O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Júlia Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22026
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2018.
id UNB-2_b35feee26b7dfddafae573800d479f4b
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22026
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Oliveira, Ana Júlia MendesPaulino, Fernando OliveiraOLIVEIRA, Ana Júlia Mendes. O processo penal pela ótica do cinema: a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22026Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2018.O presente estudo de caso buscou investigar de elementos de crítica ao processo penal na construção das cenas e das personagens no terceiro ato do filme O Auto da Compadecida (2003), de Guel Arraes. A análise, envolvendo a conceituação de função social do filme avaliada através dos conceitos de por participação afetiva e anel recursivo objetiva a aferição do filme enquanto contra-análise da sociedade a partir de conceitos da criminologia crítica. Para a compreensão da representação das instituições do sistema penal no filme, foi realizada uma análise levando em consideração, principalmente o enredo e a construção das personagens, mas também foram levados em conta aspectos da direção de arte e da fotografia da obra, tendo sido feita uma análise em apartado dos referidos aspectos para posterior aferição das características de maneira integral. Pode-se concluir que o filme, inicialmente centrado em preceitos garantistas, aponta para uma percepção crítica do processo penal próxima das proposições do Minimalismo Penal.Submitted by Patrick Martins (patrick.rmartins@hotmail.com) on 2019-05-16T14:42:44Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdf: 3356675 bytes, checksum: e140087d7067268318c2a2a2803d7f34 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-05-28T12:31:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdf: 3356675 bytes, checksum: e140087d7067268318c2a2a2803d7f34 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-28T12:31:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdf: 3356675 bytes, checksum: e140087d7067268318c2a2a2803d7f34 (MD5)The present case study intends to investigate the critical observations maden of the penal process applied in the construction of the scenes and characters on the film A Dog’s Will, by Guel Arraes, in its third act. The analysis involves the conceptualization of the film social function, evaluated through the concepts of affective participation and objective recursive ring for it’s appreciation as a counter-analysis of the society using concepts of critical criminology. In order to understand the representation of the penal institutions portrayed in the movie, was performed an analysis in which mainly were the plot and character construction dissected, but also took aspects such as art direction and cinematography into matter, having being done a separately study of the alluded aspects for posterior appreciation of theirs combined characteristics in its fullness.It can be concluded that the movie centered on guarantism precepts, points to a critical perception of the criminal process that is close to the propositions of Criminal Minimalism.Análise fílmicaProcesso penalO Auto da Compadecida (Filme : 2000)O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-05-28T12:31:53Z2019-05-28T12:31:53Z2018info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdf2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdfapplication/pdf3356675http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/1/2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdfe140087d7067268318c2a2a2803d7f34MD5110483/220262019-12-11 13:32:02.316oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-12-11T15:32:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
title O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
spellingShingle O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
Oliveira, Ana Júlia Mendes
Análise fílmica
Processo penal
O Auto da Compadecida (Filme : 2000)
title_short O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
title_full O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
title_fullStr O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
title_full_unstemmed O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
title_sort O processo penal pela ótica do cinema : a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida
author Oliveira, Ana Júlia Mendes
author_facet Oliveira, Ana Júlia Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Júlia Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulino, Fernando Oliveira
contributor_str_mv Paulino, Fernando Oliveira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Análise fílmica
Processo penal
O Auto da Compadecida (Filme : 2000)
topic Análise fílmica
Processo penal
O Auto da Compadecida (Filme : 2000)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Audiovisual, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T12:31:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T12:31:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Júlia Mendes. O processo penal pela ótica do cinema: a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22026
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ana Júlia Mendes. O processo penal pela ótica do cinema: a representação do Poder Judiciário no filme O Auto da Compadecida. 2018. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22026/1/2018_AnaJuliaMendesOliveira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
e140087d7067268318c2a2a2803d7f34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493083237384192