A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/4282 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
id |
UNB-2_847f20232c493b4364772b8abe163d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/4282 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Mazzei, Andréa TôgoVieira, Diego MotaMAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4282Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.A responsabilidade social empresarial é um assunto que vem sendo amplamente discutido, tanto no âmbito acadêmico quanto na realidade das organizações. Entretanto, ainda há uma relativa escassez de estudos que relacionem os efeitos, no comportamento dos consumidores, das ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas. O objetivo desse estudo consiste, portanto, em analisar e descrever como essas ações influenciam o processo decisório dos consumidores conscientes. Para isso, a coleta de dados se dividiu em duas etapas: inicialmente foram aplicados questionários para a identificação dos consumidores conscientes, e em seguida foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com esses consumidores, sendo que os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística e a uma análise de conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam que a influência das ações de responsabilidade social sobre o comportamento dos consumidores conscientes ainda é pouco significativa, tendo em vista que esse aspecto parece atuar mais como critério secundário no momento da compra do que como atributo essencial do produto. Conclui-se, portanto, que apesar de a responsabilidade social empresarial ser valorizada pelos consumidores, ainda não exerce um papel de destaque nas suas decisões de compra.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-02T14:10:40Z No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-08T20:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-08T20:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Responsabilidade social da empresaProcesso decisórioConsumidores - atitudesA influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-08T20:27:52Z2013-01-08T20:27:52Z2013-01-08T20:27:52Z2012-09-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/5/license.txt0def2ea71bae88fb2fa59bf82d172968MD55ORIGINAL2012_AndreaTogoMazzei.pdf2012_AndreaTogoMazzei.pdfapplication/pdf824101http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/6/2012_AndreaTogoMazzei.pdfeb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0afMD5610483/42822013-01-08 18:29:49.896oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-08T20:29:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
title |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
spellingShingle |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes Mazzei, Andréa Tôgo Responsabilidade social da empresa Processo decisório Consumidores - atitudes |
title_short |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
title_full |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
title_fullStr |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
title_full_unstemmed |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
title_sort |
A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes |
author |
Mazzei, Andréa Tôgo |
author_facet |
Mazzei, Andréa Tôgo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzei, Andréa Tôgo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Responsabilidade social da empresa Processo decisório Consumidores - atitudes |
topic |
Responsabilidade social da empresa Processo decisório Consumidores - atitudes |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-09-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-08T20:27:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-08T20:27:52Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-08T20:27:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4282 |
identifier_str_mv |
MAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/4282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/6/2012_AndreaTogoMazzei.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 0def2ea71bae88fb2fa59bf82d172968 eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907770923024384 |