Proposta metodológica para otimização estrutural de carrocerias de ônibus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreis Luvizon da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/4300
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo buscar uma metodologia para criação de novos projetos de casulo estruturais de ônibus, utilizando técnicas de otimização estrutural, para obter uma geometria de estrutura ótima desde o desenvolvimento inicial do projeto. Definiu-se um modelo de carroceria, tendo-se o domínio de estrutura, condições de contorno e carregamentos submetidos. Com as condições definidas, foi utilizado o método de análise em elementos finitos, com auxílio do software Ansys, em conjunto com seu módulo de otimização presente no Ansys Mechanical, para realizar a otimização topológica sobre os diferentes subsistemas estruturais da carroceria, sendo o método final aplicado sobre as estruturas da base e teto, obtendo-se uma estrutura final do casulo com uma massa de 1726 kg, composta dentro das áreas otimizadas, por 49 tubos no teto e 103 na base do veículo.(sic)
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