Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/28774 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005 |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo as relações entre clima organizacional, percepção de mudança e satisfação do cliente em 170 unidades de uma organização pública prestadora de serviços com atuação em todo o Brasil. Foram analisados dados primários e secundários, agregados em nível de unidade, utilizando-se da técnica de modelagem de equações estruturais. Foram testados modelos com relações direta e mediacionais entre as variáveis. Os resultados indicam que a percepção de mudança medeia a relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente, que o clima organizacional possui uma relação direta com a satisfação do cliente e os empregados percebem mudanças relacionadas à gestão do clima organizacional. |
id |
UNB_52c2facfcb041e4690efcbfe8f3d4860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/28774 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do clienteRelationship between organizational climate, perception of organizational change and customer satisfactionClima organizacionalPercepçãoSatisfação do consumidorDesenvolvimento organizacionalEste trabalho tem como objeto de estudo as relações entre clima organizacional, percepção de mudança e satisfação do cliente em 170 unidades de uma organização pública prestadora de serviços com atuação em todo o Brasil. Foram analisados dados primários e secundários, agregados em nível de unidade, utilizando-se da técnica de modelagem de equações estruturais. Foram testados modelos com relações direta e mediacionais entre as variáveis. Os resultados indicam que a percepção de mudança medeia a relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente, que o clima organizacional possui uma relação direta com a satisfação do cliente e os empregados percebem mudanças relacionadas à gestão do clima organizacional.This study examines the relationships between organizational climate, perceptions of change and customer satisfaction in 170 units of a public service organization with operations throughout Brazil. Primary and secondary data were aggregated at the unit level using the technique of structural equation modeling. Models were tested with mediational and direct relationship between the variables. The results indicate that the perception of change mediates the relationship between organizational climate and customer satisfaction, the organizational climate has a direct relationship to customer satisfaction and employees perceive changes related to the organizational climate management.Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília2017-12-07T05:02:41Z2017-12-07T05:02:41Z2013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Juliana Neves; NEIVA, Elaine Rabelo; ANDRADE-MELO, Eleuni Antônio. Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 31-39. jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 ago. 2020.http://repositorio.unb.br/handle/10482/28774https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília - (CC BY-NC) - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License. Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Juliana NevesNeiva, Elaine RabeloAndrade-Melo, Eleuni Antônioporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-04T22:11:34Zoai:repositorio.unb.br:10482/28774Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-04T22:11:34Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente Relationship between organizational climate, perception of organizational change and customer satisfaction |
title |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
spellingShingle |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente Santos, Juliana Neves Clima organizacional Percepção Satisfação do consumidor Desenvolvimento organizacional |
title_short |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
title_full |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
title_fullStr |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
title_full_unstemmed |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
title_sort |
Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente |
author |
Santos, Juliana Neves |
author_facet |
Santos, Juliana Neves Neiva, Elaine Rabelo Andrade-Melo, Eleuni Antônio |
author_role |
author |
author2 |
Neiva, Elaine Rabelo Andrade-Melo, Eleuni Antônio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Juliana Neves Neiva, Elaine Rabelo Andrade-Melo, Eleuni Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clima organizacional Percepção Satisfação do consumidor Desenvolvimento organizacional |
topic |
Clima organizacional Percepção Satisfação do consumidor Desenvolvimento organizacional |
description |
Este trabalho tem como objeto de estudo as relações entre clima organizacional, percepção de mudança e satisfação do cliente em 170 unidades de uma organização pública prestadora de serviços com atuação em todo o Brasil. Foram analisados dados primários e secundários, agregados em nível de unidade, utilizando-se da técnica de modelagem de equações estruturais. Foram testados modelos com relações direta e mediacionais entre as variáveis. Os resultados indicam que a percepção de mudança medeia a relação entre o clima organizacional e a satisfação do cliente, que o clima organizacional possui uma relação direta com a satisfação do cliente e os empregados percebem mudanças relacionadas à gestão do clima organizacional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-03 2017-12-07T05:02:41Z 2017-12-07T05:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Juliana Neves; NEIVA, Elaine Rabelo; ANDRADE-MELO, Eleuni Antônio. Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 31-39. jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 ago. 2020. http://repositorio.unb.br/handle/10482/28774 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Juliana Neves; NEIVA, Elaine Rabelo; ANDRADE-MELO, Eleuni Antônio. Relação entre clima organizacional, percepção de mudança organizacional e satisfação do cliente. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 31-39. jan./mar. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100005&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 25 ago. 2020. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/28774 https://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508342446391296 |