Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Renata de Faria
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/22538
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
id UNB-2_dd7e920f704c11fda2174f6ad0c4dc59
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/22538
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Tomé, Renata de FariaSilva, Ellis Regina Araújo daTOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22538Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.Este trabalho busca compreender quais são as estratégias de Comunicação Organizacional utilizadas pelo Instituto Turismo de Portugal nos Planos Estratégicos Nacionais de Turismo para a promoção turística de Portugal. Foram analisados os dois mais recentes planos estratégicos para o turismo do país lusitano: o Plano Estratégico Nacional do Turismo, revisão e objetivos 2013-2015 (PENT 2013) e o Estratégia Turismo 2027 (ET27). Nos planos, são encontradas estratégias que buscam o aumento do número de visitantes à Portugal e de receitas turísticas. Foram propostas ações de promoção e de valorização do território português, visando os mercados externos e também a própria população lusitana. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo entender como foram estruturados os dois últimos Planos Estratégicos de Turismo de Portugal e identificar as ferramentas da Comunicação Organizacional na elaboração das estratégias de promoção turística de Portugal. Para isso, faz-se preciso estudar o cenário em que os Planos Nacionais foram criados e os resultados das ações até então executadas.Submitted by Letícia Cabral Almeida (cabral.leticia@hotmail.com) on 2019-10-08T12:10:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-10-08T14:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T14:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)This academic work intends to understand the Organizational Communication strategies used by Turismo de Portugal I.P. in the National Strategic Tourism Plans for the promotion of tourism in Portugal. The two most recent strategic plans for tourism in the Lusitanian country were analyzed: the National Strategic Plan for Tourism, revision and objectives 2013-2015 (Plano Estratégico Nacional do Turismo, revisão e objetivos 2013-2015 or PENT 2013) and the Tourism Strategy 2027 (Estratégia Turismo 2027 or ET27). In the plans, strategies are found that seek to increase the number of visitors to Portugal and tourist revenues. In this sense, this study aims to understandhow the last two Strategic Tourism Plans of Portugal were structured and to identify the strategies of the Organizational Communication in the elaboration of strategies of tourist promotion of Portugal. In order to do this, it is necessary to study the scenario in which the National Plans were created and the results of the actions carried out until then.Turismo e EstadoPortugal - turismoTurismo - planejamentoComunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-08T14:07:55Z2019-10-08T14:07:55Z2018-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdfapplication/pdf1500336http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/1/2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdfda769e32ef67228e568bc024eafb6c95MD5110483/225382019-10-08 11:07:55.509oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-10-08T14:07:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
title Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
spellingShingle Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
Tomé, Renata de Faria
Turismo e Estado
Portugal - turismo
Turismo - planejamento
title_short Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
title_full Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
title_fullStr Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
title_sort Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
author Tomé, Renata de Faria
author_facet Tomé, Renata de Faria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Renata de Faria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ellis Regina Araújo da
contributor_str_mv Silva, Ellis Regina Araújo da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo e Estado
Portugal - turismo
Turismo - planejamento
topic Turismo e Estado
Portugal - turismo
Turismo - planejamento
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T14:07:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-08T14:07:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/22538
identifier_str_mv TOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/22538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/1/2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
da769e32ef67228e568bc024eafb6c95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493089593851904