Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/25116 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
id |
UNB-2_d87842307a0bf0b1171bfdd6c572d2fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/25116 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Schepper, Carolina Charbel Norton deLima, Clarissa MeloSCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25116Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.Este estudo visa analisar a percepção dos consumidores de produtos sustentáveis sobre os multicritérios de impacto no consumo sustentável. Inicialmente, foi realizada a revisão bibliográfica acerca do comportamento do consumidor, consumo sustentável, impactos do consumo desenfreado. A metodologia utilizada para a consolidação da pesquisa foi a do Modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Para embasar a sua aplicação foi feita a definição de Pontos de Vista Fundamentais, através de brainstormings e de um grupo focal, de modo que foram definidos como critérios da pesquisa "Meios de Acesso à Informação", "Influenciadores", "Fatores de Influência" e "Produtos Sustentáveis". A partir disso foi aplicado um questionário online considerando a população da pesquisa foi a do Distrito Federal e foram coletadas 175 respostas. Posteriormente os dados foram tratados a partir da utilização do software MyMCDA-C. Nos resultados foi identificado um desempenho alto em todos os critérios, que estavam dentro dos pontos ótimos esperados pela pesquisa.Submitted by Letícia Fernanda Vieira Ramos (leticia.fernanda_@outlook.com) on 2020-06-24T20:16:21Z No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-29T19:38:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-29T19:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)This study aims to analyze the perception of sustainable product's consumers on the impact of multicriteria on sustainable consumption The first step of the research was a bibliographical survey on consumer behavior, sustainable consumption and the impacts of consumerism. The methodology used was the Multicriteria Constructivist Decision Support (MCDA-C) model. To ground its application, fundamental points of view were defined through brainstormings and a focal group, and then the fundamental research criteria were defined, which were means of access to information, influencers, influence factors and sustainable products. From that, an online questionnaire was applied considering the population of Brazil's Federal District and 175 responses were collected. The data were processed by the MyMCDA-C software. On results a high performance was identified on all the criteria, which were within the optimal points expected by the research.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessProduto sustentávelConsumo sustentávelComportamento do consumidorFatores de influênciaAnálise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-29T19:38:50Z2020-07-29T19:38:50Z2019-12-06porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdfapplication/pdf939446http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/1/2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdfe6d22df0eea4c775879f108752462089MD5110483/251162020-07-29 16:38:50.851oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-29T19:38:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
title |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
spellingShingle |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável Schepper, Carolina Charbel Norton de Produto sustentável Consumo sustentável Comportamento do consumidor Fatores de influência |
title_short |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
title_full |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
title_fullStr |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
title_full_unstemmed |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
title_sort |
Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável |
author |
Schepper, Carolina Charbel Norton de |
author_facet |
Schepper, Carolina Charbel Norton de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schepper, Carolina Charbel Norton de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Clarissa Melo |
contributor_str_mv |
Lima, Clarissa Melo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Produto sustentável Consumo sustentável Comportamento do consumidor Fatores de influência |
topic |
Produto sustentável Consumo sustentável Comportamento do consumidor Fatores de influência |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-29T19:38:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-29T19:38:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/25116 |
identifier_str_mv |
SCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/25116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/1/2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 e6d22df0eea4c775879f108752462089 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908015129034752 |