Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5060 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013. |
id |
UNB-2_c45d5744600918a450485a3140ef2da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5060 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Corrêa, Anna Luiza da SilveiraCampos, Isadora CidrãoMoura, Dione OliveiraCAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5060Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.O filme, enquanto produto cultural e industrial, precisa ser assistido. No Brasil o público de cinema ainda é mal explorado, mas representa um mercado em potencial. Entender esse mercado é essencial para o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira, tão dependente do apoio estatal e deficiente em relação à hegemonia estrangeira. Esta pesquisa dedica-se ao estudo da indústria cinematográfica brasileira e de como o marketing se aplica a ela, explorando estratégias que envolvam toda a cadeia produtiva do cinema de forma a buscar tanto a maior inserção no mercado quanto a auto-sustentabilidade do setor. ________________________________________________________________ ABSTRACTThe film, as a cultural and industrial product, needs to be watched. In Brazil the public of the film is poorly explored, but represents a potential market. Understanding this market is essential for the development of the Brazilian film industry, so dependent upon state support and deficient compared to the foreign hegemony. This research is dedicated to the study of the Brazilian film industry and how marketing applies to it, exploring strategies that involve the entire production chain of cinema in order to increase market insertion and also the self-sustainability of the sector.Submitted by Ricardo F. S. Tavares (ricardotavares@bce.unb.br) on 2013-05-09T21:44:27Z No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-05-14T21:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-14T21:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Indústria cinematográficaCinema brasileiroMarketingComunicaçãoMarketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-14T21:12:45Z2013-05-14T21:12:45Z2013-05-14T21:12:45Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54ORIGINAL2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdfapplication/pdf1214951http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/1/2013_AnnaLuizadaSilveiraCorr%C3%AAa_IsadoraCidr%C3%A3oCampos.pdf605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1860http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/5/license.txt71f57e406daa50aa601863b62d084e99MD5510483/50602013-05-14 18:12:45.437oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-14T21:12:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
title |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
spellingShingle |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor Corrêa, Anna Luiza da Silveira Indústria cinematográfica Cinema brasileiro Marketing Comunicação |
title_short |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
title_full |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
title_fullStr |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
title_full_unstemmed |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
title_sort |
Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor |
author |
Corrêa, Anna Luiza da Silveira |
author_facet |
Corrêa, Anna Luiza da Silveira Campos, Isadora Cidrão |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Isadora Cidrão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Anna Luiza da Silveira Campos, Isadora Cidrão |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moura, Dione Oliveira |
contributor_str_mv |
Moura, Dione Oliveira |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Indústria cinematográfica Cinema brasileiro Marketing Comunicação |
topic |
Indústria cinematográfica Cinema brasileiro Marketing Comunicação |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-14T21:12:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-14T21:12:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-14T21:12:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5060 |
identifier_str_mv |
CAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/1/2013_AnnaLuizadaSilveiraCorr%C3%AAa_IsadoraCidr%C3%A3oCampos.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 71f57e406daa50aa601863b62d084e99 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1798495568072278016 |