Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2180 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011. |
id |
UNB-2_7e68221909600981878084e97abf58ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/2180 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Silveira, Arildo Louzano daVieira, Vanauey FerreiraAlbuquerque, Pedro Henrique MeloSpezia, Domingos SávioSILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2180Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.Tarauacá foi fundada em 1907, sua população total é de 35.058 habitantes; Contribuem para o movimento da economia os ramos de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo de borracha, madeira, e frutas. Há indústrias de móveis, cerâmicas, artefatos de cimento, moagem e torrefação de café, sendo prevista para este primeiro semestre de 2011 a instalação de uma indústria de compensados de madeira. Conta com serviços de navegação e tem uma boa infra-estrutura para turismo. Durante o período chuvoso, o município fica isolado da capital via terrestre, por causa das precárias condições da BR-364, que só deve estar totalmente pavimentada no final do ano de 2011. O Objetivo Geral deste estudo foi verificar o grau de conhecimento e de utilização das ferramentas "4Ps" de marketing nas empresas de comércio varejista, da área central da cidade de Tarauacá. A Cidade tem muito espaço para desenvolver-se economicamente; as novas oportunidades e ameaças a serem geradas pela conclusão da pavimentação da BR 364 exigem uma postura profissional por parte dos empresários do ramo de comércio varejista, seja para crescerem com o mercado, seja para se defenderem de novos concorrentes. A população pesquisada foi escolhida por conter a maior concentração de estabelecimentos comerciais do município. A coleta de dados se deu nos meses de fevereiro e março de 2011. Verificou-se que apenas 10% das empresas pesquisadas apresentam evidências de planejamento alinhado aos 4 Ps e que somente 16% dos entrevistados escolheram a melhor definição de marketing, indicando que, em geral, não há uma prática planejada dos componentes do composto 4 Ps. Recomenda-se um estudo mais aprofundado e um programa de divulgação e treinamento em Marketing, para que o mercado de Tarauacá possa ser mais bem explorado e assim garantir um desenvolvimento econômico e social mais favorável à população.Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2011-11-30T18:42:43Z No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Approved for entry into archive by Elzi Bittencourt(elzi@bce.unb.br) on 2011-12-02T12:07:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Made available in DSpace on 2011-12-02T12:07:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Planejamento estratégicoMarketing - planejamentoMarketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-12-02T12:07:37Z2011-12-02T12:07:37Z2011-12-02T12:07:37Z2011-04-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdfapplication/pdf591088http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/1/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdfb15d1702a08ce2de6148a00706deda31MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23115http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/3/license_textec3783401c55aba9b2c045380c0dd4b3MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20337http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/4/license_rdf1485691ce20485471fe59ad1ac24bf0fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1876http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/5/license.txt35c663431bb8a6e2b9fc22ddba1cb39bMD55TEXT2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txt2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txttext/plain58651http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/6/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txtf502cde3218f9ca2944905ca2efc45b7MD5610483/21802013-02-05 09:00:25.495oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-02-05T11:00:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
title |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
spellingShingle |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá Silveira, Arildo Louzano da Planejamento estratégico Marketing - planejamento |
title_short |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
title_full |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
title_fullStr |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
title_full_unstemmed |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
title_sort |
Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá |
author |
Silveira, Arildo Louzano da |
author_facet |
Silveira, Arildo Louzano da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Arildo Louzano da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Vanauey Ferreira Albuquerque, Pedro Henrique Melo Spezia, Domingos Sávio |
contributor_str_mv |
Vieira, Vanauey Ferreira Albuquerque, Pedro Henrique Melo Spezia, Domingos Sávio |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Marketing - planejamento |
topic |
Planejamento estratégico Marketing - planejamento |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011-04-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-12-02T12:07:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-12-02T12:07:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-02T12:07:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2180 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/2180 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/1/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/6/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 5134edb0a80711cbbaa5247c36025151 ec3783401c55aba9b2c045380c0dd4b3 1485691ce20485471fe59ad1ac24bf0f 35c663431bb8a6e2b9fc22ddba1cb39b f502cde3218f9ca2944905ca2efc45b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907748574724096 |