Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Jansen Roger Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/1328
http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328
Resumo: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
id UNB-2_defe89594d6e6d6535ddc13a405f49c5
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/1328
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Rodrigues, Jansen Roger SousaFaria, Maria de Fátima Bruno deRODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1328http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.A tecnologia da informação (TI) pode ser considerada a mais recente e influente das tecnologias inseridas na sociedade, trazendo consigo uma série de impactos bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento desse novo fenômeno. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos colaboradores do HUB. Foi realizada revisão teórica, a fim de identificar as dimensões relativas ao impacto da TI no trabalho na literatura acadêmica para o melhor entendimento da pesquisa em sua totalidade. O método de investigação utilizado foi o quantitativo através do levantamento de dados (survey). Foram selecionados 75 colaboradores da instituição para responder o questionário. O critério para escolha dessa foi que os respondentes teriam que utilizar o sistema há, no mínimo, um ano. O instrumento foi composto por perguntas fechadas, em linguagem apropriada aos participantes e estruturadas em uma escala tipo Likert, variando de 1 a 5 pontos itens de caracterização dos participantes e um campo para os participantes exporem livremente informações que julgassem relevantes. Para tanto, foi utilizada a escala denominada Avaliação do Impacto da TI no Trabalho que foi elaborada e validada por Lucht, Hoppen e Maçada (2007). A pesquisa alcançou resultados que mostraram a necessidade de uma maior integração entre os usuários e os setores de desenvolvimento do sistema e ajustes nas políticas de TI do órgão estudado, especialmente no tocante aos fatores Inovação, Satisfação do Usuário e Decisão.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-11-29T20:43:28Z No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-12-06T14:16:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Made available in DSpace on 2010-12-06T14:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Tecnologia da informaçãoHospitais - administraçãoHospital Universitário de Brasília (HUB)Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-12-06T14:16:41Z2010-12-06T14:16:41Z2010-12-06T14:16:41Z2009info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdfapplication/pdf680369http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/1/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdfa2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/2/license.txt6ad924afddda1594b96947ccc42a0f7aMD52TEXT2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txttext/plain244970http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/3/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt098f77f3074fdc899d696147ef23442cMD5310483/13282021-06-09 01:14:16.606oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-09T04:14:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
title Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
spellingShingle Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
Rodrigues, Jansen Roger Sousa
Tecnologia da informação
Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
title_short Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
title_full Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
title_fullStr Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
title_full_unstemmed Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
title_sort Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
author Rodrigues, Jansen Roger Sousa
author_facet Rodrigues, Jansen Roger Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Jansen Roger Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Maria de Fátima Bruno de
contributor_str_mv Faria, Maria de Fátima Bruno de
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Tecnologia da informação
Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
topic Tecnologia da informação
Hospitais - administração
Hospital Universitário de Brasília (HUB)
description Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-12-06T14:16:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-06T14:16:41Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-06T14:16:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/1328
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328
identifier_str_mv RODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/1328
http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/1/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/3/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38
6ad924afddda1594b96947ccc42a0f7a
098f77f3074fdc899d696147ef23442c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1813907734035169280