Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Anderson Campos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/6529
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
id UNB-2_71c5fd02ad5413cf8062b1c73b1f9b07
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/6529
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Cardoso, Anderson CamposAlmeida, Rodrigo Bonifácio deCastanho, Carla DeniseCARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6529Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo virtual dos jogos eletrônicos. Celulares, tablets, computadores, televisores são alguns exemplos de dispositivos que comportam esta mídia. Lojas de distribuição digital (como Apple Store, Google Play, Steam, etc) permitem que jogos eletrônicos possam ser facilmente comercializados em todo mundo. Além disto, existem inúmeras ferramentas gratuitas, ou de baixo custo, para desenvolvimento de games. Este cenário fomenta um crescente número de novas empresas, e pequenos grupos, na indústria de jogos eletrônicos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos não é uma tarefa trivial, exige-se um forte conhecimento técnico na área de computação. Neste contexto, esta monografia apresenta o software Bonsai, um plugin de progra- mação gráfica para o motor de jogos eletrônicos Unity 3D que dispensa a necessidade de conhecimento de programação. O objetivo é possibilitar a rápida produção de jogos, principalmente por grupos que não possuem uma equipe de programação, de uma maneira simples e intuitiva, através da criação e determinação de comportamentos de objetos via interface gráfica. O Bonsai fornece uma abstração do código específico do jogo em forma de árvore, que permite configuração em tempo de execução, visualização dos passos de execução, criação de novas estruturas via programação e reutilização de comportamentos em outros objetos e projetos. _______________________________________________________________________ ABSTRACTPeople are increasingly immersed in the virtual world of video games. Cell phones, tablets, computers, televisions are examples of devices that enable this media. Digital distribution stores (like Apple Store, Google Play, Steam, etc) allow electronic games to be easily marketed worldwide. Moreover, there are numerous free, or low cost, tools for game development. This setting fosters a growing number of new companies and small groups in the game industry. However, game development is not a trivial task, it requires a strong expertise in the field of computing. In this context, this work presents the Bonsai tool, a visual programming plugin for the Unity 3D game engine which does not require programming skills. The main goal is to enable rapid production of games, especially by groups that do not have a programming team, in a simple and intuitive way, by creating and determining object’s behaviour with a graphical user interface. Bonsai provides an abstraction of the game’s specific code as a tree structure, which enables run-time configuration, visualization of execution’s steps, programmatically creating new structures and reuse of behaviors in others objects and projects.Submitted by Letícia Gomes T. da Silva (leticiagomes.silva.07@gmail.com) on 2013-11-01T18:09:13Z No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-11-07T11:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-07T11:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Software de aplicação - desenvolvimentoJogos eletrônicosBonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-11-07T11:12:09Z2013-11-07T11:12:09Z2013-11-07T11:12:09Z2013-03-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_AndersonCamposCardoso.pdf2013_AndersonCamposCardoso.pdfapplication/pdf2585174http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/1/2013_AndersonCamposCardoso.pdf6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17baMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/2/license_urlc0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream24332http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/4/license_rdf306824103cdab5a2460a7737d9c97e69MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/5/license.txt82c1608e8ff5e8e82548e5b3fe545848MD5510483/65292014-07-29 21:23:28.043oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-07-30T00:23:28Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
title Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
spellingShingle Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
Cardoso, Anderson Campos
Software de aplicação - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
title_short Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
title_full Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
title_fullStr Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
title_full_unstemmed Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
title_sort Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
author Cardoso, Anderson Campos
author_facet Cardoso, Anderson Campos
author_role author
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv Almeida, Rodrigo Bonifácio de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Anderson Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Carla Denise
contributor_str_mv Castanho, Carla Denise
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Software de aplicação - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
topic Software de aplicação - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-11-07T11:12:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-11-07T11:12:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-07T11:12:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/6529
identifier_str_mv CARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/6529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/1/2013_AndersonCamposCardoso.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba
c0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
306824103cdab5a2460a7737d9c97e69
82c1608e8ff5e8e82548e5b3fe545848
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492923270823936