Satisfação de clientes : percepção dos hóspedes do Hotel Naoum Plaza Brasília
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/2044 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. |
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Naoum, Déborah AbrahãoFiuza, Gisela DemoNAOUM, Déborah Abrahão. Satisfação de clientes: percepção dos hóspedes do Hotel Naoum Plaza Brasília. 2011. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.http://bdm.unb.br/handle/10483/2044Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.Já dizia Petrocchi (2002) que o empreendimento hoteleiro tem sua sobrevivência ligada diretamente ao relacionamento com o hóspede. Clientes satisfeitos se hospedarão repetidas vezes no mesmo lugar, buscando encontrar o mesmo padrão de serviços recebidos na última hospedagem. Esta pesquisa entende que a busca pela satisfação dos clientes constitui uma ferramenta essencial para que, não apenas as empresas do setor hoteleiro, mas também as organizações como um todo, atinjam melhores resultados e vantagem competitiva. Desta maneira, este estudo tem por objetivo identificar qual o nível de satisfação dos hóspedes do Hotel Naoum Plaza Brasília em relação aos serviços prestados. A pesquisa, de caráter transversal, descritiva e quantitativa, fez uso de uma escala validada cientificamente, composta por oito fatores e cinqüenta itens, a fim de identificar quais itens de cada um dos fatores geram maior satisfação e insatisfação nos hóspedes pesquisados.Como resultados, foram apresentadas boas percepções por parte dos hóspedes,principalmente quanto aos fatores “Satisfação com o Pessoal de Apoio” e “Acesso”.Entretanto, foi identificado um espaço importante para a realização de melhorias no Hotel, com o intuito de potencializar ainda mais o nível de satisfação dos hóspedes.Recomendam-se estudos futuros no Hotel Naoum Plaza Brasília para identificar se houve aprimoramento dos fatores de satisfação baixa encontrados, bem como a expansão da pesquisa para os outros hotéis da rede. Estudos longitudinais e com abordagem qualitativa ou multimétodo também se fazem necessários. Além disso, é importante que se desenvolvam mais pesquisas que abordem o tema satisfação de clientes, haja vista a lacuna na literatura identificada nos últimos dois anos.Submitted by Shayane Zica (marquacizh@uol.com.br) on 2011-09-26T17:55:46Z No. of bitstreams: 1 2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf: 1817015 bytes, checksum: 16c5ac47b6225e2e306daccdca294998 (MD5)Approved for entry into archive by Camila Moreira Mendes Barcelos(camila@bce.unb.br) on 2011-10-05T16:45:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf: 1817015 bytes, checksum: 16c5ac47b6225e2e306daccdca294998 (MD5)Made available in DSpace on 2011-10-05T16:45:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf: 1817015 bytes, checksum: 16c5ac47b6225e2e306daccdca294998 (MD5)Administração de hotéisSatisfação do consumidorSatisfação de clientes : percepção dos hóspedes do Hotel Naoum Plaza Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2011-10-05T16:45:33Z2011-10-05T16:45:33Z2011-10-05T16:45:33Z2011-07-13info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdfapplication/pdf1817015http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2044/1/2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf16c5ac47b6225e2e306daccdca294998MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1854http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2044/2/license.txt60b997af23a8618ffe82527c46aa3a2cMD52TEXT2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf.txt2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf.txttext/plain90946http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/2044/3/2011_DeborahAbrahaoNaoum.pdf.txtba6b35aa35a16f5b280928db09a4ab57MD5310483/20442011-10-06 01:00:33.552oai:bdm.unb.br:10483/2044TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IFNoYXlhbmUgWmljYSAobWFycXVhY2l6aEB1b2wuY29tLmJyKSBvbiAyMDExLTA5LTI2VDE3OjU1OjQ2WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IHJlcG9zaXRvcmlvQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzMwNy0yNDExLgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712011-10-06T04:00:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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