Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schepper, Carolina Charbel Norton de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25116
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
id UNB-2_d87842307a0bf0b1171bfdd6c572d2fb
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25116
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Schepper, Carolina Charbel Norton deLima, Clarissa MeloSCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/25116Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.Este estudo visa analisar a percepção dos consumidores de produtos sustentáveis sobre os multicritérios de impacto no consumo sustentável. Inicialmente, foi realizada a revisão bibliográfica acerca do comportamento do consumidor, consumo sustentável, impactos do consumo desenfreado. A metodologia utilizada para a consolidação da pesquisa foi a do Modelo Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C). Para embasar a sua aplicação foi feita a definição de Pontos de Vista Fundamentais, através de brainstormings e de um grupo focal, de modo que foram definidos como critérios da pesquisa "Meios de Acesso à Informação", "Influenciadores", "Fatores de Influência" e "Produtos Sustentáveis". A partir disso foi aplicado um questionário online considerando a população da pesquisa foi a do Distrito Federal e foram coletadas 175 respostas. Posteriormente os dados foram tratados a partir da utilização do software MyMCDA-C. Nos resultados foi identificado um desempenho alto em todos os critérios, que estavam dentro dos pontos ótimos esperados pela pesquisa.Submitted by Letícia Fernanda Vieira Ramos (leticia.fernanda_@outlook.com) on 2020-06-24T20:16:21Z No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-29T19:38:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-29T19:38:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf: 939446 bytes, checksum: e6d22df0eea4c775879f108752462089 (MD5)This study aims to analyze the perception of sustainable product's consumers on the impact of multicriteria on sustainable consumption The first step of the research was a bibliographical survey on consumer behavior, sustainable consumption and the impacts of consumerism. The methodology used was the Multicriteria Constructivist Decision Support (MCDA-C) model. To ground its application, fundamental points of view were defined through brainstormings and a focal group, and then the fundamental research criteria were defined, which were means of access to information, influencers, influence factors and sustainable products. From that, an online questionnaire was applied considering the population of Brazil's Federal District and 175 responses were collected. The data were processed by the MyMCDA-C software. On results a high performance was identified on all the criteria, which were within the optimal points expected by the research.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessProduto sustentávelConsumo sustentávelComportamento do consumidorFatores de influênciaAnálise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-29T19:38:50Z2020-07-29T19:38:50Z2019-12-06porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdfapplication/pdf939446http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/1/2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdfe6d22df0eea4c775879f108752462089MD5110483/251162020-07-29 16:38:50.851oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-29T19:38:50Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
title Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
spellingShingle Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
Schepper, Carolina Charbel Norton de
Produto sustentável
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Fatores de influência
title_short Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
title_full Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
title_fullStr Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
title_full_unstemmed Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
title_sort Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável
author Schepper, Carolina Charbel Norton de
author_facet Schepper, Carolina Charbel Norton de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schepper, Carolina Charbel Norton de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Clarissa Melo
contributor_str_mv Lima, Clarissa Melo
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Produto sustentável
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Fatores de influência
topic Produto sustentável
Consumo sustentável
Comportamento do consumidor
Fatores de influência
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T19:38:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-29T19:38:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25116
identifier_str_mv SCHEPPER, Carolina Charbel Norton de. Análise da percepção do consumidor no Distrito Federal sobre multicritérios de impacto no consumo sustentável. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25116/1/2019_CarolinaCharbelNortonDeSchepper_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e6d22df0eea4c775879f108752462089
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908015129034752