Identificação das informações para usuários nos aeroportos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Cláudia de Souza
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva Neto, Manoel Rodrigues da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1565
http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1565
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
id UNB-2_9aee5c1323c6c7e54e6403d702c141e0
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1565
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ribeiro, Cláudia de SouzaSilva Neto, Manoel Rodrigues daYamashita, YaekoRIBEIRO, Cláudia de Souza; SILVA NETO, Manoel Rodrigues da. Identificação das informações para usuários nos aeroportos. 2003. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.http://bdm.unb.br/handle/10483/1565http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1565Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.Como melhorar o atendimento do Balcão de Informações do Aeroporto Internacional de Brasília com o foco no processo da informação? As informações solicitadas pelos clientes nem sempre estão disponíveis em tempo real. O objetivo deste é identificar quais informações são mais demandadas pelos clientes. É utilizada a técnica do cenário do cliente para se descobrir quais informações são mais requeridas por eles. Os clientes foram classificados em quatro grupos: primeiro grupo - passageiros que irão viajar; segundo - passageiros que estão chegando de viagem; terceiro - usuários que irão levar passageiros para viajar e quarto - usuários que irão receber passageiros que estão chegando de viagem. A pesquisa de campo é realizada no aeroporto. O resultado da pesquisa está apresentado nas tabelas 1, 2, 3 e 4. Ele mostra que as informações requeridas para o primeiro grupo, em sua maioria, estão relacionadas ao vôo. Para o segundo, se relacionam com a cidade, o transporte, hotéis e turismo. Para o terceiro, estão relacionadas com a preocupação com o vôo, e sua orientação no aeroporto. No caso do quarto, se refere a detalhes para rastreamentos de dados relacionados ao vôo, e posteriormente a infra-estrutura. A análise do resultado da pesquisa mostra que as informações mais importantes são as que aparecem com maiores freqüências nas tabelas 1; 2, 3 e 4. Os pesquisadores recomendam a empresa que disponibilize o resultado da pesquisa para o Balcão de Informações. Com isso, os passageiros e usuários que solicitarem informações no balcão terão suas necessidades atendidas.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2011-03-04T20:41:35Z No. of bitstreams: 1 2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf: 396420 bytes, checksum: df62360884a06bb2c76e21865fcd7ded (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2011-03-10T12:29:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf: 396420 bytes, checksum: df62360884a06bb2c76e21865fcd7ded (MD5)Made available in DSpace on 2011-03-10T12:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf: 396420 bytes, checksum: df62360884a06bb2c76e21865fcd7ded (MD5)We wish to improve the process of giving information to customers at the information booths. The information requested by the customers not always they are available in real time. The objective of this project is to identify which pieces of information are more demanded by the customers. To determine which information is most requested by customers, the customers were classified in four groups: passengers that will travel; passengers that are arriving of trip; users that will take passengers to travel; and room – users who will receive arriving passengers. The field research was accomplished at the airport. The result of the research is presented in tables 1, 2, 3 and 4. The results show that the majority of information requested for the first group is related to the flight. The second group links primarily with the city – the transportation, hotels and tourism. The third group is concerned with the flight, and its location within the airport. The fourth group is primarily concerned with tracking estimated times of arrival and departure. The analysis of the result of the research shows that the most important information are the ones that they appear with larger frequencies in the tables 1; 2, 3 and 4. The researchers recommend the company that made the result of the research for the Counter of Information available. With this information, the passengers and users that request information an the counter will have their needs better met.AeroportosAeronáutica comercialConsumidores - serviços de informaçãoQualidade nos serviçosIdentificação das informações para usuários nos aeroportosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-03-10T12:29:43Z2011-03-10T12:29:43Z2011-03-10T12:29:43Z2003-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdfapplication/pdf396420http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/1/2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdfdf62360884a06bb2c76e21865fcd7dedMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/2/license.txt5dc1739cd51afd302199ac6b5bcb7fabMD52TEXT2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf.txt2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf.txttext/plain97481http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/3/2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf.txt1bc78da5ba1504ce4a8b0852bce87f07MD5310483/15652021-05-17 16:08:42.164oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-05-17T19:08:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Identificação das informações para usuários nos aeroportos
title Identificação das informações para usuários nos aeroportos
spellingShingle Identificação das informações para usuários nos aeroportos
Ribeiro, Cláudia de Souza
Aeroportos
Aeronáutica comercial
Consumidores - serviços de informação
Qualidade nos serviços
title_short Identificação das informações para usuários nos aeroportos
title_full Identificação das informações para usuários nos aeroportos
title_fullStr Identificação das informações para usuários nos aeroportos
title_full_unstemmed Identificação das informações para usuários nos aeroportos
title_sort Identificação das informações para usuários nos aeroportos
author Ribeiro, Cláudia de Souza
author_facet Ribeiro, Cláudia de Souza
Silva Neto, Manoel Rodrigues da
author_role author
author2 Silva Neto, Manoel Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Cláudia de Souza
Silva Neto, Manoel Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Yamashita, Yaeko
contributor_str_mv Yamashita, Yaeko
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Aeroportos
Aeronáutica comercial
Consumidores - serviços de informação
Qualidade nos serviços
topic Aeroportos
Aeronáutica comercial
Consumidores - serviços de informação
Qualidade nos serviços
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes, 2003.
publishDate 2003
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2003-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-03-10T12:29:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-03-10T12:29:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-10T12:29:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Cláudia de Souza; SILVA NETO, Manoel Rodrigues da. Identificação das informações para usuários nos aeroportos. 2003. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1565
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1565
identifier_str_mv RIBEIRO, Cláudia de Souza; SILVA NETO, Manoel Rodrigues da. Identificação das informações para usuários nos aeroportos. 2003. 46 f. Monografia (Especialização em Gestão da Aviação Civil)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1565
http://dx.doi.org/10.26512/2003.12.TCC.1565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/1/2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1565/3/2003_ClaudiadeSouzaRibeiro_ManoelSilvaNeto.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv df62360884a06bb2c76e21865fcd7ded
5dc1739cd51afd302199ac6b5bcb7fab
1bc78da5ba1504ce4a8b0852bce87f07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495530301521920