Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Raoni Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1161
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
id UNB-2_cd47c731ad69e414c799d15196f77f4e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1161
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Barros, Raoni RodriguesAlfinito, SolangeBARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1161http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.O mercado musical é ainda pouco estudado, mesmo com sua importância econômica e os desafios que vêm enfrentando as empresas deste setor. A crise caracterizada pelo declínio das vendas desse produto em praticamente todo o mundo é conseqüência, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico e do ritmo com que os ciclos de inovações vêm ocorrendo. Nesse contexto, marcado por incertezas, começam a surgir diversos novos modelos de negócio, que procuram atender as demandas já não mais satisfeitas pelo tradicional modelo baseado na comercialização de suportes físicos gravados (CD/DVD). Dessa forma a identificação do consumidor e o estudo do seu comportamento pode ser o ponto de partida para a elaboração e adequação de novos modelos de negócio que garantam o futuro das organizações no mercado musical. Este trabalho investigou características do comportamento do consumidor do mercado musical baseada em valores pessoais. Com foco no caso específico da chamada música independente, foi feito uma pesquisa exploratória com consumidores do gênero rock de forma a identificar um perfil de preferências e hierarquia de valores pessoais que fosse comum a esse grupo. Os dados, coletados entre universitários da cidade de Brasília, foram posteriormente tratados estatisticamente e apresentaram resultados coerentes com as teorias estudadas e tendências apontadas para esse mercado. O perfil dos consumidores foi bastante uniforme dentro da amostra e os caracterizou como indivíduos mais abertos a mudança, que valorizam muito autodeterminação e hedonismo e tem menos afinidade com valores associados a comportamentos conservadores. Também foi observado que a internet é para esse grupo o principal meio de circulação e divulgação do gênero musical rock independente e que a propaganda informal, por meio de grupos de referência, tem grande influência nas decisões de consumo.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-25T19:23:47Z No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-26T10:46:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-26T10:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Indústria fonográficaMercado musicalComportamento do consumidorValores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-26T10:46:19Z2010-10-26T10:46:19Z2010-10-26T10:46:19Z2009-12-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_RaoniRodriguesBarros.pdf2009_RaoniRodriguesBarros.pdfapplication/pdf325133http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/1/2009_RaoniRodriguesBarros.pdfbb9c63a2d90b76eea3581f93c491671fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/2/license.txt6441af934bf248c2613bb41fb05c0e6dMD52TEXT2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txttext/plain83625http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/3/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt0aed4b9a77c3c964384c0403774afbe8MD5310483/11612021-06-18 11:07:54.178oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T14:07:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
title Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
spellingShingle Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
Barros, Raoni Rodrigues
Indústria fonográfica
Mercado musical
Comportamento do consumidor
title_short Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
title_full Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
title_fullStr Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
title_full_unstemmed Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
title_sort Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
author Barros, Raoni Rodrigues
author_facet Barros, Raoni Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Raoni Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alfinito, Solange
contributor_str_mv Alfinito, Solange
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Indústria fonográfica
Mercado musical
Comportamento do consumidor
topic Indústria fonográfica
Mercado musical
Comportamento do consumidor
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-26T10:46:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-10-26T10:46:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-10-26T10:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1161
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161
identifier_str_mv BARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1161
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/1/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/3/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f
6441af934bf248c2613bb41fb05c0e6d
0aed4b9a77c3c964384c0403774afbe8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907712635830272