A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Mariana Carolina Antunes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20109
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017.
id UNB-2_e9df52de1d444ceff0152c5426bee645
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/20109
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Lopes, Mariana Carolina AntunesGeraldes, Elen CristinaLOPES, Mariana Carolina Antunes. A comunicação visual das organizações na era da iconofagia: um olhar sobre o Instagram. 2017. ix, 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/20109Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017.O presente trabalho buscou trazer um olhar mais aproximado sobre as novas dinâmicas da comunicação visual das organizações na era da iconofagia – termo-base para esta monografia, que significa devorar, consumir imagens. Para tanto, tomou-se como objeto de estudo o Instagram, e foi realizada a análise do conteúdo veiculado nos perfis de três marcas do mercado da moda: a So Cute, a Antix e a Forever 21. Procurou-se compreender como estas empresas utilizam a plataforma para se comunicar com seus públicos em um contexto de produção e disseminação desenfreada de imagens. Cumpriu-nos observar de que forma a imagem figura nos processos de construção e fortalecimento de marcas no meio virtual, bem como estudar as possibilidades de comunicação na rede social em questão, considerando os diversos aspectos de diálogo entre emissor e receptor que ela oferece. A partir desta análise, percebeu-se que tais processos não se limitam unicamente aos aspectos visuais, mas a todos os elementos que envolvem seus atores: o contexto histórico, cultural, socioeconômico e, principalmente, a própria experiência dos usuários no universo do Instagram.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-05-11T19:24:55Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf: 39367175 bytes, checksum: 651467e2f9126c609de6c96be452d9ee (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-05-21T13:24:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf: 39367175 bytes, checksum: 651467e2f9126c609de6c96be452d9ee (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-21T13:24:32Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf: 39367175 bytes, checksum: 651467e2f9126c609de6c96be452d9ee (MD5)The present work aimed to bring a closer look on organizations’ new visual communication dynamics in the age of iconofagia, the base concept for this project, meaning the aggressive consumption of images. For that purpose, Instagram was used as a case study, by analyzing the profiles of three different fashion brands: So Cute, Antix and Forever 21. We strived to understand how these companies use the platform to communicate with their audience in a context of mass production and distribution of images. We also aimed to observe how an image participates in the process of building and solidifying a brand in a virtual setting, as well as studying the social network’s communication capabilities, considering several interactive channels it offers. From that analysis, we realized these processes are not limited to visual aspects, but envelop all elements involving its actors: historical, socioeconomic and cultural context and especially the users’ own experience in the Instagram universe.Instagram (Rede social on-line)IconofagiaComunicação organizacionalMarca de produtosA comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-05-21T13:24:32Z2018-05-21T13:24:32Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdfapplication/pdf39367175http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/1/2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf651467e2f9126c609de6c96be452d9eeMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/201092018-05-21 10:24:32.736oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-05-21T13:24:32Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
title A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
spellingShingle A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
Lopes, Mariana Carolina Antunes
Instagram (Rede social on-line)
Iconofagia
Comunicação organizacional
Marca de produtos
title_short A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
title_full A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
title_fullStr A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
title_full_unstemmed A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
title_sort A comunicação visual das organizações na era da iconofagia : um olhar sobre o Instagram
author Lopes, Mariana Carolina Antunes
author_facet Lopes, Mariana Carolina Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Mariana Carolina Antunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Geraldes, Elen Cristina
contributor_str_mv Geraldes, Elen Cristina
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Instagram (Rede social on-line)
Iconofagia
Comunicação organizacional
Marca de produtos
topic Instagram (Rede social on-line)
Iconofagia
Comunicação organizacional
Marca de produtos
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-21T13:24:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-21T13:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Mariana Carolina Antunes. A comunicação visual das organizações na era da iconofagia: um olhar sobre o Instagram. 2017. ix, 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/20109
identifier_str_mv LOPES, Mariana Carolina Antunes. A comunicação visual das organizações na era da iconofagia: um olhar sobre o Instagram. 2017. ix, 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/20109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/1/2017_MarianaCarolinaAntunesLopes.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20109/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 651467e2f9126c609de6c96be452d9ee
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493062056148992