Pega a visão! : o arquétipo do paraíso nos videoclipes do funk ostentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sionelly
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/84958
Resumo: Orientador: Hertz Wendel de Camargo
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spelling Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoCamargo, Hertez Wendel deLeite, Sionelly2023-11-17T22:33:17Z2023-11-17T22:33:17Z2023https://hdl.handle.net/1884/84958Orientador: Hertz Wendel de CamargoTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa : Curitiba, 29/05/2023Inclui referências: p. 161-71Resumo: O funk ostentação, subgênero do funk brasileiro, é um ritmo musical dançante que teve o videoclipe como palco e escalada para o sucesso, lugar de onde podemos ouvir não só a letra, mas também ver símbolos da vida social em atividade, e assim chegar a buscas arquetípicas. A questão central desta tese aponta que há um paraíso simbolizado nos videoclipes de funk ostentação, e para a investigação se viu necessário: a) situar o funk ostentação no contexto histórico e social do funk brasileiro; b) analisar a simbologia dos sonhos a partir de questões do consumo e do imaginário; c) empregar os mitos enquanto fontes de análise de manifestações simbólicas humanas; e com isso d) fortalecer o movimento funk dentro dos cenários acadêmico e musical brasileiro. Adotou-se o método de pesquisa qualitativo, partindo da I) revisão bibliográfica; da II) pesquisa documental; e III) como método para análise dos videoclipes, optou-se pela análise fílmica, tendo como corpus três videoclipes lançados na plataforma digital YouTube entre os anos 2011 e 2015, a "época de ouro" do funk ostentação: 1) "São Paulo" (2013), do MC Daleste; 2) "É bem assim que a gente tá" (2013), do MC Tchesko; e 3) "Eu sou patrão não funcionário" (2014), do Menor do Chapa. A análise dos videoclipes se deu em três etapas: 1) a decupagem, que se trata da descrição geral do vídeo; 2) a análise da canção, ou seja, da letra da música, pela análise de conteúdo (AC), com apoio principalmente da literatura de Laurence Bardin (2016); e 3) a análise visual dos videoclipes, que, dissociados em fotografias, foram interpretados a partir de conceitos da fotografia, sendo eles: a) composição, b) profundidade de campo e c) iluminação. A tese traz uma perspectiva histórica-social do funk brasileiro, partindo de uma caminhada bibliográfica e documental apoiada principalmente em Vianna (1987), Palombini (2013), Essinger (2005), Lopes (2010) e Passos (2016). Também trata do imaginário sobre o consumo pelo viés da publicidade, apoiada principalmente nos estudos da Antropologia da Comunicação, de Everardo Rocha (1995, 2010); também recorre à Psicologia Analítica, com Carl Jung (2014) e os estudos sobre a psique, a linguagem dos sonhos e os arquétipos; traz à discussão a sociedade do hiperconsumo e a felicidade paradoxal, a partir da Filosofia do francês Gilles Lipovetsky (2007); e se utiliza dos estudos da religião e do mito, com Bulfinch (2002), Novak (1999), Sousa (2014), Margioti (2020) e Follmann e Scarlatelli (2006), na busca da simbologia que remete ao paraíso descrito em práticas religiosas e em cenas míticas. Por fim, a pesquisa traz um contexto histórico-social do videoclipe, com Armes (1999), Barbosa (2013) e Soares (2013).Abstract: 'Funk Ostentação', a subgenre of Brazilian funk, is a danceable musical rhythm that had the music video as the stage and climb to success, a place from which we can hear not only the lyrics, but also see symbols of social life in action, and thus arrive at archetypal quests. The central issue of this thesis points out that there is a paradise symbolized in 'funk ostentação' music videos, and for the investigation it was necessary to: a) place 'funk ostentação' in the historical and social context of Brazilian funk; b) analyze the symbology of dreams based on consumption and imaginary issues; c) employ myths as sources of analysis of human symbolic manifestations; and with that d) strengthen the funk movement within the Brazilian academic and musical scene. A qualitative research method was adopted, starting from I) bibliographic review; II) documentary research; and III) as a method for analyzing the video clips, film analysis was chosen, having as a corpus three video clips released on the YouTube digital platform between 2011 and 2015, the "golden age" of ostentatious funk: 1) "São Paulo" (2013), by MC Daleste; 2) "That's how we are" (2013), by MC Tchesko; 3) "I am a non-employee boss" (2014), by 'Menor do Chapa'. The analysis of the video clips took place in three stages: 1) decoupage, which is the general description of the video; 2) the analysis of the song, that is, the lyrics of the song, through content analysis (CA), with support mainly from the literature of Laurence Bardin (2016); 3) the visual analysis of the video clips, which, dissociated into photographs, were interpreted from concepts of photography, namely: a) composition, b) depth of field and c) lighting. The thesis brings a historical-social perspective of Brazilian funk, starting from a bibliographical and documentary journey supported mainly by Vianna (1987), Palombini (2013), Essinger (2005), Lopes (2010) and Passos (2016). It also deals with the imaginary about consumption through advertising, based mainly on studies of Communication Anthropology, by Everardo Rocha (1995, 2010); it also uses Analytical Psychology, with Carl Jung (2014) and studies on the Psyche, the language of dreams and archetypes; brings to discussion the society of hyperconsumption and paradoxical happiness, based on the Philosophy of the Frenchman Gilles Lipovetsky (2007); and uses studies of Religion and myth, with Bulfinch (2002), Novak (1999), Sousa (2014), Margiotti (2020) and Follmann and Scarlatelli (2006), in search of the symbology that refers to the paradise described in practices religious and mythical scenes. Finally, the research brings a historical-social context of the music video, with Armes (1999), Barbosa (2013) and Soares (2013).1 recurso online : PDF.application/pdfComunicaçãoFunk (Música)ImaginarioComunicaçãoPega a visão! : o arquétipo do paraíso nos videoclipes do funk ostentaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - SIONELLY LEITE DA SILVA LUCENA.pdfapplication/pdf10081299https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/84958/1/R%20-%20T%20-%20SIONELLY%20LEITE%20DA%20SILVA%20LUCENA.pdf627dbcb18d82512f4367681420cd6347MD51open access1884/849582023-11-17 19:33:17.818open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/84958Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-17T22:33:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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