A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzei, Andréa Tôgo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4282
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
id UNB-2_847f20232c493b4364772b8abe163d46
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4282
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Mazzei, Andréa TôgoVieira, Diego MotaMAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4282Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.A responsabilidade social empresarial é um assunto que vem sendo amplamente discutido, tanto no âmbito acadêmico quanto na realidade das organizações. Entretanto, ainda há uma relativa escassez de estudos que relacionem os efeitos, no comportamento dos consumidores, das ações de responsabilidade social promovidas pelas empresas. O objetivo desse estudo consiste, portanto, em analisar e descrever como essas ações influenciam o processo decisório dos consumidores conscientes. Para isso, a coleta de dados se dividiu em duas etapas: inicialmente foram aplicados questionários para a identificação dos consumidores conscientes, e em seguida foram realizadas entrevistas individuais em profundidade com esses consumidores, sendo que os dados obtidos foram submetidos a uma análise estatística e a uma análise de conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam que a influência das ações de responsabilidade social sobre o comportamento dos consumidores conscientes ainda é pouco significativa, tendo em vista que esse aspecto parece atuar mais como critério secundário no momento da compra do que como atributo essencial do produto. Conclui-se, portanto, que apesar de a responsabilidade social empresarial ser valorizada pelos consumidores, ainda não exerce um papel de destaque nas suas decisões de compra.Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2013-01-02T14:10:40Z No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Approved for entry into archive by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-08T20:27:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-08T20:27:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_AndreaTogoHazzei.pdf: 824101 bytes, checksum: eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af (MD5)Responsabilidade social da empresaProcesso decisórioConsumidores - atitudesA influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-01-08T20:27:52Z2013-01-08T20:27:52Z2013-01-08T20:27:52Z2012-09-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1863http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/5/license.txt0def2ea71bae88fb2fa59bf82d172968MD55ORIGINAL2012_AndreaTogoMazzei.pdf2012_AndreaTogoMazzei.pdfapplication/pdf824101http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/6/2012_AndreaTogoMazzei.pdfeb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0afMD5610483/42822013-01-08 18:29:49.896oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-01-08T20:29:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
title A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
spellingShingle A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
Mazzei, Andréa Tôgo
Responsabilidade social da empresa
Processo decisório
Consumidores - atitudes
title_short A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
title_full A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
title_fullStr A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
title_full_unstemmed A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
title_sort A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes
author Mazzei, Andréa Tôgo
author_facet Mazzei, Andréa Tôgo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzei, Andréa Tôgo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Responsabilidade social da empresa
Processo decisório
Consumidores - atitudes
topic Responsabilidade social da empresa
Processo decisório
Consumidores - atitudes
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-09-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-08T20:27:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-08T20:27:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-08T20:27:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4282
identifier_str_mv MAZZEI, Andréa Tôgo. A influência das ações de responsabilidade social empresarial na decisão de compra dos consumidores conscientes. 2012. 75 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4282/6/2012_AndreaTogoMazzei.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
0def2ea71bae88fb2fa59bf82d172968
eb580ea33efcfb16b08f72c0ed40a0af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907770923024384