Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/1328 http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
id |
UNB-2_defe89594d6e6d6535ddc13a405f49c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/1328 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Rodrigues, Jansen Roger SousaFaria, Maria de Fátima Bruno deRODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.http://bdm.unb.br/handle/10483/1328http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009.A tecnologia da informação (TI) pode ser considerada a mais recente e influente das tecnologias inseridas na sociedade, trazendo consigo uma série de impactos bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento desse novo fenômeno. O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos colaboradores do HUB. Foi realizada revisão teórica, a fim de identificar as dimensões relativas ao impacto da TI no trabalho na literatura acadêmica para o melhor entendimento da pesquisa em sua totalidade. O método de investigação utilizado foi o quantitativo através do levantamento de dados (survey). Foram selecionados 75 colaboradores da instituição para responder o questionário. O critério para escolha dessa foi que os respondentes teriam que utilizar o sistema há, no mínimo, um ano. O instrumento foi composto por perguntas fechadas, em linguagem apropriada aos participantes e estruturadas em uma escala tipo Likert, variando de 1 a 5 pontos itens de caracterização dos participantes e um campo para os participantes exporem livremente informações que julgassem relevantes. Para tanto, foi utilizada a escala denominada Avaliação do Impacto da TI no Trabalho que foi elaborada e validada por Lucht, Hoppen e Maçada (2007). A pesquisa alcançou resultados que mostraram a necessidade de uma maior integração entre os usuários e os setores de desenvolvimento do sistema e ajustes nas políticas de TI do órgão estudado, especialmente no tocante aos fatores Inovação, Satisfação do Usuário e Decisão.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2010-11-29T20:43:28Z No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-12-06T14:16:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Made available in DSpace on 2010-12-06T14:16:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf: 680369 bytes, checksum: a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 (MD5)Tecnologia da informaçãoHospitais - administraçãoHospital Universitário de Brasília (HUB)Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2010-12-06T14:16:41Z2010-12-06T14:16:41Z2010-12-06T14:16:41Z2009info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdfapplication/pdf680369http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/1/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdfa2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1848http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/2/license.txt6ad924afddda1594b96947ccc42a0f7aMD52TEXT2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txttext/plain244970http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/3/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt098f77f3074fdc899d696147ef23442cMD5310483/13282021-06-09 01:14:16.606oai:bdm.unb.br:10483/1328TGljZW5zZSBncmFudGVkIGJ5IEVsbmEgQXJhdWpvICAoZWxuYUBiY2UudW5iLmJyKSBvbiAyMDEwLTExLTI5VDIwOjQzOjI4WiAoR01UKToKCsOJIG5lY2Vzc8OhcmlvIGNvbmNvcmRhciBjb20gYSBsaWNlbsOnYSBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbyBuw6NvLWV4Y2x1c2l2YSwKYW50ZXMgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIHBvc3NhIGFwYXJlY2VyIG5vIFJlcG9zaXTDs3Jpby4gUG9yIGZhdm9yLCBsZWlhIGEKbGljZW7Dp2EgYXRlbnRhbWVudGUuIENhc28gbmVjZXNzaXRlIGRlIGFsZ3VtIGVzY2xhcmVjaW1lbnRvIGVudHJlIGVtCmNvbnRhdG8gYXRyYXbDqXMgZGU6IHJlcG9zaXRvcmlvQGJjZS51bmIuYnIgb3UgMzMwNy0yNDExLgoKTElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEKCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCBvL2EgU3IuL1NyYS4gKGF1dG9yIG91IGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcik6CgphKSBDb25jZWRlIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgbyBkaXJlaXRvIG7Do28tZXhjbHVzaXZvIGRlCnJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBjb211bmljYXIgZS9vdQpkaXN0cmlidWlyIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8vYWJzdHJhY3QpIGVtCmZvcm1hdG8gZGlnaXRhbCBvdSBpbXByZXNzbyBlIGVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8uCgpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwsIGUgcXVlCmRldMOpbSBvIGRpcmVpdG8gZGUgY29uY2VkZXIgb3MgZGlyZWl0b3MgY29udGlkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EuIERlY2xhcmEKdGFtYsOpbSBxdWUgYSBlbnRyZWdhIGRvIGRvY3VtZW50byBuw6NvIGluZnJpbmdlLCB0YW50byBxdWFudG8gbGhlIMOpCnBvc3PDrXZlbCBzYWJlciwgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgcXVhbHF1ZXIgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlLgoKYykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgY29udMOpbSBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yLCBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYXV0b3JpemHDp8OjbyBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IgcGFyYSBjb25jZWRlciDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIG9zIGRpcmVpdG9zCnJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgY3Vqb3MgZGlyZWl0b3Mgc8OjbyBkZQp0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdQpjb250ZcO6ZG8gZG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlLgoKU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8KcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhLCBkZWNsYXJhIHF1ZQpjdW1wcml1IHF1YWlzcXVlciBvYnJpZ2HDp8O1ZXMgZXhpZ2lkYXMgcGVsbyByZXNwZWN0aXZvIGNvbnRyYXRvIG91CmFjb3Jkby4KCkEgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBpZGVudGlmaWNhcsOhIGNsYXJhbWVudGUgbyhzKSBzZXUgKHMpIG5vbWUgKHMpCmNvbW8gbyAocykgYXV0b3IgKGVzKSBvdSBkZXRlbnRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8KZW50cmVndWUsIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgcGFyYSBhbMOpbSBkYXMgcGVybWl0aWRhcyBwb3IKZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-06-09T04:14:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
title |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
spellingShingle |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília Rodrigues, Jansen Roger Sousa Tecnologia da informação Hospitais - administração Hospital Universitário de Brasília (HUB) |
title_short |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
title_full |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
title_fullStr |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
title_full_unstemmed |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
title_sort |
Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília |
author |
Rodrigues, Jansen Roger Sousa |
author_facet |
Rodrigues, Jansen Roger Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Jansen Roger Sousa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faria, Maria de Fátima Bruno de |
contributor_str_mv |
Faria, Maria de Fátima Bruno de |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Hospitais - administração Hospital Universitário de Brasília (HUB) |
topic |
Tecnologia da informação Hospitais - administração Hospital Universitário de Brasília (HUB) |
description |
Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, 2009. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-12-06T14:16:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-12-06T14:16:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-06T14:16:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1328 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Jansen Roger Sousa. Avaliação do impacto de uma tecnologia da informação para gerenciamento de serviços de saúde na percepção dos clientes internos do Hospital Universitário de Brasília. 2009. 55 f. Monografia (Especialização em Gestão Universitária)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/1328 http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/1/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/1328/3/2009_JansenRogerSousaRodrigues.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a2ebadcbae64d538283ed26e5e28cd38 6ad924afddda1594b96947ccc42a0f7a 098f77f3074fdc899d696147ef23442c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907734035169280 |