Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/22538 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018. |
id |
UNB-2_dd7e920f704c11fda2174f6ad0c4dc59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/22538 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Tomé, Renata de FariaSilva, Ellis Regina Araújo daTOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://bdm.unb.br/handle/10483/22538Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018.Este trabalho busca compreender quais são as estratégias de Comunicação Organizacional utilizadas pelo Instituto Turismo de Portugal nos Planos Estratégicos Nacionais de Turismo para a promoção turística de Portugal. Foram analisados os dois mais recentes planos estratégicos para o turismo do país lusitano: o Plano Estratégico Nacional do Turismo, revisão e objetivos 2013-2015 (PENT 2013) e o Estratégia Turismo 2027 (ET27). Nos planos, são encontradas estratégias que buscam o aumento do número de visitantes à Portugal e de receitas turísticas. Foram propostas ações de promoção e de valorização do território português, visando os mercados externos e também a própria população lusitana. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo entender como foram estruturados os dois últimos Planos Estratégicos de Turismo de Portugal e identificar as ferramentas da Comunicação Organizacional na elaboração das estratégias de promoção turística de Portugal. Para isso, faz-se preciso estudar o cenário em que os Planos Nacionais foram criados e os resultados das ações até então executadas.Submitted by Letícia Cabral Almeida (cabral.leticia@hotmail.com) on 2019-10-08T12:10:02Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2019-10-08T14:07:55Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-08T14:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf: 1500336 bytes, checksum: da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 (MD5)This academic work intends to understand the Organizational Communication strategies used by Turismo de Portugal I.P. in the National Strategic Tourism Plans for the promotion of tourism in Portugal. The two most recent strategic plans for tourism in the Lusitanian country were analyzed: the National Strategic Plan for Tourism, revision and objectives 2013-2015 (Plano Estratégico Nacional do Turismo, revisão e objetivos 2013-2015 or PENT 2013) and the Tourism Strategy 2027 (Estratégia Turismo 2027 or ET27). In the plans, strategies are found that seek to increase the number of visitors to Portugal and tourist revenues. In this sense, this study aims to understandhow the last two Strategic Tourism Plans of Portugal were structured and to identify the strategies of the Organizational Communication in the elaboration of strategies of tourist promotion of Portugal. In order to do this, it is necessary to study the scenario in which the National Plans were created and the results of the actions carried out until then.Turismo e EstadoPortugal - turismoTurismo - planejamentoComunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2019-10-08T14:07:55Z2019-10-08T14:07:55Z2018-11info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINAL2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdfapplication/pdf1500336http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/1/2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdfda769e32ef67228e568bc024eafb6c95MD5110483/225382019-10-08 11:07:55.509oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712019-10-08T14:07:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
title |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
spellingShingle |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal Tomé, Renata de Faria Turismo e Estado Portugal - turismo Turismo - planejamento |
title_short |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
title_full |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
title_fullStr |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
title_sort |
Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal |
author |
Tomé, Renata de Faria |
author_facet |
Tomé, Renata de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tomé, Renata de Faria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Ellis Regina Araújo da |
contributor_str_mv |
Silva, Ellis Regina Araújo da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo e Estado Portugal - turismo Turismo - planejamento |
topic |
Turismo e Estado Portugal - turismo Turismo - planejamento |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-08T14:07:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-08T14:07:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22538 |
identifier_str_mv |
TOMÉ, Renata de Faria. Comunicação organizacional e o Plano Estratégico Nacional de Turismo de Portugal. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/22538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/22538/1/2018_RenataDeFariaTome_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e da769e32ef67228e568bc024eafb6c95 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493089593851904 |