Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/29715 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020. |
id |
UNB-2_64eb603d9c7025265c0880dd31472992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/29715 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Matos, Daniel Andrade deChaves, Gabriel LyraMATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/29715Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020.Na área de desenvolvimento de jogos, é comum que se diga que metodologias iterativas foram usadas, porém não há clareza ou demonstração destas afirmativas. O presente trabalho tem como objetivo aplicar uma metodologia iterativa no desenvolvimento de mecânicas de um jogo, e por mecânica referindo-se a estabelecida pela estrutura conceitual do MDA (mecânica, dinâmica, estética) que define a mecânica como as regras do jogo, a dinâmica o comportamento do jogo enquanto é jogado e a estética a resposta emocional e as experiências do jogador enquanto joga. E esta metodologia iterativa consiste em uma iteração cíclica entre as etapas de conceitualização, prototipação, validação e avaliação, com o intuito de a cada ciclo o projeto é adaptado, a fim de atingir seu objetivo. Como resultado, obtém-se a adaptação e expansão de uma regra base, em um conjunto de mecânicas do jogo. Na conclusão, demonstra-se haver um delineamento difuso entre as etapas do ciclo de iteração, explicitando um comportamento sistêmico.Submitted by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-01-27T18:10:51Z No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2022-01-27T18:11:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)Made available in DSpace on 2022-01-27T18:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf: 5522264 bytes, checksum: bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 (MD5)In the game development area, it is common to say that iterative methodologies were used, but there is no clarity or demonstration of these statements. The present work aims to apply an iterative methodology in the development of game mechanics, and mechanics referring here as established by the conceptual framework of MDA (mechanics, dynamics, aesthetics) that defines mechanics as the rules of the game, dynamics as the behavior of the game while it is being played and the aesthetics as the player's emotional response and experiences while playing. And this iterative methodology consists of a cyclic iteration between the stages of conceptualization, prototyping, validation, and evaluation, intending to adapt the project in each cycle, to achieve its objective. As a result, it is possible to adapt and expand a basic rule, in a set of game mechanics. In conclusion, it is demonstrated that there is a diffuse outline between the stages of the iteration cycle, explaining a systemic behavior.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMetodologia iterativaJogos - desenvolvimentoJogos eletrônicosProjetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-01-27T18:11:14Z2022-01-27T18:11:14Z2020-12-04porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdfapplication/pdf5522264http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/1/2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdfbf18cadcf6f458c33b3f148481a23805MD5110483/297152022-01-27 16:11:14.957oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-01-27T18:11:14Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
title |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
spellingShingle |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa Matos, Daniel Andrade de Metodologia iterativa Jogos - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
title_short |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
title_full |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
title_fullStr |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
title_full_unstemmed |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
title_sort |
Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa |
author |
Matos, Daniel Andrade de |
author_facet |
Matos, Daniel Andrade de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Daniel Andrade de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Gabriel Lyra |
contributor_str_mv |
Chaves, Gabriel Lyra |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologia iterativa Jogos - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
topic |
Metodologia iterativa Jogos - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Habilitação em Programação Visual, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-27T18:11:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-27T18:11:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29715 |
identifier_str_mv |
MATOS, Daniel Andrade de. Projetando mecânicas de jogos com base em uma abordagem iterativa. 2020. 101 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/29715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29715/1/2020_DanielAndradeDeMatos_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 bf18cadcf6f458c33b3f148481a23805 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493170650873856 |