Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Thaísa da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/11839
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
id UNB-2_70bf734855480624edfe1b17f375de03
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/11839
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Galvão, Thaísa da SilvaDantas, Edmundo BrandãoGALVÃO, Thaísa da Silva. Marcas inseridas no entretenimento: um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/11839Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.O avanço tecnológico possibilitou ao consumidor burlar os tradicionais formatos de publicidade, o que fez com as empresas tivessem que buscar novas formas de se comunicar com o seu público-alvo. Uma dessas alternativas encontradas foi o Product Placement, que permite que as marcas se insiram dentro das produções de entretenimento, de maneira que sejam atreladas às narrativas e apresentadas ao consumidor de uma forma mais prazerosa e menos invasiva, uma vez que busca diminuir a interrupção de um momento de lazer do público e, assim, abordá-lo quando se encontra em estado de maior descontração, em que estaria mais aberto a aceitar a mensagem que lhe está sendo transmitida. Na tentativa de compreender melhor como o mercado brasileiro se adaptou a essa técnica, o presente estudo analisa a inserção de marcas na telenovela brasileira “Império”, exibida ao longo de 2014 e 2015 na emissora Rede Globo. A partir do estudo, foi possível observar que o Product Placement parece não ter seu potencial inteiramente explorado. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTTechnological advances enabled the consumer to avoid traditional advertising formats, consequently the companies had to seek new ways to communicate with their target. One alternative found was Product Placement, that allows brands to enter into the entertainment productions, in a way that they are tied to the narrative and presented to the consumer in a more pleasant and less invasive way, as it seeks to reduce the interruption of pubic´s leisure moment, so they would be approached during a state of greater relaxation, in which they would be more open to accepting the message that is being transmitted. In an attempt to understand better how the Brazilian market has adapted to this technique, the present study analyzes the insertion of marks in the brazilian soap opera "Empire", shown over 2014 and 2015 at Rede Globo. In the study, it was observed that the Product Placement seemed not to have its potential entirely explored.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-11-27T18:30:38Z No. of bitstreams: 1 2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf: 11247990 bytes, checksum: 5df9bb509238056b8fa7a1de0f8f4758 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-04T18:16:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf: 11247990 bytes, checksum: 5df9bb509238056b8fa7a1de0f8f4758 (MD5)Made available in DSpace on 2016-02-04T18:16:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf: 11247990 bytes, checksum: 5df9bb509238056b8fa7a1de0f8f4758 (MD5)Product placementTelenovelasPublicidadeMarcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-02-04T18:16:04Z2016-02-04T18:16:04Z2016-02-04T18:16:04Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdfapplication/pdf11247990http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/1/2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf5df9bb509238056b8fa7a1de0f8f4758MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/5/license.txteaca214dd807782784b63ccbee040d0dMD5510483/118392016-02-04 16:16:04.405oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712016-02-04T18:16:04Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
title Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
spellingShingle Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
Galvão, Thaísa da Silva
Product placement
Telenovelas
Publicidade
title_short Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
title_full Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
title_fullStr Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
title_full_unstemmed Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
title_sort Marcas inseridas no entretenimento : um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”
author Galvão, Thaísa da Silva
author_facet Galvão, Thaísa da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Thaísa da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Product placement
Telenovelas
Publicidade
topic Product placement
Telenovelas
Publicidade
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-04T18:16:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-04T18:16:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-04T18:16:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GALVÃO, Thaísa da Silva. Marcas inseridas no entretenimento: um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/11839
identifier_str_mv GALVÃO, Thaísa da Silva. Marcas inseridas no entretenimento: um análise da aplicação de Product Placement na telenovela “Império”. 2015. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/11839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/1/2015_ThaisadaSilvaGalvao.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/11839/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df9bb509238056b8fa7a1de0f8f4758
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
eaca214dd807782784b63ccbee040d0d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907858350145536