Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24029 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019. |
id |
UNB-2_770fdfd7ae8dd71b6a37bae982b08dbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24029 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Araújo, Gabriel Lago deDimitrov, EduardoARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24029Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.A música está inserida nos mais diversos ambientes sociais, sendo uma importante manifestação cultural. Como cultura, ela não se origina por conta própria. Se a música apresenta certa configuração em certo ambiente, é porque é resultado de uma ação humana que também foi influenciada anteriormente, através de gostos que estão relacionados com as posições sociais dos indivíduos. As últimas décadas ainda apresentaram a esse indivíduo uma série de inovações tecnológicas que pouco a pouco modificaram sua experiência com a música, tanto em relação a sua produção quanto a sua reprodução. O surgimento da internet foi uma dessas inovações. E, a partir dela, se popularizaria um gênero musical até então recente, derivado do já não tão novo “funk”. A internet, aliada a outros fatores (como um período de maior poder de consumo de classes mais baixas), ajudaria o funk ostentação a alcançar uma visibilidade significativa, principalmente através dos videoclipes. Ainda que esse gênero tenha se enfraquecido, o sucesso que obteve em seu auge gerou consequências positivas para o funk em geral. Através de plataformas online de música e vídeo, essa música foi encontrando espaço para se tornar ainda mais popular, abrindo espaço para novos subgêneros que pudessem continuar o legado deixado pelo funk ostentação.Submitted by Ana Elvira Valadares Carvalho do Nascimento Melo (anaelviramelo7@gmail.com) on 2020-04-15T18:39:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-18T20:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-18T20:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Music is inserted in the most different social environments, being an important cultural expression. As culture, it does not originate on its own. If music has a certain configuration in a certain environment, it is because music is the result of a human action that was also influenced previously, through tastes that are related to the subject’s social status. Besides that, last decades introduced to this subject a series of technological innovations that little by little modified their experience with the music, as much in relation to its production as its reproduction. The emergence of the internet was one of these innovations. And from it, it would be popularized a new musical genre, derived from the old “brazilian funk". The internet, allied to other factors (such as a period of greater power consumption by lower classes), would help “ostentation funk” to achieve significant visibility, especially through music videos. Although this genre has been weakened, the success that it obtained at its peak generated positive consequences for “brazilian funk”. Over online music and video platforms, this kind of song found a propitious environment to become even more popular, making room for new subgenres that could continue the legacy left by “ostentation funk”.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessFunk (Música)Música popular - BrasilIndivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-18T20:06:22Z2020-05-18T20:06:22Z2019-02-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/3/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream9http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/2/license_rdf42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52ORIGINAL2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdfapplication/pdf430838http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/1/2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdface84adf1c9d823e60939fb0538f73c5MD5110483/240292020-05-18 17:06:22.297oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-18T20:06:22Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
title |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
spellingShingle |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação Araújo, Gabriel Lago de Funk (Música) Música popular - Brasil |
title_short |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
title_full |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
title_fullStr |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
title_full_unstemmed |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
title_sort |
Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação |
author |
Araújo, Gabriel Lago de |
author_facet |
Araújo, Gabriel Lago de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Gabriel Lago de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dimitrov, Eduardo |
contributor_str_mv |
Dimitrov, Eduardo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Funk (Música) Música popular - Brasil |
topic |
Funk (Música) Música popular - Brasil |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-18T20:06:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-18T20:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24029 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
An error occurred getting the license - uri. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/3/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/2/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/1/2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493105231265792 |