A reação do consumidor ao trabalho escravo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/10686 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014. |
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Dörr, Martina CarneiroConke, Leonardo SilveiraDÖRR, Martina Carneiro. A reação do consumidor ao trabalho escravo. 2014. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.http://bdm.unb.br/handle/10483/10686Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2014.O trabalho em condição análoga à de escravo é uma prática presente em diversos setores da economia brasileira, como por exemplo, no setor do vestuário. Apesar das constantes denúncias sobre a presença de trabalhadores em condição forçada e degradante em confecções no país, ainda não é possível afirmar se o consumidor tem conhecimento sobre a situação e se isso influencia seu comportamento de compra. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a influência do conhecimento da existência do trabalho análogo à escravidão no setor do vestuário sobre o comportamento de compra. Optou-se pela utilização do instrumento de pesquisa denominado Teste de Apercepção Temática, que tem sua origem na psicologia e consiste na apresentação de imagens ambíguas, para que o participante se coloque no lugar da situação ilustrada e relate nas respostas o seu comportamento. Por meio da aplicação desse instrumento de pesquisa exploratória, pôde-se identificar que poucos consumidores têm conhecimento sobre empresas do setor do vestuário que utilizaram trabalho escravo no Brasil. O conhecimento da existência da prática, no entanto, não influencia necessariamente o comportamento de compra. A maioria dos consumidores opta pela compra do produto, mesmo tendo conhecimento da prática antiética de empresa. Através dessa pesquisa, foi possível mostrar que o Teste de Apercepção Temática é adequado para pesquisas sobre o comportamento do consumidor que envolvam questões que podem causar constrangimento dos participantes. A sua abordagem de cunho indireto possibilita respostas que realmente expressam o comportamento do consumidor, através da projeção do participante em uma situação apresentada.Submitted by Andrielle Gomes (andriellemacedo@bce.unb.br) on 2015-07-20T20:27:36Z No. of bitstreams: 1 2014_MartinaCarneiroDorr.pdf: 1289822 bytes, checksum: b764001c5f072b9b8e4c76c272920d7f (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2015-07-23T17:18:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_MartinaCarneiroDorr.pdf: 1289822 bytes, checksum: b764001c5f072b9b8e4c76c272920d7f (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-23T17:18:31Z (GMT). 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