A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/5166 |
Resumo: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
id |
UNB-2_e7fbd9923a2263793cd4dc772f2d410f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/5166 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Germano, Diego GomesVieira, Diego MotaGERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5166Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A pirataria é um fenômeno antigo que vem experimentando crescimento considerável nas últimas décadas. Indústrias alegam perdas substanciais, os governos sofrem com perdas fiscais, e também há perdas nos postos trabalho formais para o mercado pirata. Um esforço que pode ter algum sucesso na coibição desse fenômeno parte de um maior entendimento sobre os determinantes na opção dos consumidores por produtos piratas. Este trabalho vai além, não só se buscou identificar os antecedentes do consumo pirata, como também avaliar suas conseqüências no contexto do processo decisório do consumidor. Como instrumento para atingir esses objetivos foi realizada pesquisa que foi constituída em duas etapas. Em um primeiro momento foram observados fóruns virtuais e em seguida realizadas entrevistas qualitativas semiestruturadas. Os dados coletados em ambas as etapas foram analisados a partir de análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou alguns aspectos importantes, dentre os não consumidores de pirataria foram identificados três grupos: indiferentes, reforçadores e reclamantes. Como fatores importantes para aqueles que são consumidores de pirataria foram encontrados atributos de produto e preço no campo dos fatores externos. No campo dos fatores internos foram observados busca por novidade, materialismo, pseudo-inserção social e busca por status e atitude. Fatores demográficos não foram considerados. A partir da análise das conseqüências do consumo pirata sobre o processo decisório do consumidor foram constatados a utilização de fontes ligadas ao consumo pirata na busca por informações, introdução dos produtos piratas como concorrentes e construção de atitude pró pirata na avaliação das alternativas, consolidação da atitude pró-pirata na compra e desenvolvimento do interesse no consumo e avaliação pós-compra.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-23T23:17:46Z No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-24T10:32:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T10:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Produtos piratasComportamento do consumidorConsumidores - atitudesA influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-24T10:32:23Z2013-05-24T10:32:23Z2013-05-24T10:32:23Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/5/license.txt4c2404e7bc48ded4b0f47934b977d1f3MD55ORIGINAL2013_DiegoGomesGermano.pdf2013_DiegoGomesGermano.pdfapplication/pdf473755http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/1/2013_DiegoGomesGermano.pdf90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6MD5110483/51662013-05-24 07:32:23.12oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-24T10:32:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
title |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
spellingShingle |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos Germano, Diego Gomes Produtos piratas Comportamento do consumidor Consumidores - atitudes |
title_short |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
title_full |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
title_fullStr |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
title_full_unstemmed |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
title_sort |
A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos |
author |
Germano, Diego Gomes |
author_facet |
Germano, Diego Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano, Diego Gomes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
contributor_str_mv |
Vieira, Diego Mota |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Produtos piratas Comportamento do consumidor Consumidores - atitudes |
topic |
Produtos piratas Comportamento do consumidor Consumidores - atitudes |
description |
Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-03-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-24T10:32:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-24T10:32:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-24T10:32:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5166 |
identifier_str_mv |
GERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/5166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/1/2013_DiegoGomesGermano.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5134edb0a80711cbbaa5247c36025151 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c 4c2404e7bc48ded4b0f47934b977d1f3 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813907781880643584 |