Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luanna Ferreira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/4188
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
id UNB-2_c8c3778844f4d2709f80c99b9095282d
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/4188
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Silva, Luanna Ferreira daLúcio, Magda de LimaSILVA, Luanna Ferreira da. Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília. 2012. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.http://bdm.unb.br/handle/10483/4188Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.Este estudo pretende verificar as percepções construídas dos servidores técnico-administrativos sobre suas satisfações/insatisfações em trabalhar na Universidade de Brasília. O objetivo geral é identificar a atribuição de significado para as dimensões de satisfação no trabalho propostas por Siqueira (2008) – satisfação com salário, com colegas, com chefia, com natureza do trabalho, com as promoções – relacionando as percepções dos servidores à luz do interacionismo simbólico, uma perspectiva teórica que possibilita a compreensão do modo como os indivíduos interpretam os objetos e as outras pessoas com as quais interagem e como tal processo de interpretação conduz o comportamento individual em situações específicas. No estudo, são apresentados conceitos e opiniões de vários autores sobre gestão de pessoas, satisfação no trabalho e interacionismo simbólico, por entender serem assuntos ligados ao que se pretende pesquisar. A pesquisa é qualitativa e a abordagem utilizada para análise dos dados é o interacionismo simbólico. Participaram de entrevistas semiestruturadas seis servidores técnico-administrativos, respondendo a questões relativas a suas satisfações/insatisfações das dimensões de satisfação propostas por Siqueira (2008). Verificou-se na análise do discurso diversas e diferentes percepções e significados para as dimensões de satisfação, construídas pelos servidores de acordo com suas experiências e relações. Ao mesmo tempo, entende-se que a Universidade de Brasília deve investir com políticas de gestão de pessoas para amenizar insatisfações geradas de seus servidores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis study intends to investigate the perceptions of the built technical administrative staff about their satisfaction/dissatisfaction in work at the University of Brasilia. The overall goal is to identify the assignment of meaning to the dimensions of job satisfaction offered by Siqueira (2008) - satisfaction with salary, with colleagues, with leadership, with the nature of work, with promotions - relating perceptions of the servers in the light of symbolic interactionism, a theoretical perspective that furthers our understanding of how individuals interpret objects and other people with whom they interact and how this process of interpretation leads individual behavior in specific situations. In the study, concepts are presented and opinions of various authors about people management, job satisfaction and symbolic interactionism, for understanding issues related to being what want to search. The research is qualitative and the approach used for data analysis is symbolic interactionism. Six technical administrative staff participated in semistructured interviews, answering questions related to their satisfaction/dissatisfaction of the dimensions of satisfaction proposed by Siqueira (2008). It was found in discourse analysis and several different meanings and perceptions to the dimensions of satisfaction, built by the servers according to their experiences and relationships. At the same time, it is understood that the University of Brasilia should invest in people management policies to mitigate dissatisfaction generated from their servers.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2012-11-28T23:42:44Z No. of bitstreams: 1 2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf: 712801 bytes, checksum: c00f8d7996c428942a514349e9c08b46 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2012-12-05T13:46:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf: 712801 bytes, checksum: c00f8d7996c428942a514349e9c08b46 (MD5)Made available in DSpace on 2012-12-05T13:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf: 712801 bytes, checksum: c00f8d7996c428942a514349e9c08b46 (MD5)Servidores públicosSatisfação no trabalhoUniversidade de Brasília (UnB)Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2012-12-05T13:46:50Z2012-12-05T13:46:50Z2012-12-05T13:46:50Z2012-11-12info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf2012_LuannaFerreiradaSilva.pdfapplication/pdf712801http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/1/2012_LuannaFerreiradaSilva.pdfc00f8d7996c428942a514349e9c08b46MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/5/license.txtafc60f91cf7ddfd5277926e657ca90afMD55TEXT2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf.txt2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf.txttext/plain97473http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/6/2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf.txt5e223c153685917061fa409a9de1eb00MD5610483/41882012-12-05 23:55:26.079oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712012-12-06T01:55:26Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
title Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
spellingShingle Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
Silva, Luanna Ferreira da
Servidores públicos
Satisfação no trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
title_short Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
title_full Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
title_fullStr Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
title_full_unstemmed Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
title_sort Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
author Silva, Luanna Ferreira da
author_facet Silva, Luanna Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luanna Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lúcio, Magda de Lima
contributor_str_mv Lúcio, Magda de Lima
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Servidores públicos
Satisfação no trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
topic Servidores públicos
Satisfação no trabalho
Universidade de Brasília (UnB)
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2012.
publishDate 2012
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2012-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-05T13:46:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-05T13:46:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-05T13:46:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luanna Ferreira da. Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília. 2012. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/4188
identifier_str_mv SILVA, Luanna Ferreira da. Percepções de satisfação no trabalho dos servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília. 2012. 56 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/4188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/1/2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/4188/6/2012_LuannaFerreiradaSilva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c00f8d7996c428942a514349e9c08b46
fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
afc60f91cf7ddfd5277926e657ca90af
5e223c153685917061fa409a9de1eb00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492901120704512