Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Gabriel Lago de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24029
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
id UNB-2_770fdfd7ae8dd71b6a37bae982b08dbc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24029
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Araújo, Gabriel Lago deDimitrov, EduardoARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24029Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.A música está inserida nos mais diversos ambientes sociais, sendo uma importante manifestação cultural. Como cultura, ela não se origina por conta própria. Se a música apresenta certa configuração em certo ambiente, é porque é resultado de uma ação humana que também foi influenciada anteriormente, através de gostos que estão relacionados com as posições sociais dos indivíduos. As últimas décadas ainda apresentaram a esse indivíduo uma série de inovações tecnológicas que pouco a pouco modificaram sua experiência com a música, tanto em relação a sua produção quanto a sua reprodução. O surgimento da internet foi uma dessas inovações. E, a partir dela, se popularizaria um gênero musical até então recente, derivado do já não tão novo “funk”. A internet, aliada a outros fatores (como um período de maior poder de consumo de classes mais baixas), ajudaria o funk ostentação a alcançar uma visibilidade significativa, principalmente através dos videoclipes. Ainda que esse gênero tenha se enfraquecido, o sucesso que obteve em seu auge gerou consequências positivas para o funk em geral. Através de plataformas online de música e vídeo, essa música foi encontrando espaço para se tornar ainda mais popular, abrindo espaço para novos subgêneros que pudessem continuar o legado deixado pelo funk ostentação.Submitted by Ana Elvira Valadares Carvalho do Nascimento Melo (anaelviramelo7@gmail.com) on 2020-04-15T18:39:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-05-18T20:06:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-18T20:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) 2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf: 430838 bytes, checksum: ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5 (MD5)Music is inserted in the most different social environments, being an important cultural expression. As culture, it does not originate on its own. If music has a certain configuration in a certain environment, it is because music is the result of a human action that was also influenced previously, through tastes that are related to the subject’s social status. Besides that, last decades introduced to this subject a series of technological innovations that little by little modified their experience with the music, as much in relation to its production as its reproduction. The emergence of the internet was one of these innovations. And from it, it would be popularized a new musical genre, derived from the old “brazilian funk". The internet, allied to other factors (such as a period of greater power consumption by lower classes), would help “ostentation funk” to achieve significant visibility, especially through music videos. Although this genre has been weakened, the success that it obtained at its peak generated positive consequences for “brazilian funk”. Over online music and video platforms, this kind of song found a propitious environment to become even more popular, making room for new subgenres that could continue the legacy left by “ostentation funk”.An error occurred getting the license - uri.info:eu-repo/semantics/openAccessFunk (Música)Música popular - BrasilIndivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-05-18T20:06:22Z2020-05-18T20:06:22Z2019-02-26porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/3/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/octet-stream9http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/2/license_rdf42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52ORIGINAL2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdfapplication/pdf430838http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/1/2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdface84adf1c9d823e60939fb0538f73c5MD5110483/240292020-05-18 17:06:22.297oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-05-18T20:06:22Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
title Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
spellingShingle Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
Araújo, Gabriel Lago de
Funk (Música)
Música popular - Brasil
title_short Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
title_full Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
title_fullStr Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
title_full_unstemmed Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
title_sort Indivíduo, música e plataforma : o caso do Funk Ostentação
author Araújo, Gabriel Lago de
author_facet Araújo, Gabriel Lago de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Gabriel Lago de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dimitrov, Eduardo
contributor_str_mv Dimitrov, Eduardo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Funk (Música)
Música popular - Brasil
topic Funk (Música)
Música popular - Brasil
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-18T20:06:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-18T20:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24029
identifier_str_mv ARAÚJO, Gabriel Lago de. Indivíduo, música e plataforma: o caso do Funk Ostentação. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/3/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/2/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24029/1/2019_GabrielLagoDeAraujo_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff
ace84adf1c9d823e60939fb0538f73c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493105231265792