Curta-documentário O Sentido do “Like” : uma reflexão sobre a construção da autoimagem de meninas a partir dos ‘‘likes’’ no Instagram, e uma proposição de manual para utilizar positivamente a rede social
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26461 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019. |
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Mesquita, Raquel MagalhãesMolon, Newton DuarteMESQUITA, Raquel Magalhães. Curta-documentário O Sentido do “Like”: uma reflexão sobre a construção da autoimagem de meninas a partir dos ‘‘likes’’ no Instagram, e uma proposição de manual para utilizar positivamente a rede social. 2019. 100 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26461Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.Este trabalho conta a história de criação do produto curta documentário “O Sentido do Like”. A produção que tem por objetivo oferecer, ao público alvo, subsídios para uma reflexão quanto a sobrevalorização da interação positiva nas redes sociais e sua influência na auto percepção de meninas adolescentes. Essa reflexão surge a partir de uma experiência de pesquisa, sobre a importância e significado dos likes do Instagram para meninas adolescentes. A construção desse projeto passou por um longo período de pré-produção, onde foi realizada uma pesquisa no Centro Educacional do Lago, com o objetivo de embasar as reflexões propostas, e também uma oficina com adolescentes que corroboraram para reflexão e construção deste produto. Após esse período, foi realizada a produção, com gravações realizadas dentro da escola com as alunas que participaram da oficina, e também no estúdio de gravação da Estação Brasileira. O período de pós produção e edição do curta documentário foi mais um período de criação buscando criar pontos de conexão com o público alvo. Toda reflexão suscitada trouxe o entendimento de que os Likes da rede social Instagram, tanto na perspectiva de quem recebe o like, quanto na de quem oferta, possui forte vínculo com a aceitação estética, o que impacta a auto percepção e a segurança especialmente de meninas adolescentes.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-10-14T20:17:41Z No. of bitstreams: 1 2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdf: 4283352 bytes, checksum: 7f2d556c30f5a0c8e0f03f8d8d937b2b (MD5)Approved for entry into archive by Patricia Nunes (patricia@bce.unb.br) on 2021-01-28T15:53:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdf: 4283352 bytes, checksum: 7f2d556c30f5a0c8e0f03f8d8d937b2b (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-28T15:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdf: 4283352 bytes, checksum: 7f2d556c30f5a0c8e0f03f8d8d937b2b (MD5)This work is about the history behind the creation of the short documentary titled “O Sentido do Like”. The project’s objective is to offer, to the target audience, allowance for a reflection of how overvalued are the positive interactions on the social media and how these interactions can influence the self- perception of teenagers. This reflection actually arises from a research with respect to the relevance of likes on Instagram for a selected group of adolescent girls. For that matter, the project’s construction has passed across a long stage of pre-production at the school Centro Educacional do Lago, where the research was actually conducted. The objectives of all this pre-production were to substantiate certain reflections and to devise a work-shop with the group of adolescents. In the aftermath of the preparation period, the production effectively started with video recordings inside the school with the selected group of adolescents mentioned before and at the recording studio of Estação Brasileira as well. The period of pos-production and editions of the short-documentary was driven to find a good connection with the target audience. Lastly, the conclusion highlights the understanding that the “likes” of the Instagram social media are closely linked with aesthetical acceptance, either from the person that receive the “likes” or the person that gives it. Which, in the end, strongly impacts the self-percepction and the security especially of adolescent girls.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRedes sociaisRedes sociais on-line - comportamento de usuáriosInstagram (Rede social on-line)AutoimagemAdolescentes (Meninas)Curta-documentário O Sentido do “Like” : uma reflexão sobre a construção da autoimagem de meninas a partir dos ‘‘likes’’ no Instagram, e uma proposição de manual para utilizar positivamente a rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-01-28T15:53:08Z2021-01-28T15:53:08Z2019-07-09porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26461/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdf2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdfapplication/pdf4283352http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26461/1/2019_RaquelMagalhaesMesquita_tcc.pdf7f2d556c30f5a0c8e0f03f8d8d937b2bMD5110483/264612021-01-28 13:53:08.148oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-01-28T15:53:08Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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