A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Diego Gomes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5166
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
id UNB-2_e7fbd9923a2263793cd4dc772f2d410f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5166
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Germano, Diego GomesVieira, Diego MotaGERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5166Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.A pirataria é um fenômeno antigo que vem experimentando crescimento considerável nas últimas décadas. Indústrias alegam perdas substanciais, os governos sofrem com perdas fiscais, e também há perdas nos postos trabalho formais para o mercado pirata. Um esforço que pode ter algum sucesso na coibição desse fenômeno parte de um maior entendimento sobre os determinantes na opção dos consumidores por produtos piratas. Este trabalho vai além, não só se buscou identificar os antecedentes do consumo pirata, como também avaliar suas conseqüências no contexto do processo decisório do consumidor. Como instrumento para atingir esses objetivos foi realizada pesquisa que foi constituída em duas etapas. Em um primeiro momento foram observados fóruns virtuais e em seguida realizadas entrevistas qualitativas semiestruturadas. Os dados coletados em ambas as etapas foram analisados a partir de análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou alguns aspectos importantes, dentre os não consumidores de pirataria foram identificados três grupos: indiferentes, reforçadores e reclamantes. Como fatores importantes para aqueles que são consumidores de pirataria foram encontrados atributos de produto e preço no campo dos fatores externos. No campo dos fatores internos foram observados busca por novidade, materialismo, pseudo-inserção social e busca por status e atitude. Fatores demográficos não foram considerados. A partir da análise das conseqüências do consumo pirata sobre o processo decisório do consumidor foram constatados a utilização de fontes ligadas ao consumo pirata na busca por informações, introdução dos produtos piratas como concorrentes e construção de atitude pró pirata na avaliação das alternativas, consolidação da atitude pró-pirata na compra e desenvolvimento do interesse no consumo e avaliação pós-compra.Submitted by Elna Araujo (elna@bce.unb.br) on 2013-05-23T23:17:46Z No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-05-24T10:32:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T10:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_DiegoGomesGermano.pdf: 473755 bytes, checksum: 90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6 (MD5)Produtos piratasComportamento do consumidorConsumidores - atitudesA influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-24T10:32:23Z2013-05-24T10:32:23Z2013-05-24T10:32:23Z2013-03-04info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain43http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/2/license_url5134edb0a80711cbbaa5247c36025151MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream20325http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/4/license_rdfc7f3e3c064c19e93e905bbb07856484cMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1840http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/5/license.txt4c2404e7bc48ded4b0f47934b977d1f3MD55ORIGINAL2013_DiegoGomesGermano.pdf2013_DiegoGomesGermano.pdfapplication/pdf473755http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/1/2013_DiegoGomesGermano.pdf90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6MD5110483/51662013-05-24 07:32:23.12oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-24T10:32:23Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
title A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
spellingShingle A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
Germano, Diego Gomes
Produtos piratas
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
title_short A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
title_full A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
title_fullStr A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
title_full_unstemmed A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
title_sort A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos
author Germano, Diego Gomes
author_facet Germano, Diego Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Diego Gomes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Diego Mota
contributor_str_mv Vieira, Diego Mota
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Produtos piratas
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
topic Produtos piratas
Comportamento do consumidor
Consumidores - atitudes
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-24T10:32:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-24T10:32:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-24T10:32:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5166
identifier_str_mv GERMANO, Diego Gomes. A influência do consumo de produtos piratas em futuras decisões de compra de produtos hedônicos. 2013. 64 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/5/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5166/1/2013_DiegoGomesGermano.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5134edb0a80711cbbaa5247c36025151
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
c7f3e3c064c19e93e905bbb07856484c
4c2404e7bc48ded4b0f47934b977d1f3
90a4ede051ba55af88e359c9dffbe5d6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801492911534112768