Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1161 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
id |
UNB-2_cd47c731ad69e414c799d15196f77f4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1161 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Barros, Raoni RodriguesAlfinito, SolangeBARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1161http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009.O mercado musical é ainda pouco estudado, mesmo com sua importância econômica e os desafios que vêm enfrentando as empresas deste setor. A crise caracterizada pelo declínio das vendas desse produto em praticamente todo o mundo é conseqüência, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico e do ritmo com que os ciclos de inovações vêm ocorrendo. Nesse contexto, marcado por incertezas, começam a surgir diversos novos modelos de negócio, que procuram atender as demandas já não mais satisfeitas pelo tradicional modelo baseado na comercialização de suportes físicos gravados (CD/DVD). Dessa forma a identificação do consumidor e o estudo do seu comportamento pode ser o ponto de partida para a elaboração e adequação de novos modelos de negócio que garantam o futuro das organizações no mercado musical. Este trabalho investigou características do comportamento do consumidor do mercado musical baseada em valores pessoais. Com foco no caso específico da chamada música independente, foi feito uma pesquisa exploratória com consumidores do gênero rock de forma a identificar um perfil de preferências e hierarquia de valores pessoais que fosse comum a esse grupo. Os dados, coletados entre universitários da cidade de Brasília, foram posteriormente tratados estatisticamente e apresentaram resultados coerentes com as teorias estudadas e tendências apontadas para esse mercado. O perfil dos consumidores foi bastante uniforme dentro da amostra e os caracterizou como indivíduos mais abertos a mudança, que valorizam muito autodeterminação e hedonismo e tem menos afinidade com valores associados a comportamentos conservadores. Também foi observado que a internet é para esse grupo o principal meio de circulação e divulgação do gênero musical rock independente e que a propaganda informal, por meio de grupos de referência, tem grande influência nas decisões de consumo.Submitted by Fernanda Weschenfelder (nandaweschenfelder@gmail.com) on 2010-10-25T19:23:47Z No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-10-26T10:46:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Made available in DSpace on 2010-10-26T10:46:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_RaoniRodriguesBarros.pdf: 325133 bytes, checksum: bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f (MD5)Indústria fonográficaMercado musicalComportamento do consumidorValores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-10-26T10:46:19Z2010-10-26T10:46:19Z2010-10-26T10:46:19Z2009-12-18info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_RaoniRodriguesBarros.pdf2009_RaoniRodriguesBarros.pdfapplication/pdf325133http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/1/2009_RaoniRodriguesBarros.pdfbb9c63a2d90b76eea3581f93c491671fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1871http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/2/license.txt6441af934bf248c2613bb41fb05c0e6dMD52TEXT2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txttext/plain83625http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/3/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt0aed4b9a77c3c964384c0403774afbe8MD5310483/11612021-06-18 11:07:54.178oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-18T14:07:54Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
title |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
spellingShingle |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória Barros, Raoni Rodrigues Indústria fonográfica Mercado musical Comportamento do consumidor |
title_short |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
title_full |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
title_fullStr |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
title_full_unstemmed |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
title_sort |
Valores dos consumidores de música independente : uma pesquisa exploratória |
author |
Barros, Raoni Rodrigues |
author_facet |
Barros, Raoni Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Raoni Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alfinito, Solange |
contributor_str_mv |
Alfinito, Solange |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Indústria fonográfica Mercado musical Comportamento do consumidor |
topic |
Indústria fonográfica Mercado musical Comportamento do consumidor |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-10-26T10:46:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-10-26T10:46:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-10-26T10:46:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1161 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161 |
identifier_str_mv |
BARROS, Raoni Rodrigues. Valores dos consumidores de música independente: uma pesquisa exploratória. 2009. 51 f. Monografia (Bacharelado em Administração)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1161 http://dx.doi.org/10.26512/2009.12.TCC.1161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/1/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1161/3/2009_RaoniRodriguesBarros.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb9c63a2d90b76eea3581f93c491671f 6441af934bf248c2613bb41fb05c0e6d 0aed4b9a77c3c964384c0403774afbe8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907712635830272 |