Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/6529 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013. |
id |
UNB-2_71c5fd02ad5413cf8062b1c73b1f9b07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/6529 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Cardoso, Anderson CamposAlmeida, Rodrigo Bonifácio deCastanho, Carla DeniseCARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/6529Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013.As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo virtual dos jogos eletrônicos. Celulares, tablets, computadores, televisores são alguns exemplos de dispositivos que comportam esta mídia. Lojas de distribuição digital (como Apple Store, Google Play, Steam, etc) permitem que jogos eletrônicos possam ser facilmente comercializados em todo mundo. Além disto, existem inúmeras ferramentas gratuitas, ou de baixo custo, para desenvolvimento de games. Este cenário fomenta um crescente número de novas empresas, e pequenos grupos, na indústria de jogos eletrônicos. Entretanto, o desenvolvimento de jogos eletrônicos não é uma tarefa trivial, exige-se um forte conhecimento técnico na área de computação. Neste contexto, esta monografia apresenta o software Bonsai, um plugin de progra- mação gráfica para o motor de jogos eletrônicos Unity 3D que dispensa a necessidade de conhecimento de programação. O objetivo é possibilitar a rápida produção de jogos, principalmente por grupos que não possuem uma equipe de programação, de uma maneira simples e intuitiva, através da criação e determinação de comportamentos de objetos via interface gráfica. O Bonsai fornece uma abstração do código específico do jogo em forma de árvore, que permite configuração em tempo de execução, visualização dos passos de execução, criação de novas estruturas via programação e reutilização de comportamentos em outros objetos e projetos. _______________________________________________________________________ ABSTRACTPeople are increasingly immersed in the virtual world of video games. Cell phones, tablets, computers, televisions are examples of devices that enable this media. Digital distribution stores (like Apple Store, Google Play, Steam, etc) allow electronic games to be easily marketed worldwide. Moreover, there are numerous free, or low cost, tools for game development. This setting fosters a growing number of new companies and small groups in the game industry. However, game development is not a trivial task, it requires a strong expertise in the field of computing. In this context, this work presents the Bonsai tool, a visual programming plugin for the Unity 3D game engine which does not require programming skills. The main goal is to enable rapid production of games, especially by groups that do not have a programming team, in a simple and intuitive way, by creating and determining object’s behaviour with a graphical user interface. Bonsai provides an abstraction of the game’s specific code as a tree structure, which enables run-time configuration, visualization of execution’s steps, programmatically creating new structures and reuse of behaviors in others objects and projects.Submitted by Letícia Gomes T. da Silva (leticiagomes.silva.07@gmail.com) on 2013-11-01T18:09:13Z No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-11-07T11:12:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Made available in DSpace on 2013-11-07T11:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AndersonCamposCardoso.pdf: 2585174 bytes, checksum: 6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba (MD5)Software de aplicação - desenvolvimentoJogos eletrônicosBonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3Dinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-11-07T11:12:09Z2013-11-07T11:12:09Z2013-11-07T11:12:09Z2013-03-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2013_AndersonCamposCardoso.pdf2013_AndersonCamposCardoso.pdfapplication/pdf2585174http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/1/2013_AndersonCamposCardoso.pdf6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17baMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/2/license_urlc0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream24332http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/4/license_rdf306824103cdab5a2460a7737d9c97e69MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/5/license.txt82c1608e8ff5e8e82548e5b3fe545848MD5510483/65292014-07-29 21:23:28.043oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-07-30T00:23:28Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
title |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
spellingShingle |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D Cardoso, Anderson Campos Software de aplicação - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
title_short |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
title_full |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
title_fullStr |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
title_full_unstemmed |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
title_sort |
Bonsai : um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D |
author |
Cardoso, Anderson Campos |
author_facet |
Cardoso, Anderson Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorco.none.fl_str_mv |
Almeida, Rodrigo Bonifácio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Anderson Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castanho, Carla Denise |
contributor_str_mv |
Castanho, Carla Denise |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Software de aplicação - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
topic |
Software de aplicação - desenvolvimento Jogos eletrônicos |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-11-07T11:12:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-11-07T11:12:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-07T11:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6529 |
identifier_str_mv |
CARDOSO, Anderson Campos. Bonsai: um editor de programação gráfica para o motor de jogos Unity 3D. 2013. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/6529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/1/2013_AndersonCamposCardoso.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/6529/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6de0ff58f77ddd2f9016d1d98cba17ba c0b3e2a72fe5e4b72fa5798bb22cd3a3 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 306824103cdab5a2460a7737d9c97e69 82c1608e8ff5e8e82548e5b3fe545848 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907796313243648 |