Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Euclides Pinheiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/25825
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
id UNB-2_f39964dfd27675830a3d177eedc7dc5a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/25825
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Pereira, Euclides PinheiroOliveira, Roque Magno dePEREIRA, Euclides Pinheiro. Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/25825Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.O crescente aumento do número de smartphones observado nos últimos anos foi acompanhado de uma série de novos aplicativos móveis que surgiram para atender as mais diversas demandas do consumidor moderno. Entre esses aplicativos, os de delivery de comida ganharam cada vez mais espaço em virtude da praticidade oferecida na hora de escolher e comprar alimentos. No entanto, apesar do aumento do número de usuários cadastrados, foi observado um crescimento na quantidade de reclamações dos consumidores quanto aos aplicativos utilizados e o serviço oferecido. O presente trabalho teve como objetivo descobrir as principais dimensões que interferem na qualidade percebida pelo consumidor. Foi utilizado o instrumento M-S- QUAL (Mobile Service Quality) adaptado para o mercado delivery de comida e construído em escala likert de 7 pontos. O instrumento contou com 15 afirmativas distribuídas em um total de 5 dimensões (eficiência, cumprimento, contato e responsividade) e foi aplicado através de grupos de Whatsapp e Facebook. Ao final, foram analisadas estatisticamente cento e sessenta respostas. O resultado mostrou que, em relação aos aplicativos utilizados, a dimensão eficiência é a que melhor agrada o consumidor enquanto a dimensão responsividade tem caráter neutro, mostrando que os aspectos de garantia, retorno de pedidos incorretos e devolução do dinheiro ainda são pontos a serem trabalhados pelas empresas. Como sugestão, é enfatizado a necessidade de aplicação de um instrumento de pesquisa que busque conhecer a qualidade percebida do ponto de vista das empresas e dos motoboys, que atuam na entrega dos alimentos.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-10-23T14:01:34Z No. of bitstreams: 1 2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdf: 1382077 bytes, checksum: e23677128d5bfbd10b8cddd9f287551b (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2020-10-31T15:38:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdf: 1382077 bytes, checksum: e23677128d5bfbd10b8cddd9f287551b (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-31T15:38:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdf: 1382077 bytes, checksum: e23677128d5bfbd10b8cddd9f287551b (MD5)The growing increase in the number of smartphones observed in recent years has been accompanied by a series of new mobile applications that have emerged to meet the most diverse demands of the modern consumer. Among these apps, food delivery apps have gained more and more space due to the practicality offered when choosing and buying food. However, despite the increase in the number of registered users, there was an increase in the number of consumer complaints about the applications used and the service offered. The present work aimed to discover the main dimensions that interfere with the quality perceived by the consumer. The M-S-QUAL (Mobile Service Quality) instrument adapted for the food delivery market and built on a 7-point likert scale was used. The instrument had 15 statements distributed in a total of 5 dimensions (efficiency, compliance, contact and responsiveness) and was applied throughWhatsapp and Facebook groups. At the end, one hundred and sixty responses were statistically analyzed. The result showed that, in relation to the applications used, the efficiency dimension is the one that best pleases the consumer while the responsiveness dimension is neutral, showing that the aspects of guarantee, return of incorrect orders and money back are still points to be worked on by companies. As a suggestion, the need to apply a research instrument that seeks to know the quality perceived from the point of view of the companies and the so-called Motoboys, who work in the delivery of food, is emphasized.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessEntrega de alimentos por aplicativoE-commerceAplicativo de entrega de deliveryComportamento do consumidorDimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-10-31T15:38:33Z2020-10-31T15:38:33Z2020-09-03porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25825/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdf2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdfapplication/pdf1382077http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25825/1/2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdfe23677128d5bfbd10b8cddd9f287551bMD5110483/258252020-10-31 12:38:33.503oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-10-31T15:38:33Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
title Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
spellingShingle Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
Pereira, Euclides Pinheiro
Entrega de alimentos por aplicativo
E-commerce
Aplicativo de entrega de delivery
Comportamento do consumidor
title_short Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
title_full Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
title_fullStr Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
title_full_unstemmed Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
title_sort Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal
author Pereira, Euclides Pinheiro
author_facet Pereira, Euclides Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Euclides Pinheiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Roque Magno de
contributor_str_mv Oliveira, Roque Magno de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Entrega de alimentos por aplicativo
E-commerce
Aplicativo de entrega de delivery
Comportamento do consumidor
topic Entrega de alimentos por aplicativo
E-commerce
Aplicativo de entrega de delivery
Comportamento do consumidor
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-31T15:38:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-31T15:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Euclides Pinheiro. Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/25825
identifier_str_mv PEREIRA, Euclides Pinheiro. Dimensões da qualidade percebida de aplicativos de delivery no Distrito Federal. 2020. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/25825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25825/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/25825/1/2020_EuclidesPinheiroPereira_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
e23677128d5bfbd10b8cddd9f287551b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493132098928640