Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel Andrade de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29715
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
id UNB-2_64eb603d9c7025265c0880dd31472992
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29715
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Matos, Daniel Andrade deChaves, Gabriel LyraMATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/29715Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.Na área de desenvolvimento de jogos, é comum que se diga que metodologias iterativas foram usadas, porém não há clareza ou demonstração destas afirmativas. O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia iterativa no desenvolvimento de mecânicas de um jogo, e por mecânica referindo-se a estabelecida pela estrutura conceitual do MDA (mecânica, dinâmica, estética) que define a mecânica como as regras do jogo, a dinâmica o comportamento do jogo enquanto é jogado e a estética a resposta emocional e as experiências do jogador enquanto joga. E esta metodologia iterativa consiste em uma iteração cíclica entre as etapas de conceitualização, prototipação, validação e avaliação, com o intuito de a cada ciclo o projeto é adaptado, a fim de atingir seu objetivo. Como resultado, obtém-se a adaptação e expansão de uma regra base, em um conjunto de mecânicas do jogo. Na conclusão, demonstra-se haver um delineamento difuso entre as etapas do ciclo de iteração, explicitando um comportamento sistêmico.Submitted by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-01-27T18:10:51Z No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-01-27T18:11:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-27T18:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)In the game development area, it is common to say that iterative methodologies were used, but there is no clarity or demonstration of these statements. The present work aims to apply an iterative methodology in the development of game mechanics, and mechanics referring here as established by the conceptual framework of MDA (mechanics, dynamics, aesthetics) that defines mechanics as the rules of the game, dynamics as the behavior of the game while it is being played and the aesthetics as the player's emotional response and experiences while playing. And this iterative methodology consists of a cyclic iteration between the stages of conceptualization, prototyping, validation, and evaluation, intending to adapt the project in each cycle, to achieve its objective. As a result, it is possible to adapt and expand a basic rule, in a set of game mechanics. In conclusion, it is demonstrated that there is a diffuse outline between the stages of the iteration cycle, explaining a systemic behavior.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMetodologia iterativaJogos - desenvolvimentoJogos eletrônicosProjetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-01-27T18:11:14Z2022-01-27T18:11:14Z2020-12-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdfapplication/pdf5522264http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/1/2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdfbf18cadcf6f458c33b3f148481a23805MD5110483/297152022-01-27 16:11:14.957oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-01-27T18:11:14Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
title Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
spellingShingle Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
Matos, Daniel Andrade de
Metodologia iterativa
Jogos - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
title_short Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
title_full Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
title_fullStr Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
title_full_unstemmed Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
title_sort Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
author Matos, Daniel Andrade de
author_facet Matos, Daniel Andrade de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Daniel Andrade de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Gabriel Lyra
contributor_str_mv Chaves, Gabriel Lyra
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Metodologia iterativa
Jogos - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
topic Metodologia iterativa
Jogos - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-27T18:11:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-27T18:11:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29715
identifier_str_mv MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/1/2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493170650873856