Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/24795 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. |
id |
UNB-2_def9c3cd15db0bea6186411c58be5e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/24795 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Gongora, Lucas QueirozSilva, Gladston Luiz daGONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24795Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018.Este texto apresenta a aplicação de Regressão Logística para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, no qual foi estudado a predição do fracionamento de cargas no transporte aéreo, com base em indicadores de risco com o objetivo de ajustar um modelo que contribua para a redução de gastos e otimização do uso de aviões como meio de transporte. A variável resposta da Regressão Logística foi dividida entre a ocorrência ou não do fracionamento da carga, e como explicativa foram considerados o ano, o período de férias, a capacidade máxima de carga, a quantidade de paletes, a companhia aérea, origem e destino (linha), e um novo indicador com a proporção de carga desembarcada por carga transportada. O modelo final foi ajustado em um banco de dados restrito a uma Linha e uma Transportadora específicas, no caso a Linha 6 e a Transportadora 11. Este modelo indicou bons resultados de qualidade de ajustamento baseado na análise de resíduos, além de todas as variáveis terem sido adicionadas como significativas.Submitted by Jaedna Lins (jaednalins@bce.unb.br) on 2020-06-17T01:02:40Z No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-24T21:38:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-24T21:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf: 496430 bytes, checksum: 258c279aadc52c673faadc079e68f732 (MD5)This paper introduces the aplication of Logistic Regression to the Correios Brazilian entrprise, in which, it was studied the predection of air parcel fraction, basaead on the behavior of risk indicators with the objective of fit a model that contributes to cut costs and optimization of the airliners. The response variable of Logistic Regression was broken in happened or not happened the parcel fraction, and as predictor variable was used year, vacations, max parcel capacity, number of pallets, airline, origin and destiny (line) and a new indicator that is the proportion of landed parcel by transported parcel. The final model was adjusted in a data base restricted by Line 6 and onde Airline 11. This model showed goodness of fit by the analysis of residuals, besides, all other variables was added as significant.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessRegressão logística (Estatística)Transporte de cargaCapacidade de cargaModelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-24T21:38:00Z2020-07-24T21:38:00Z2018-06-15porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdfapplication/pdf496430http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/1/2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf258c279aadc52c673faadc079e68f732MD5110483/247952021-07-01 11:07:55.713oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-01T14:07:55Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
title |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
spellingShingle |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo Gongora, Lucas Queiroz Regressão logística (Estatística) Transporte de carga Capacidade de carga |
title_short |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
title_full |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
title_fullStr |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
title_full_unstemmed |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
title_sort |
Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo |
author |
Gongora, Lucas Queiroz |
author_facet |
Gongora, Lucas Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gongora, Lucas Queiroz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Gladston Luiz da |
contributor_str_mv |
Silva, Gladston Luiz da |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Regressão logística (Estatística) Transporte de carga Capacidade de carga |
topic |
Regressão logística (Estatística) Transporte de carga Capacidade de carga |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-06-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-07-24T21:38:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-07-24T21:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24795 |
identifier_str_mv |
GONGORA, Lucas Queiroz. Modelo de regressão logística aplicado a indicadores de risco do fracionamento de cargas no transporte aéreo. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/24795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24795/1/2018_LucasQueirozGongora_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 258c279aadc52c673faadc079e68f732 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908013874937856 |