Design de experiência : entre a percepção e as emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sofia Machado
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/12288
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
id UNB-2_8c0ed33876a2ba5f5b41b39a97bf3fb6
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/12288
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Barbosa, Sofia MachadoFreitas, Gabriela Pereira deBARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://bdm.unb.br/handle/10483/12288Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.A proposta desta pesquisa é entender o envolvimento dos consumidores com determinado serviço ou produto a partir de seu design e da experiência proporcionada. Primeiro, busca-se compreender o conceito de design e seu avanço com o tempo. Segundo, o estudo demonstra a necessidade da aplicação da experiência na vida do usuário, bem como sua relação com o design. Para isso, a metodologia utilizada procurou valorizar a pesquisa empírica e priorizar o estudo de casos, sempre dialogando com a teoria, levando em consideração os diversos canais de recepção e percepção sensorial. A partir deste trabalho e da concepção sobre o mundo moderno, verifica-se que o designer não tem se restringido apenas à materialidade dos produtos, mas também volta seus projetos para ativação de emoções e sensações. Conclui-se que os produtos gerados por meio dessa ideia são capazes de estimular sensações e estabelecer uma relação de maior envolvimento do cliente com tais produtos.Submitted by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-02-22T16:01:36Z No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2016-03-15T19:37:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)Made available in DSpace on 2016-03-15T19:37:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf: 5738604 bytes, checksum: 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994 (MD5)The purpose of this research is to understand the consumers involvement with particular service or product from design and provided experience. First, seeking to understand the concept of design and its advance with time. Second, the study demonstrates the need for the implementation of the user’s life experience as well as their relationship with the design. To this end, the employed methodology sought to enhance the empirical research and to prioritize the case study, always dialoguing with the theory, which took into account various channels and sensory perception. From this work and the design about the modern world, it is noticeable that the designer has not been restricted to the materiality of the products, but also direct their projects to activate emotions and sensations. The conclusion is that the products generated through this idea are capable of stimulating sensations and establishing a relationship of greater customer engagement with such products.DesignComportamento do consumidorMarketingDesign de experiência : entre a percepção e as emoçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2016-03-15T19:37:04Z2016-03-15T19:37:04Z2016-03-15T19:37:04Z2015info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf2015_SofiaMachadoBarbosa.pdfapplication/pdf5738604http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/1/2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/2/license_url587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21267http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/4/license_rdf73e23c2acaaf13389e092bd813e3223dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1859http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/5/license.txt95e6aa9f70e56132b7b92152b3e7c2b0MD5510483/122882020-01-23 12:06:16.487oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-01-23T14:06:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Design de experiência : entre a percepção e as emoções
title Design de experiência : entre a percepção e as emoções
spellingShingle Design de experiência : entre a percepção e as emoções
Barbosa, Sofia Machado
Design
Comportamento do consumidor
Marketing
title_short Design de experiência : entre a percepção e as emoções
title_full Design de experiência : entre a percepção e as emoções
title_fullStr Design de experiência : entre a percepção e as emoções
title_full_unstemmed Design de experiência : entre a percepção e as emoções
title_sort Design de experiência : entre a percepção e as emoções
author Barbosa, Sofia Machado
author_facet Barbosa, Sofia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Sofia Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Gabriela Pereira de
contributor_str_mv Freitas, Gabriela Pereira de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Design
Comportamento do consumidor
Marketing
topic Design
Comportamento do consumidor
Marketing
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2015.
publishDate 2015
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:37:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-15T19:37:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-15T19:37:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/12288
identifier_str_mv BARBOSA, Sofia Machado. Design de experiência: entre a percepção e as emoções. 2015. 79 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/12288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/1/2015_SofiaMachadoBarbosa.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/12288/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 929cfbf8b66bfed8c45228b39a33b994
587cd8ffae15c8598ed3c46d248a3f38
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
73e23c2acaaf13389e092bd813e3223d
95e6aa9f70e56132b7b92152b3e7c2b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907867612217344