Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serapião, Lia Oliveira Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19409
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2017.
id UNB-2_8af9120532b21d160205cae310f1c673
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19409
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Serapião, Lia Oliveira LimaFrança, Luiz Daniel JatobáSERAPIÃO, Lia Oliveira Lima. Cinema, identidade e política externa: até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi? 2017. [74] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19409Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2017.O presente trabalho tem como objetivo explorar as obras cinematográficas do diretor iraniano Asghar Farhadi para analisá-las sob a ótica da construção da identidade nacional a partir da política externa. Como hipótese, assume-se que a realidade política doméstica do Irã não está representada de forma verossímil em seus filmes, cujas premissas envolvem dramas pessoais, quotidianos e domésticos. Para entender o Irã é preciso entender a sua história. Portanto, o primeiro capítulo está dedicado ao quase milenar desenrolar de fatos e processos que resultaram no nascimento da nação iraniana. No entanto, a história do cinema, tanto no Irã quanto no mundo, é extremamente recente, porém intensa; a sétima arte foi capaz de congregar elementos - cor, movimento, imagem, palavra - das seis anteriores e rapidamente se tornou popular. Hoje, é a mais acessível das artes, tornando-se também porta de entrada para indivíduos que desejam conhecer novas culturas e realidades. A cultura está ligada ao conceito de identidade de forma inerente, assim como identidades estão diretamente ligadas às relações internacionais. É, portanto, impossível se pensar no surgimento dos Estados sem se levar em conta os povos que dão origem às nações. Existir significa interagir, portanto, no momento em que surgem os Estados, surgem também as relações entre eles, fazendo surgir a necessidade de haver política externa. Visto que identidades podem ser construídas de diversas formas, não só através da diplomacia cultural, o cinema de Farhadi serve ao Irã como contrapeso à sua imagem negativa na mídia ocidental, oferecendo humanização e identificação, à comunidade internacional, que, ao momento em que é capaz de se enxergar nos personagens do cineasta, é capaz de compreender melhor o Irã.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2018-02-07T17:26:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf: 687830 bytes, checksum: 663e70d848ce4526743fa322eeb00115 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-02-19T13:16:44Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf: 687830 bytes, checksum: 663e70d848ce4526743fa322eeb00115 (MD5)Made available in DSpace on 2018-02-19T13:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf: 687830 bytes, checksum: 663e70d848ce4526743fa322eeb00115 (MD5)The present work aims to explore Iranian director Asghar Farhadi’s cinematography to analyze it under the optics of national identity construction as from foreign policy. The hypothesis assumes that the domestic political reality in Iran is not represented in a truthful manner in his movies, which have premises that involve personal, everyday, domestic dramas. To understand Iran it is necessary to understand its history. Therefore, the first chapter is dedicated to the almost millenary course of events and processes that precede the birth of the Islamic Republic of Iran. The history of cinema, however, in Iran as in the world, is both recent and intense; the seventh art was able to congregate elements - color, movement, image, words - from the previous arts and quickly became popular. Today it is the most accessible art, also becoming an entryway to individuals who wish to get to know new cultures and realities. Culture is connected to the concept of identity in an inherent way, just as much as identities are directly linked to international relations. Hence, it is impossible to think about the emergence of States without considering the people who originate nations. To exist is to interact; therefore, as States are born, so are relations between them, making it necessary for foreign policy to exist. Considering that identities can be built in several ways, not only cultural diplomacy, Farhadi’s cinema is to Iran a counterweight to its negative image in western media, offering humanization and identification to the international community, which becomes able to see themselves in the filmmaker's characters and hence can better understand Iran.Farhadi, Asghar, 1972-Identidade nacionalIrã - relações exterioresCinema - IrãCinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-02-19T13:16:44Z2018-02-19T13:16:44Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdfapplication/pdf687830http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/1/2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf663e70d848ce4526743fa322eeb00115MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/194092018-02-19 10:16:44.065oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-02-19T13:16:44Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
title Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
spellingShingle Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
Serapião, Lia Oliveira Lima
Farhadi, Asghar, 1972-
Identidade nacional
Irã - relações exteriores
Cinema - Irã
title_short Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
title_full Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
title_fullStr Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
title_full_unstemmed Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
title_sort Cinema, identidade e política externa : até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi?
author Serapião, Lia Oliveira Lima
author_facet Serapião, Lia Oliveira Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serapião, Lia Oliveira Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Luiz Daniel Jatobá
contributor_str_mv França, Luiz Daniel Jatobá
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Farhadi, Asghar, 1972-
Identidade nacional
Irã - relações exteriores
Cinema - Irã
topic Farhadi, Asghar, 1972-
Identidade nacional
Irã - relações exteriores
Cinema - Irã
description Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-19T13:16:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-19T13:16:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SERAPIÃO, Lia Oliveira Lima. Cinema, identidade e política externa: até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi? 2017. [74] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19409
identifier_str_mv SERAPIÃO, Lia Oliveira Lima. Cinema, identidade e política externa: até que ponto a realidade do Irã está representada nos filmes do diretor Asghar Farhadi? 2017. [74] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Relações Internacionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19409
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/1/2017_LiaOliveiraLimaSerapiao.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19409/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 663e70d848ce4526743fa322eeb00115
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493054374281216