Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isaac Guilhermino
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24943
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
id UNB-2_bf80e99ebb48778b4e41a39f21ca31fc
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24943
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Marques, Isaac GuilherminoMacedo, Deborah Dodd Ferrez Alves deMARQUES, Isaac Guilhermino. Entre corpo e tempo: uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/24943Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.Esta monografia investiga os processos corporais na montagem do espetáculo ContrAção, montado a partir de cenas da Trilogia da Indignação e das cenas da peça Contra a liberdade , ambas do espanhol Esteve Soler, a partir da narrativa do processo dentro da turma de Diplomação em Interpretação Teatral da Universidade de Brasília (2019). Pretende também reconhecer e pontuar os mecanismos necessários para acessar os personagens através do corpo. A pesquisa tem por foco o corpo do ator nos meus momentos pré cena e a relação entre corpo e tempo. Para isso ele analisou a construção de 4 personagens (a criança, a foca, o homem que criou uma religião, e o homem que presenciou um acidente) desse processo de montagem através das pesquisas dos autores: Constantin Stanislavski, Eleonora Fabião, Eugenio Barba, Renata de Lima Silva, César Cola e Marilena Chauí. Além disso reflete sobre os momentos de “Fluxo” e “Estado Cênico”.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolinebotelhoteixeira@gmail.com) on 2020-05-30T08:57:54Z No. of bitstreams: 1 2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdf: 750235 bytes, checksum: d9f1114a50a3e2b64389984a3dcd7485 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-28T14:06:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdf: 750235 bytes, checksum: d9f1114a50a3e2b64389984a3dcd7485 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-28T14:06:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdf: 750235 bytes, checksum: d9f1114a50a3e2b64389984a3dcd7485 (MD5)This monography investigates the ‘body process’ of the actor in the production of ‘ContrAção’ a play composed by scenes from Indignation Trilogy and Against Freedom of the spanish Esteve Soler (Spain), from the narrative of the process in the Diplomation Class (part 2) of the Art Institute of the University of Brasilia (2019). It also aims to recognize and point the mechanisms needed to access the characters through the body. This research focuses on the actor's body in pre-scene, and the link between two concepts: body and time. For this, it analyzes the process that led to the origination of 4 character roles in the play( the kid, the seal, the man who created a religion, the man who witnessed an accident) in this process, through selected works of the authors: Constantin Stanislavski, Eleonora Fabião, Eugenio Barba, Renata de Lima Silva, César Cola and Marilena Chauí, to analyze moments of ‘Flow’ and ‘Scenic State’ in the ator experience during the pre-scene moments.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessCorpo cênicoTeatroPersonagens no teatroEntre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-28T14:06:27Z2020-07-28T14:06:27Z2019-12-13porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24943/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdf2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdfapplication/pdf750235http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24943/1/2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdfd9f1114a50a3e2b64389984a3dcd7485MD5110483/249432020-07-28 11:06:27.882oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-28T14:06:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
title Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
spellingShingle Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
Marques, Isaac Guilhermino
Corpo cênico
Teatro
Personagens no teatro
title_short Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
title_full Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
title_fullStr Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
title_full_unstemmed Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
title_sort Entre corpo e tempo : uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral
author Marques, Isaac Guilhermino
author_facet Marques, Isaac Guilhermino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Isaac Guilhermino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
contributor_str_mv Macedo, Deborah Dodd Ferrez Alves de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Corpo cênico
Teatro
Personagens no teatro
topic Corpo cênico
Teatro
Personagens no teatro
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-28T14:06:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-28T14:06:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARQUES, Isaac Guilhermino. Entre corpo e tempo: uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24943
identifier_str_mv MARQUES, Isaac Guilhermino. Entre corpo e tempo: uma narrativa dos processos corporais e das pré cenas na montagem realizada na diplomação em Interpretação Teatral. 2019. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24943/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24943/1/2019_IsaacGuilherminoMarques_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
d9f1114a50a3e2b64389984a3dcd7485
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908010567729152