FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Daniel Ramos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19793
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
id UNB-2_d004fb5ba8348269a53ab253d5e932f9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19793
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sampaio, Daniel RamosAndrade, Mário de OliveiraSAMPAIO, Daniel Ramos. FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19793Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.A alta competitividade nos setores automotivos exige, cada vez mais, confiabilidade e qualidade dos produtos, e estes dois requisitos podem ser atingidos reduzindo o número de falhas em projetos e processos. A redução de falhas e otimização de sistemas está presente tanto na indústria automotiva quanto na produção de veículos em menor escala, como veículos de competição ou protótipos. Ferramentas como FMEA (failure mode effect and anlysis -Análise do Modo de falha e seus efeitos) e FTA (Fault Tree Analysis -Análise da árvore de falhas), que auxiliam na análise de falhas, são importantes por aumentarem a confiabilidade do produto e documentarem as falhas, seus efeitos, suas causas e ainda, pelo fato de mostrar suas relações, possibilitando que melhorias sejam realizadas baseadas nesses dados.O objetivo deste trabalho é analisar as falhas do sistema de freios de um veículo de competição universitária a partir das ferramentas FTA e FMEA. Descobertas as falhas que apresentam maior risco serão propostas ações de melhoria.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-26T16:29:51Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf: 2815384 bytes, checksum: 1dbea55dd88c64c70b53d18c9434b0fa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-04-02T14:33:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf: 2815384 bytes, checksum: 1dbea55dd88c64c70b53d18c9434b0fa (MD5)Made available in DSpace on 2018-04-02T14:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf: 2815384 bytes, checksum: 1dbea55dd88c64c70b53d18c9434b0fa (MD5)The high competitiveness in the automotive sector demands, increasingly, reliability and product quality. These two requirements can be achieved by reducing the number of failures in projects and processes. The failure reduction and the system optimization is present in the automotive industry and in the smaller scale production of vehicles, such as racing cars or prototypes. Tools such as FMEA (failure mode effect and anlysis) and FTA (Fault Tree Analysis), which support in the failure analysis, are important for increasing the reliability of the product, register failures, their effects, their causes and because it show their relations, enabling improvements to be made based on these data.The objective of this study is to analyze the brake system failure of a FSAE vehicle based on FMEA and FTA. Found failures with higher NPR improvement action will be proposed.Freios automotivosAutomóveis - projetos e construçãoFMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-04-02T14:33:28Z2018-04-02T14:33:28Z2017-07info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdfapplication/pdf2815384http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/1/2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf1dbea55dd88c64c70b53d18c9434b0faMD5110483/197932018-04-02 11:33:28.651oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-04-02T14:33:28Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
title FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
spellingShingle FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
Sampaio, Daniel Ramos
Freios automotivos
Automóveis - projetos e construção
title_short FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
title_full FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
title_fullStr FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
title_full_unstemmed FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
title_sort FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária
author Sampaio, Daniel Ramos
author_facet Sampaio, Daniel Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Daniel Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Mário de Oliveira
contributor_str_mv Andrade, Mário de Oliveira
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Freios automotivos
Automóveis - projetos e construção
topic Freios automotivos
Automóveis - projetos e construção
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-02T14:33:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-02T14:33:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SAMPAIO, Daniel Ramos. FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19793
identifier_str_mv SAMPAIO, Daniel Ramos. FMEA e FTA aplicado a um sistema de frenagem de um veículo de competição universitária. 2017. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19793/1/2017_DanielRamosSampaio_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
1dbea55dd88c64c70b53d18c9434b0fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907954359861248