisions and innovations. As retail dominates more information about consumer habits and desires, Big Data then becomes a strategic tool to manage that information and bring innovations to an organization. Thus, the present research has the objective of analyzing how a retail company uses Big Data technology as a strategy of innovation and competitive advantage, evidencing the main benefits that are obtained by its use. The research is characterized by being a case study and to obtain the data a semi-structured interview was conducted with one of the managers of the chosen retail company. Through the interview, it was possible to identify the company's recent innovations related to Big Data, as well as its main benefits. In addition, an analysis of the company's financial performance was made to prove that these innovations brought better financial and operating performance.Big DataInovações tecnológicasLojas de varejoBig data como estratégia de inovação em uma empresa de varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-12-07T13:14:01Z2018-12-07T13:14:01Z2018-06-23info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdfapplication/pdf1249709http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/1/2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf8b1a263b4bbe8633761429c693926d1cMD5110483/211652018-12-07 11:14:01.234oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-12-07T13:14:01Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
title Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
spellingShingle Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
Menezes, Juliana Silva de
Big Data
Inovações tecnológicas
Lojas de varejo
title_short Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
title_full Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
title_fullStr Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
title_full_unstemmed Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
title_sort Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo
author Menezes, Juliana Silva de
author_facet Menezes, Juliana Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Juliana Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martin, Adriana Regina
contributor_str_mv Martin, Adriana Regina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Big Data
Inovações tecnológicas
Lojas de varejo
topic Big Data
Inovações tecnológicas
Lojas de varejo
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-07T13:14:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-12-07T13:14:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Juliana Silva de. Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/21165
identifier_str_mv MENEZES, Juliana Silva de. Big data como estratégia de inovação em uma empresa de varejo. 2018. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/21165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/21165/1/2018_JulianaSilvaDeMenezes_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
8b1a263b4bbe8633761429c693926d1c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907970800484352