Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gongora, Lucas Queiroz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24795
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
id UNB-2_def9c3cd15db0bea6186411c58be5e5a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24795
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Gongora, Lucas QueirozSilva, Gladston Luiz daGONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24795Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.Este texto apresenta a aplicação de Regressão Logística para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no qual foi estudado a predição do fracionamento de cargas no transporte aéreo, com base em indicadores de risco com o objetivo de ajustar um modelo que contribua para a redução de gastos e otimização do uso de aviões como meio de transporte. A variável resposta da Regressão Logística foi dividida entre a ocorrência ou não do fracionamento da carga, e como explicativa foram considerados o ano, o período de férias, a capacidade máxima de carga, a quantidade de paletes, a companhia aérea, origem e destino (linha), e um novo indicador com a proporção de carga desembarcada por carga transportada. O modelo final foi ajustado em um banco de dados restrito a uma Linha e uma Transportadora específicas, no caso a Linha 6 e a Transportadora 11. Este modelo indicou bons resultados de qualidade de ajustamento baseado na análise de resíduos, além de todas as variáveis terem sido adicionadas como significativas.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-06-17T01:02:40Z No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-24T21:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-24T21:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)This paper introduces the aplication of Logistic Regression to the Correios Brazilian entrprise, in which, it was studied the predection of air parcel fraction, basaead on the behavior of risk indicators with the objective of fit a model that contributes to cut costs and optimization of the airliners. The response variable of Logistic Regression was broken in happened or not happened the parcel fraction, and as predictor variable was used year, vacations, max parcel capacity, number of pallets, airline, origin and destiny (line) and a new indicator that is the proportion of landed parcel by transported parcel. The final model was adjusted in a data base restricted by Line 6 and onde Airline 11. This model showed goodness of fit by the analysis of residuals, besides, all other variables was added as significant.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRegressão logística (Estatística)Transporte de cargaCapacidade de cargaModelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-24T21:38:00Z2020-07-24T21:38:00Z2018-06-15porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdfapplication/pdf496430http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/1/2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf258c279aadc52c673faadc079e68f732MD5110483/247952021-07-01 11:07:55.713oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-01T14:07:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
title Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
spellingShingle Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
Gongora, Lucas Queiroz
Regressão logística (Estatística)
Transporte de carga
Capacidade de carga
title_short Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
title_full Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
title_fullStr Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
title_full_unstemmed Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
title_sort Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
author Gongora, Lucas Queiroz
author_facet Gongora, Lucas Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gongora, Lucas Queiroz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Gladston Luiz da
contributor_str_mv Silva, Gladston Luiz da
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Regressão logística (Estatística)
Transporte de carga
Capacidade de carga
topic Regressão logística (Estatística)
Transporte de carga
Capacidade de carga
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-24T21:38:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-24T21:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24795
identifier_str_mv GONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/1/2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
258c279aadc52c673faadc079e68f732
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813908013874937856