Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/7924 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2014. |
id |
UNB-2_dd95006ed6ec8fa906a2756d8e625ff9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/7924 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Lima, Mateus FonsecaImbroisi, DeniseLIMA, Mateus Fonseca. Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal. 2014. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008http://bdm.unb.br/handle/10483/7924Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2014.O presente trabalho aborda e discute a mobilidade urbana, analisando por meio das externalidades os efeitos negativos do intensivo uso do transporte individual motorizado. A abordagem se fundamenta nos malefícios decorrentes de impactos ambientais associados ao uso do carro – a emissão de poluentes, os acidentes de trânsito, os congestionamentos, entre outros que geram externalidades. O uso intensivo do carro é facilitado por falhas de governo, que agravam as externalidades. Além disso, há um entendimento equivocado sobre mobilidade, que busca transportar um maior número de veículos, a uma maior velocidade, e não pessoas. O Distrito Federal será utilizado como estudo de caso junto ao Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal e Entorno– PDTU/DF. O Distrito Federal, por sua própria história e características estruturantes sempre favoreceu o uso de carros, contudo com o plano há uma sinalização para uma mudança de paradigma voltando às atenções para o transporte público e o não motorizado. Essa mudança, porém, é muito mais clara no discurso, projetos e até na lei, entretanto as ações práticas tomadas pelo governo mantêm o favorecimento ao uso do transporte motorizado individual. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis present paper discuss the urban mobility, analyzing from externalities the negative effects over the intense use of individual motorizes transportation. The study approach is based on the damage related to the environmental impacts associated with car use – pollutants emission, traffic accidents, and car jam, among others that generate externalities. The intensive use of the car is facilitating from government failure, which aggravates externalities. Besides, there is a wrong understanding about urban mobility, which seeks to transport vehicles, at a higher speed, and not people. The Federal District will be used as case study together with the Master Plan of Urban Transportation and Mobility of the Federal District and Surroundings – PDTU/DF. The Federal District, for its history and structure characteristics have always favored the car use, however with de master plan there is a signalization of paradigm change turning the attention for public transportation and non-motorized transportation. This change, however, is much clearer in the speech, in projects and even in the law, than in practical action taken by the government that keeps favoring the use of individual motorized transportation.Submitted by Josina da Silva Vieira (josinasv1990@gmail.com) on 2014-07-18T15:42:01Z No. of bitstreams: 1 2014_MateusFonsecaLima.pdf: 801094 bytes, checksum: b1e37a60bbb69b777a9f30db04faca7f (MD5)Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2014-07-22T16:35:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MateusFonsecaLima.pdf: 801094 bytes, checksum: b1e37a60bbb69b777a9f30db04faca7f (MD5)Made available in DSpace on 2014-07-22T16:35:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_MateusFonsecaLima.pdf: 801094 bytes, checksum: b1e37a60bbb69b777a9f30db04faca7f (MD5)Trânsito urbanoImpacto ambientalBrasília (DF) - planejamento urbanoExternalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2014-07-22T16:35:46Z2014-07-22T16:35:46Z2014-07-22T16:35:46Z2014-03info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2014_MateusFonsecaLima.pdf2014_MateusFonsecaLima.pdfapplication/pdf801094http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/1/2014_MateusFonsecaLima.pdfb1e37a60bbb69b777a9f30db04faca7fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1857http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/5/license.txtf091d973e4bde2ade3b59073fb29652cMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain46http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream21889http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/4/license_rdf5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64dMD5410483/79242014-09-11 20:54:30.569oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712014-09-11T23:54:30Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
title |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
spellingShingle |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal Lima, Mateus Fonseca Trânsito urbano Impacto ambiental Brasília (DF) - planejamento urbano |
title_short |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
title_full |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
title_fullStr |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
title_full_unstemmed |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
title_sort |
Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal |
author |
Lima, Mateus Fonseca |
author_facet |
Lima, Mateus Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mateus Fonseca |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Imbroisi, Denise |
contributor_str_mv |
Imbroisi, Denise |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Trânsito urbano Impacto ambiental Brasília (DF) - planejamento urbano |
topic |
Trânsito urbano Impacto ambiental Brasília (DF) - planejamento urbano |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Economia, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2014. |
publishDate |
2014 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2014-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-22T16:35:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-22T16:35:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-22T16:35:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Mateus Fonseca. Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal. 2014. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7924 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mateus Fonseca. Externalidades do transporte e a mobilidade urbana do Distrito Federal. 2014. 76 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Econômicas)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008 |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/7924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/1/2014_MateusFonsecaLima.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/7924/4/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1e37a60bbb69b777a9f30db04faca7f f091d973e4bde2ade3b59073fb29652c 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 5f21d45308ffc58e8d263280cb61c64d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801492937099444224 |