Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Landgraf, Leandro Henrique
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636
Resumo: Orientador: Franco Giuseppe Dedini
id UNICAMP-30_f274ce8ee9e5e6553cd2f625884784d4
oai_identifier_str oai::326358
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculoAutomóveis - DinâmicaVeículos a motor - DinâmicaAutomóveis - FreiosLógica fuzzyOrientador: Franco Giuseppe DediniDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Neste trabalho procurou-se desenvolver estratégias de controle veicular utilizando lógica nebulosa lfuzzy) que fossem simples e eficazes. Para isto inicialmente necessita-se de um modelo da dinâmica veicular que seja confiável. Este modelo pode ser construído a partir da literatura de referência. São propostas duas diferentes estratégias de controle de frenagem assistida utilizando lógica nebulosa lfuzzy), uma de controle de aceleração e outra de controle de deslizamento, e três estratégias de controle de frenagem por regras, dois controles de aceleração e um de deslizamento. Também são desenvolvidas duas estratégias de controle da dinâmica de yaw, uma utilizando lógica nebulosa lfuzzy) e outra por regras. Todas essas estratégias são implementadas, simuladas e comparadas entre si, por meio dos gráficos obtidos. Todos os controles desenvolvidos se mostraram bastante confiáveis e suficientemente simples. Em comparação entre os tipos de controle desenvolvidos, os controles utilizando lógica nebulosa lfuzzy) se mostraram mais eficientes e funcionais, superando as expectativas iniciaisAbstract: In this work were developed fuzzy logic controI strategies that should be simple and effective. To this intent first1y we need a vehicular dynamics model that is sufficient1y exact and credible. This model was based in a model found in the reference literature. We propose two assisted braking control strategies with fuzzy logic, one wheel deceleration control and one wheel slip control, and three rule-based assisted braking controls, two acceleration controls and one slip controI. We also develop two yaw dynamics control strategies, one fuzzy logic control and one rule based yaw dynamics controI. All the strategies are implemented, simulated and compared with each other. All the developed control strategies are enough credible and sufficient1y simple. Comparing all the control strategies, the fuzzy logic controls are more efficient and functional, surpassing our initial expectativeMestradoMecânica dos SólidosMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Dedini, Franco Giuseppe, 1957-Costa Neto, ÁlvaroZampieri, Douglas EduardoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLandgraf, Leandro Henrique20042004-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf170p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636LANDGRAF, Leandro Henrique. Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326358porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:01:57Zoai::326358Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:01:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
title Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
spellingShingle Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
Landgraf, Leandro Henrique
Automóveis - Dinâmica
Veículos a motor - Dinâmica
Automóveis - Freios
Lógica fuzzy
title_short Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
title_full Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
title_fullStr Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
title_full_unstemmed Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
title_sort Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo
author Landgraf, Leandro Henrique
author_facet Landgraf, Leandro Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dedini, Franco Giuseppe, 1957-
Costa Neto, Álvaro
Zampieri, Douglas Eduardo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Landgraf, Leandro Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis - Dinâmica
Veículos a motor - Dinâmica
Automóveis - Freios
Lógica fuzzy
topic Automóveis - Dinâmica
Veículos a motor - Dinâmica
Automóveis - Freios
Lógica fuzzy
description Orientador: Franco Giuseppe Dedini
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-07-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636
LANDGRAF, Leandro Henrique. Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LANDGRAF, Leandro Henrique. Uma proposta de controle com logica nebulosa para frenagem e esterçamento de um veiculo. 2004. 170p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/326358
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
170p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188913170874368