Design de experiência : entre a percepção e as emoções
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/12288 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015. |
id |
UNB-2_8c0ed33876a2ba5f5b41b39a97bf3fb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/12288 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barbosa, Sofia MachadoFreitas, Gabriela Pereira deBARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12288Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.A proposta desta pesquisa é entender o envolvimento dos consumidores com determinado serviço ou produto a partir de seu design e da experiência proporcionada. Primeiro, busca-se compreender o conceito de design e seu avanço com o tempo. Segundo, o estudo demonstra a necessidade da aplicação da experiência na vida do usuário, bem como sua relação com o design. Para isso, a metodologia utilizada procurou valorizar a pesquisa empírica e priorizar o estudo de casos, sempre dialogando com a teoria, levando em consideração os diversos canais de recepção e percepção sensorial. A partir deste trabalho e da concepção sobre o mundo moderno, verifica-se que o designer não tem se restringido apenas à materialidade dos produtos, mas também volta seus projetos para ativação de emoções e sensações. Conclui-se que os produtos gerados por meio dessa ideia são capazes de estimular sensações e estabelecer uma relação de maior envolvimento do cliente com tais produtos.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-22T16:01:36Z No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-15T19:37:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-15T19:37:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)The purpose of this research is to understand the consumers involvement with particular service or product from design and provided experience. First, seeking to understand the concept of design and its advance with time. Second, the study demonstrates the need for the implementation of the user’s life experience as well as their relationship with the design. To this end, the employed methodology sought to enhance the empirical research and to prioritize the case study, always dialoguing with the theory, which took into account various channels and sensory perception. From this work and the design about the modern world, it is noticeable that the designer has not been restricted to the materiality of the products, but also direct their projects to activate emotions and sensations. The conclusion is that the products generated through this idea are capable of stimulating sensations and establishing a relationship of greater customer engagement with such products.DesignComportamento do consumidorMarketingDesign de experiência : entre a percepção e as emoçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-15T19:37:04Z2016-03-15T19:37:04Z2016-03-15T19:37:04Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf2015_SofiaMachadoBarbosa.pdfapplication/pdf5738604http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/1/2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/5/license.txt95e6aa9f70e56132b7b92152b3e7c2b0MD5510483/122882020-01-23 12:06:16.487oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-01-23T14:06:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
title |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
spellingShingle |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções Barbosa, Sofia Machado Design Comportamento do consumidor Marketing |
title_short |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
title_full |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
title_fullStr |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
title_full_unstemmed |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
title_sort |
Design de experiência : entre a percepção e as emoções |
author |
Barbosa, Sofia Machado |
author_facet |
Barbosa, Sofia Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Sofia Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Gabriela Pereira de |
contributor_str_mv |
Freitas, Gabriela Pereira de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Design Comportamento do consumidor Marketing |
topic |
Design Comportamento do consumidor Marketing |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:37:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-03-15T19:37:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-03-15T19:37:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12288 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/12288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/1/2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d 95e6aa9f70e56132b7b92152b3e7c2b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907867612217344 |