Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Matheus Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28798
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
id UNB-2_80bdcf7c26bf112ab49bfa2d47a33e1b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28798
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Teixeira, Matheus SousaCodá, Renato CalhauTEIXEIRA, Matheus Sousa. Análise de comentários de vídeos virais: percepção de marca de grandes redes de fast-food. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/28798Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.O presente estudo buscou entender, por meio de comentários online em vídeos virais, a percepção de marca de empresas de fast-food no Brasil. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem qualitativa com a utilização do método de análise de conteúdo para examinar as postagens disponíveis de usuários na plataforma Youtube. Para a realização da pesquisa foi necessário: separar vídeos virais com base no número de visualizações; extrair comentários utilizando a ferramenta Youtube Data Tools com o módulo Video Info and Comments; refinar os comentários baseando-se em popularidade; categorizar com fundamento em Wendt, Griesbaum e Kölle (2016); e analisar as informações. A amostra somou seis vídeos (três para cada empresa), com um total de 1.819 postagens avaliadas. Como resultados tem-se que aspectos como marca e conteúdo de vídeo são os mais presentes nas postagens dos usuários, que há certa cultura de discussão entre os participantes da plataforma e que o Burger King possui praticamente o dobro de avaliações positivas à sua marca em comparação com seu concorrente Mcdonald’s. Para futuras pesquisas é recomendado que haja uma amostra mais variada de setores e uma combinação entre informações tanto dos utilizadores da plataforma quanto das empresas analisadas para fornecer um estudo completo do sucesso das campanhas virais. O estudo contribui academicamente para uma maior compreensão dos impactos do marketing viral no Youtube, visto a pouca produção desse tema no país.Submitted by Amanda Marto (martoamanda2@gmail.com) on 2021-10-06T02:37:48Z No. of bitstreams: 1 2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf: 939463 bytes, checksum: 46aa906a8da3e0ed820d01ba4185b9fc (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2021-10-06T12:13:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf: 939463 bytes, checksum: 46aa906a8da3e0ed820d01ba4185b9fc (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-06T12:13:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf: 939463 bytes, checksum: 46aa906a8da3e0ed820d01ba4185b9fc (MD5)This study sought to understand, through online comments on viral videos, the brand perception of fast-food companies in Brazil. To achieve this goal, a qualitative approach was used with the use of the content analysis method to examine the posts available to users on the Youtube platform. To carry out the research, it was necessary to: separate viral videos based on the number of views; extract comments using the Youtube Data Tools tool with the Video Info and Comments module; refine comments based on popularity; categorize based on Wendt, Griesbaum and Kölle (2016); and analyze the information. The sample totaled six videos (three for each company), with a total of 1,819 posts evaluated. As a result, aspects such as brand and video content are most present in users' posts, that there is a certain culture of discussion among platform participants and that Burger King has almost twice as many positive reviews of its brand in comparison. with its competitor Mcdonald's. For future research it is recommended that there is a more varied sample of sectors and a combination of information from both users of the platform and the companies analyzed to provide a complete study of the success of viral campaigns. The study contributes academically to a greater understanding of the impacts of viral marketing on Youtube, given the low production of this topic in the country.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessYouTube (Site de vídeos)Marca de produtosMídia socialCampanhas publicitáriasMarketing digitalFast foodAnálise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-foodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-10-06T12:13:40Z2021-10-06T12:13:40Z2021-05-14porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28798/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdfapplication/pdf939463http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28798/1/2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf46aa906a8da3e0ed820d01ba4185b9fcMD5110483/287982021-10-06 09:13:40.858oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-10-06T12:13:40Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
title Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
spellingShingle Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
Teixeira, Matheus Sousa
YouTube (Site de vídeos)
Marca de produtos
Mídia social
Campanhas publicitárias
Marketing digital
Fast food
title_short Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
title_full Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
title_fullStr Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
title_full_unstemmed Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
title_sort Análise de comentários de vídeos virais : percepção de marca de grandes redes de fast-food
author Teixeira, Matheus Sousa
author_facet Teixeira, Matheus Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Matheus Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Codá, Renato Calhau
contributor_str_mv Codá, Renato Calhau
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv YouTube (Site de vídeos)
Marca de produtos
Mídia social
Campanhas publicitárias
Marketing digital
Fast food
topic YouTube (Site de vídeos)
Marca de produtos
Mídia social
Campanhas publicitárias
Marketing digital
Fast food
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-05-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-06T12:13:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-06T12:13:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Matheus Sousa. Análise de comentários de vídeos virais: percepção de marca de grandes redes de fast-food. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28798
identifier_str_mv TEIXEIRA, Matheus Sousa. Análise de comentários de vídeos virais: percepção de marca de grandes redes de fast-food. 2021. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28798/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28798/1/2021_MatheusSousaTeixeira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
46aa906a8da3e0ed820d01ba4185b9fc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493159877804032