A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3999
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
id UNB_143e3dad4221c5bd8cc2b149b0f6e0b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3999
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - CearáPlanejamento urbanoUrbanismoTrânsito urbanoTransportes - planejamentoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.Esta pesquisa de doutorado propõe uma metodologia sistêmica de análise da saturação viária, caracterizada por áreas e vias de maiores congestionamentos e transtornos de mobilidade viária e acessibilidade aos usos do solo na cidade de Fortaleza, Ceará. No escopo de sua abordagem, revela-se a composição de uma modelagem computacional em um mesmo ambiente de Sistemas de Informações Geográficas, de fluxos de demanda alocados pela técnica de Equilíbrio do Usuário Estocástico (SUE), oriunda da Urban Transportation Modelling Systems (UTMS), aliados aos fluxos potencias de oferta alocados pela técnica da Análise Angular de Segmentos (ASA), da Sintaxe Espacial (SE). O principal objetivo da pesquisa é a de contribuir na caracterização dos principais atores causadores dos congestionamentos, que no caso de Fortaleza, foram resultantes da forma da malha, em conexões viárias descontínuas por diversos planos urbanísticos. Alia-se a este fator o processo social de ocupação e uso do solo que juntos acabam por determinar em uma área crítica (AC) de congestionamentos. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa apóia-se no planejamento dos transportes e no urbanismo, originando contribuições metodológicas, no primeiro, na identificação de categorias analíticas funcionais relativas à acessibilidade local e global da malha e, no segundo, na dispersão socioespacial desigual de atividades em uma amostra de vias arteriais/coletoras da cidade. Os resultados finais apontam para a confirmação da participação do espaço de circulação (forma da malha), como contribuinte no processo de formação da cidade de Fortaleza e na propensão a ocorrência de congestionamentos. Em termos específicos são definidas escalas macro, meso e microscópica para a análise da acessibilidade funcional. Os resultados confirmam o processo de segregação sócio-espacial em que a cidade chegou e sugere novas abordagens para análises urbanas e o ensino do urbanismo e transportes. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis doctoral research proposes a systemic methodology of street vehicular congestion analysis, pictured by some traffic jammed areas and its problems of land use accessibility and urban car mobility in Fortaleza city, capital of Ceará State, Brazil. The approach offers a composed computational modeling in Geographic Information System environment by joining both Urban Transportation Modeling Systems (UTMS) trip assignment using Stochastic User Equilibrium (SUE) and Space Syntax Angular Segment Analysis (SS-ASA). The main objective is to contribute to jammed areas main identification actors in Fortaleza city which would be explained by grid discontinuity links due to citys urban plans evolution. Besides that, it reveals the contribution of land use main attractors which would emphasize a congested Critical Area (CA). The research is a kind of interface between transportation and urbanism methodological and theoretical approaches and suggests analytic categories related to two scales. The first one, related to functional grid local and global accessibility and the second one, related to an arterial streets sample and their sociological consequences to the assessment to streets commercial and non-commercial land uses. The final results present the contribution of space to vehicular movement (the grid form), as a part of Fortaleza city urban evolution and vehicular congestion. The research defined three levels of accessibility analysis: macro, meso and microscope, together with two aspects of functional approaches. The results also confirm the sociospatial segregation the city has gone through and suggest new urban systemic approaches concerned to urbanism and transportation academics.Holanda, Frederico Rosa Borges deCavalcante, Antonio Paulo de Hollanda2010-03-17T15:04:33Z2010-03-17T15:04:33Z2009-072009-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCAVALCANTE, Antonio Paulo de Holanda. A arquitetura da cidade e os transportes: o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará. 2009. 347 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3999info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-27T18:44:00Zoai:repositorio.unb.br:10482/3999Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-27T18:44Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
title A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
spellingShingle A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Planejamento urbano
Urbanismo
Trânsito urbano
Transportes - planejamento
title_short A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
title_full A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
title_fullStr A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
title_full_unstemmed A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
title_sort A arquitetura da cidade e os transportes : o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará
author Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author_facet Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Holanda, Frederico Rosa Borges de
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento urbano
Urbanismo
Trânsito urbano
Transportes - planejamento
topic Planejamento urbano
Urbanismo
Trânsito urbano
Transportes - planejamento
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07
2009-07
2010-03-17T15:04:33Z
2010-03-17T15:04:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE, Antonio Paulo de Holanda. A arquitetura da cidade e os transportes: o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará. 2009. 347 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3999
identifier_str_mv CAVALCANTE, Antonio Paulo de Holanda. A arquitetura da cidade e os transportes: o caso dos congestionamento em Fortaleza - Ceará. 2009. 347 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580708561780736