Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
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Serapião, Lia Oliveira LimaFrança, Luiz Daniel JatobáSERAPIÃO, Lia Oliveira Lima. Cinema, identidade e política externa: até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi? 2017. [74] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19409Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2017.O presente trabalho tem como objetivo explorar as obras cinematográficas do diretor iraniano Asghar Farhadi para analisá-las sob a ótica da construção da identidade nacional a partir da política externa. Como hipótese, assume-se que a realidade política doméstica do Irã não está representada de forma verossímil em seus filmes, cujas premissas envolvem dramas pessoais, quotidianos e domésticos. Para entender o Irã é preciso entender a sua história. Portanto, o primeiro capítulo está dedicado ao quase milenar desenrolar de fatos e processos que resultaram no nascimento da nação iraniana. No entanto, a história do cinema, tanto no Irã quanto no mundo, é extremamente recente, porém intensa; a sétima arte foi capaz de congregar elementos - cor, movimento, imagem, palavra - das seis anteriores e rapidamente se tornou popular. Hoje, é a mais acessível das artes, tornando-se também porta de entrada para indivíduos que desejam conhecer novas culturas e realidades. A cultura está ligada ao conceito de identidade de forma inerente, assim como identidades estão diretamente ligadas às relações internacionais. É, portanto, impossível se pensar no surgimento dos Estados sem se levar em conta os povos que dão origem às nações. Existir significa interagir, portanto, no momento em que surgem os Estados, surgem também as relações entre eles, fazendo surgir a necessidade de haver política externa. Visto que identidades podem ser construídas de diversas formas, não só através da diplomacia cultural, o cinema de Farhadi serve ao Irã como contrapeso à sua imagem negativa na mídia ocidental, oferecendo humanização e identificação, à comunidade internacional, que, ao momento em que é capaz de se enxergar nos personagens do cineasta, é capaz de compreender melhor o Irã.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-02-07T17:26:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf: 687830 bytes, checksum: 663e70d848ce4526743fa322eeb00115 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-02-19T13:16:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf: 687830 bytes, checksum: 663e70d848ce4526743fa322eeb00115 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-19T13:16:44Z (GMT). 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The history of cinema, however, in Iran as in the world, is both recent and intense; the seventh art was able to congregate elements - color, movement, image, words - from the previous arts and quickly became popular. Today it is the most accessible art, also becoming an entryway to individuals who wish to get to know new cultures and realities. Culture is connected to the concept of identity in an inherent way, just as much as identities are directly linked to international relations. Hence, it is impossible to think about the emergence of States without considering the people who originate nations. To exist is to interact; therefore, as States are born, so are relations between them, making it necessary for foreign policy to exist. Considering that identities can be built in several ways, not only cultural diplomacy, Farhadi’s cinema is to Iran a counterweight to its negative image in western media, offering humanization and identification to the international community, which becomes able to see themselves in the filmmaker's characters and hence can better understand Iran.Farhadi, Asghar, 1972-Identidade nacionalIrã - relações exterioresCinema - IrãCinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-02-19T13:16:44Z2018-02-19T13:16:44Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdfapplication/pdf687830http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/1/2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf663e70d848ce4526743fa322eeb00115MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/194092018-02-19 10:16:44.065oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-02-19T13:16:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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