Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/9013 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. |
id |
UNB-2_855c10f7465b5b557e76369fb82962cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/9013 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Costa, Larissa dos Santos ValenteRamalho, Viviane Cristina Vieira SebbaCOSTA, Larissa dos Santos Valente. Relações de poder no contexto das mídias digitais: o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome". 2014. [12] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/9013Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.Este trabalho introdutório analisa o comercial da empresa Google sobre o navegador "Gloogle Chrome" (lançado em 29 de outubro de 2012 no canal oficial da Google Brasil, o vídeo tem duração de 48 segundos e foi distribuído pela internet com o título de "Google Chrome: Salvação"), buscando refletir sobre aspectos do uso da internet no século XXI, com base em pressupostos teóricos da Análise de Discurso Crítica (FAICLOUGH, 1992). Dentro da perspectiva da Análise de Discurso Crítica, a concepção de" liberdade", legitimada e disseminada pelas tecnologias da internet e a ideia de" livre consumo de informação" exercem pressão social para estarmos conectados à internet, sem termos a real liberdade de não participar do meio virtual.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2014-11-05T13:34:49Z No. of bitstreams: 1 2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdf: 102735 bytes, checksum: ce0722ba26e9785073111b32734cf54a (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-11-17T18:14:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdf: 102735 bytes, checksum: ce0722ba26e9785073111b32734cf54a (MD5)Made available in DSpace on 2014-11-17T18:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdf: 102735 bytes, checksum: ce0722ba26e9785073111b32734cf54a (MD5)This introductory work analyzes the commercial company on the Google browser "Chrome Gloogle" (released on October 29, 2012 at the official channel of Google Brazil, the video lasts 48 seconds and was distributed through the internet with the title "Google Chrome: Salvation"),trying to reflect about aspects of internet use in the XXI century, based on theoretical assumptions of Critical Discourse Analysis (FAICLOUGH, 1992).From the perspective of Critical Discourse Analysis, the conception of "freedom", legitimized and disseminated by the Internet technology and the idea of "free consumer information" making social pressure to stay connected to the internet, without having the real freedom not to participate in the virtual environment.Google Chrome (Navegador de internet)InternetAnálise do Discurso Crítica (ADC)Mídia digitalRelações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-11-17T18:14:10Z2014-11-17T18:14:10Z2014-11-17T18:14:10Z2014-07-06info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdf2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdfapplication/pdf102735http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/1/2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdfce0722ba26e9785073111b32734cf54aMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/5/license.txt68f8af58befeba113ca5055cdbe8f189MD5510483/90132017-11-23 11:02:06.382oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-11-23T13:02:06Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
title |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
spellingShingle |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" Costa, Larissa dos Santos Valente Google Chrome (Navegador de internet) Internet Análise do Discurso Crítica (ADC) Mídia digital |
title_short |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
title_full |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
title_fullStr |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
title_full_unstemmed |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
title_sort |
Relações de poder no contexto das mídias digitais : o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome" |
author |
Costa, Larissa dos Santos Valente |
author_facet |
Costa, Larissa dos Santos Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Larissa dos Santos Valente |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba |
contributor_str_mv |
Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Google Chrome (Navegador de internet) Internet Análise do Discurso Crítica (ADC) Mídia digital |
topic |
Google Chrome (Navegador de internet) Internet Análise do Discurso Crítica (ADC) Mídia digital |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-07-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-11-17T18:14:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-11-17T18:14:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-11-17T18:14:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Larissa dos Santos Valente. Relações de poder no contexto das mídias digitais: o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome". 2014. [12] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9013 |
identifier_str_mv |
COSTA, Larissa dos Santos Valente. Relações de poder no contexto das mídias digitais: o caso do vídeo comercial do "Gloogle Chrome". 2014. [12] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/9013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/1/2014_LarissaDosSantosValenteCosta.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/9013/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ce0722ba26e9785073111b32734cf54a 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 68f8af58befeba113ca5055cdbe8f189 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907826626527232 |