Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Arildo Louzano da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/2180
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
id UNB-2_7e68221909600981878084e97abf58ed
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/2180
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silveira, Arildo Louzano daVieira, Vanauey FerreiraAlbuquerque, Pedro Henrique MeloSpezia, Domingos SávioSILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2180Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.Tarauacá foi fundada em 1907, sua população total é de 35.058 habitantes; Contribuem para o movimento da economia os ramos de agricultura, pecuária, pesca e extrativismo de borracha, madeira, e frutas. Há indústrias de móveis, cerâmicas, artefatos de cimento, moagem e torrefação de café, sendo prevista para este primeiro semestre de 2011 a instalação de uma indústria de compensados de madeira. Conta com serviços de navegação e tem uma boa infra-estrutura para turismo. Durante o período chuvoso, o município fica isolado da capital via terrestre, por causa das precárias condições da BR-364, que só deve estar totalmente pavimentada no final do ano de 2011. O Objetivo Geral deste estudo foi verificar o grau de conhecimento e de utilização das ferramentas "4Ps" de marketing nas empresas de comércio varejista, da área central da cidade de Tarauacá. A Cidade tem muito espaço para desenvolver-se economicamente; as novas oportunidades e ameaças a serem geradas pela conclusão da pavimentação da BR 364 exigem uma postura profissional por parte dos empresários do ramo de comércio varejista, seja para crescerem com o mercado, seja para se defenderem de novos concorrentes. A população pesquisada foi escolhida por conter a maior concentração de estabelecimentos comerciais do município. A coleta de dados se deu nos meses de fevereiro e março de 2011. Verificou-se que apenas 10% das empresas pesquisadas apresentam evidências de planejamento alinhado aos 4 Ps e que somente 16% dos entrevistados escolheram a melhor definição de marketing, indicando que, em geral, não há uma prática planejada dos componentes do composto 4 Ps. Recomenda-se um estudo mais aprofundado e um programa de divulgação e treinamento em Marketing, para que o mercado de Tarauacá possa ser mais bem explorado e assim garantir um desenvolvimento econômico e social mais favorável à população.Submitted by Larissa da Costa e Silva (larissadacostaesilva@gmail.com) on 2011-11-30T18:42:43Z No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Approved for entry into archive by Elzi Bittencourt(elzi@bce.unb.br) on 2011-12-02T12:07:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Made available in DSpace on 2011-12-02T12:07:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf: 591088 bytes, checksum: b15d1702a08ce2de6148a00706deda31 (MD5)Planejamento estratégicoMarketing - planejamentoMarketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-12-02T12:07:37Z2011-12-02T12:07:37Z2011-12-02T12:07:37Z2011-04-09info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdfapplication/pdf591088http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/1/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdfb15d1702a08ce2de6148a00706deda31MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream23115http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/3/license_textec3783401c55aba9b2c045380c0dd4b3MD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20337http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/4/license_rdf1485691ce20485471fe59ad1ac24bf0fMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1876http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/5/license.txt35c663431bb8a6e2b9fc22ddba1cb39bMD55TEXT2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txt2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txttext/plain58651http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/6/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txtf502cde3218f9ca2944905ca2efc45b7MD5610483/21802013-02-05 09:00:25.495oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-02-05T11:00:25Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
title Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
spellingShingle Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
Silveira, Arildo Louzano da
Planejamento estratégico
Marketing - planejamento
title_short Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
title_full Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
title_fullStr Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
title_full_unstemmed Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
title_sort Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá
author Silveira, Arildo Louzano da
author_facet Silveira, Arildo Louzano da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Arildo Louzano da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Vanauey Ferreira
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Spezia, Domingos Sávio
contributor_str_mv Vieira, Vanauey Ferreira
Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Spezia, Domingos Sávio
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Planejamento estratégico
Marketing - planejamento
topic Planejamento estratégico
Marketing - planejamento
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Administração, Curso de graduação em Administração a distância, 2011.
publishDate 2011
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2011-04-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-12-02T12:07:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-12-02T12:07:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-12-02T12:07:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/2180
identifier_str_mv SILVEIRA, Arildo Louzano da. Marketing nas empresas do comércio varejista da área central da cidade de Tarauacá. 2011. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/2180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/1/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2180/6/2011_ArildoLouzanodaSilveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b15d1702a08ce2de6148a00706deda31
5134edb0a80711cbbaa5247c36025151
ec3783401c55aba9b2c045380c0dd4b3
1485691ce20485471fe59ad1ac24bf0f
35c663431bb8a6e2b9fc22ddba1cb39b
f502cde3218f9ca2944905ca2efc45b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907748574724096